1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Ameixa do natal (Carissa macrocarpa)

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por pedrw 29 Jul 2017 às 22:36.

1. pedrw

pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2017
    Local:
    lisboa

Este belo arbusto frutífero é ainda muito pouco comum em Portugal mas dá-se muito bem por cá e carrega de frutos por esta altura. Recentemente plantei 3 no meu jardim, e um deles (com 1.30 m de altura que custou 45 euros no horto Jardim Primavera, em Sintra) já está carregado de frutos. É muito pouco exigente em regas suportando solos pobres desde que bem drenados. Apesar de ser conhecido por ameixeira-do-natal não tem nada a ver com a quadra natalícia e sim por ser originário da região do Natal, na África do Sul. O fruto é muito delicioso e parecido com uma ameixa mas sem a acidez típica das ameixas e com um sabor mais adocicado e suave. Excelente para fazer sebes porque para além de ser um arbusto muito atraente (de folha perene) tem muitos espinhos que impedem que seja atravessado por pessoas e animais. De crescimento rápido e altura até 6 m. Enfim, não podia ser mais apropriado para quem deseja ter um belo jardim comestível!

#1 pedrw, 29 Jul 2017 às 22:36
    Última edição: 30 Jul 2017 às 09:36
    Pedro1993, Toby e luismeteo3 gostaram disto.
  2. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

Desculpar o meu português.
    Esta árvore interessa-me, em amplitude aquilo mede quanto?

Collapse Signature Expand Signature
  3. pedrw

pedrw
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2017
    Local:
    lisboa
    Depende da espécie, porque existem várias, mas normalmente a Carissa pode atingir uma altura de 5 a 6 m e uma largura igual. Você pode comprar, por exemplo, no OLX (onde comprei 2 plantas) a um bom preço ...

Também pode crescer em forma de árvore como uma das minhas (foto em baixo) que costuma ser confundida com uma laranjeira porque as folhas os frutos (quando verdes) e as flores são quase iguais. E por esse motivo algumas pessoas perguntam-me "que tipo de laranjeira é essa ?". E tal como a laranjeira produz flores (masculinas e femininas) e frutos ao mesmo tempo. Os frutos não amadurecem todos na mesma altura, e dessa ai já colhi alguns frutos maduros...

Como se pode ver pela imagem em baixo a planta apresenta flores e frutos (quase a amadurecer) ao mesmo tempo que se vão formando novos frutos, o que significa que produz frutos continuamente (durante o verão)...

#3 pedrw, 30 Jul 2017 às 09:35
    Última edição: 30 Jul 2017 às 10:22

Partilhar esta Página