Altitude do google earth

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
boa tarde:)

Bem o melhor e calibrar o Altimetro num ponto geodesico aqui fica um link onde se pode descarregar os pontos geodesicos http://www.jardimdigital.com/forum/index.php?topic=15064.0
Em alternativa pode-se acertar o altimetro pela estaçao metereologica oficial da portela 114 metros http://freemeteo.com/default.asp?pid=15&gid=2267057&la=18 ou entao aqui http://www.igeoe.pt/

Não consigo ver o ficheiro :unsure: é preciso estar registado para fazer download do mesmo?
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
boa tarde axo que sim e preciso fazer o registo tambem nao testei :( mas deve ser presiso fazer o registo pelo menos nalguns foruns para se ver os download e preciso registar esse de ser um deles

E não existe outro sítio onde se possa nem que seja só ver os pontos geodésicos sem ser preciso qualquer registo? :unsure:
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Uma alternativa bastante fiável (inclusive para obter a altitude) ao Google Earth que conjuga o melhor de vários mundos (foto aérea rectificada, M888 do IGEOE e presumivelmente os dados altimétricos da NASA) é o LusiGlob:

http://lusiglob.logica.com/

Nota 1: O servidor tem com alguma frequência (sobretudo ao fim-de-semana) períodos de interrupção do serviço; como parece ser o caso ao instante em que escrevo.
Nota 2: Requer registo.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Altimetria

Eu precisava mesmo da altimetria da Freguesia onde resido, para saber as várias altitudes nos vários pontos da mesma.

É para um estudo que estou a desenvolver.

Existe aqui alguém registado no site que o hvalentim referiu acima?


Bom dia!


Visitem o seguinte site espanhol:

http://www.maps.data-spain.com/cadastral/


É um site que utiliza a tecnologia google maps, mas adiciona um conjunto de ferramentas bastante util:

- Altitude (num ponto)
- Distância (entre 2 pontos)
- Área (para mais de 2 pontos)
- Informação cadastral (num ponto)

É ligar o botão "HIBRID+", localizar o sítio, fazer zoom, baixar a caixa "TOOLS" e seleccionar a informação pretendida. Depois basta clicar num ou mais pontos!

Acho o site, muito bom!

Este site é realmente muito bom, faz quase quase o que eu queria, só que estar a clicar milhões de vezes em cada quilómetro quadrado da freguesia de Corroios levava anos...

E tinha que ir escrevendo a altura de cada zona, o que é uma grande maçada...
 

CarlosH

Cirrus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
36
Local
Torres Vedras
"Altitude" ou "Altura" ?

Ola

Eu tenho pouca experiencia mas vou tentar ajudar.

1º - Ir ao Google earth e localizar o seu prédio;

2º - Reduzir a altura até ao máximo possivel;.

3º - Essa alltura irá mostrar um nº ex: 40m (40metros) o que significa que é a cota a que se encontra o seu edifico do nivel do mar;

4º Resta só medir 2,85m x (x o nº de andares) + o sotão ou telhado conforme seja outros 2,85m e + a altura do mastro, está feita a conta mais ou menos , mais palmo, menos dedo, está por ai calculada a altura possivel.

Espero ter ajudado. :thumbsup:
um abraço

:cheers:
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
4º Resta só medir 2,85m x (x andares) + o sotão ou telhado conforme seja outros 2,85m e + a altura do mastro, está feita a conta mais ou menos , mais palmo, menos dedo, está por ai calculada a altura possivel.

Se o prédio não for muito alto, é questão de medir um degrau e contar os degraus do prédio (ou fazer uma média por andar)...mas 2.75/2.85m é um bom valor médio por andar.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Não sei se se enquadra neste fórum, mas para não estar a criar outro:

Para saber a altitude exata da zona onde se situa a minha casa, que programa/site devo usar?

Sei que a minha casa se situa entre os 100/120 metros de altitude, mas gostava de saber se possível o valor exato.

Deixo aqui os sites/programas que já utilizei para saber a altitude de minha casa:

meteogramas gfs (dá-me 102m)

Geo-Divagações (dá-me 108m)

Google Earth (dá-me 114m)

Que programa/site vocês utilizam para saber a vossa altitude e/ou em que devo confiar?:)

Obrigado, desde já:thumbsup:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Não sei se se enquadra neste fórum, mas para não estar a criar outro:

Para saber a altitude exata da zona onde se situa a minha casa, que programa/site devo usar?

Sei que a minha casa se situa entre os 100/120 metros de altitude, mas gostava de saber se possível o valor exato.

Deixo aqui os sites/programas que já utilizei para saber a altitude de minha casa:

meteogramas gfs (dá-me 102m)

Geo-Divagações (dá-me 108m)

Google Earth (dá-me 114m)

Que programa/site vocês utilizam para saber a vossa altitude e/ou em que devo confiar?:)

Obrigado, desde já:thumbsup:

A altitude exacta ao nível a que queres é extremamente complicada de obter... Não é impossível, mas apenas a consegues com a utilização de GPS Diferencial (topográfico) ou teodolito a partir do VG mais próximo da tua casa. Nenhum programa informático desse género que vai dar garantias inferiores a 5 / 10 metros verticais.

O que te aconselho é a extrapolares um valor intermédio (ou + ou -) a partir da carta militar 1/25 000 da tua zona. Tendo em conta as curvas de nível mais próximas, utilizando depois esta regra de três simples.

Assim por exemplo:
Se em cm (horizontais/distância real) são 10 metros verticais (equidistância na 1/25 000) em y são "tua altitude"

x ---10
y --- (Real)
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
A altitude exacta ao nível a que queres é extremamente complicada de obter... Não é impossível, mas apenas a consegues com a utilização de GPS Diferencial (topográfico) ou teodolito a partir do VG mais próximo da tua casa. Nenhum programa informático desse género que vai dar garantias inferiores a 5 / 10 metros verticais.

O que te aconselho é a extrapolares um valor intermédio (ou + ou -) a partir da carta militar 1/25 000 da tua zona. Tendo em conta as curvas de nível mais próximas, utilizando depois esta regra de três simples.

Assim por exemplo:
Se em cm (horizontais/distância real) são 10 metros verticais (equidistância na 1/25 000) em y são "tua altitude"

x ---10
y --- (Real)


Acho que me expressei mal, desculpa:D

O que eu queria saber era qual dos sites/programas que indicam a altitude é o mais correto/fiável? (ou seja, o que vocês utilizam)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Acho que me expressei mal, desculpa:D

O que eu queria saber era qual dos sites/programas que indicam a altitude é o mais correto/fiável? (ou seja, o que vocês utilizam)

Eu utilizo o método que te indiquei. É sem duvida o mais preciso,
Mas entre as escolhas que deste o google earth é o menos preciso e o "http://geodivagar.blogspot.pt/2010/01/clique-no-mapa-para-saber-altitude.html" é o mais exacto, no entanto o erro pode chegar aos 20 metros, os dados são extraídos a partir do Aster Global Digital Elevation Model com resolução de 30 metros. E isto é feito à escala mundial, em zonas litorais planas é bastante exacto, mas em zonas com relevo pode chegar mesmo aos 20 metros de erro, embora seja complicado.

Utiliza a carta militar mais recente (tiverem ajustamentos altimétricos). hehe