Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Alerta do IM para a madeira Previsão para Sábado, 4 de Dezembro de 2010 Céu muito nublado ou encoberto. Períodos de chuva, temporariamente forte a muito forte a partir da manhã em especial nas zonas montanhosas. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento moderado a forte (30 a 55 km/h) de sul, com rajadas da ordem dos 90 km/h. Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (50 a 75 km/h) de sudoeste com rajadas da ordem dos 120 km/h, temporariamente até 140 km/h a partir da tarde. Pequena subida de temperatura. ESTADO DO MAR Costa Norte: Ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 3 a 4 metros. Costa Sul: Ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, aumentando para 4 a 5,5 metros. Temperatura da água do mar: 20/21ºC Actualizado a 3 de Dezembro de 2010 às 10:16 UTC
Aviso amarelo alargado aos distritos do centro e sul do país devido a chuva e trovoad O Instituto de Meteorologia (IM) alargou hoje o aviso amarelo a todos distritos do centro e sul do país, devido às previsões de chuvas fortes e trovoadas, o mesmo sucedendo às ilhas do grupo oriental do arquipélago dos Açores. Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos que estão agora "pintados" a amarelo, o aviso menos grave, que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas. A continuação da chuva e aguaceiros, que serão por vezes fortes e que poderão ser acompanhadas por trovoadas, são os motivos pelos quais o IM prolongou este aviso até às 02:00 de sexta-feira, com a "capital algarvia", Faro, a sofrer ainda a influência da agitação marítima, com ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros de altura, as quais passarão depois a ondas de sueste. No início da manhã de hoje, o IM tinha colocado sob aviso amarelo, entre as 07:00 e as 13:00, apenas os distritos de Lisboa, Setúbal, Faro e Beja. Por outro lado, sem qualquer aviso, permanecem os distritos do norte: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu e Guarda. As ilhas do grupo oriental do arquipélago dos Açores, Santa Maria e São Miguel, estão igualmente sob aviso amarelo, como resultado das previsões de aguaceiros fortes e trovoadas dispersas. O arquipélago da Madeira mantém-se com o aviso laranja activo, o segundo menos grave, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado. Na base desta decisão estão as previsões do IM, que apontam para a ocorrência de vento forte, sobretudo nas terras altas, onde as rajadas poderão atingir os 100 Km/h. Ainda de acordo com as previsões do IM, nas regiões norte e centro o céu estará geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, que se tornará gradualmente moderado (20 a 35 km/h) a partir da manhã, e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas. Na região sul, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, prevendo-se a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser temporariamente fortes e acompanhados de trovoada até ao final da manhã. O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) a partir da tarde. As previsões meteorológicas levaram igualmente a Autoridade Nacional de Protecção Civil a colocar todo o território continental sob alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de cinco, recomendando que se proceda à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva e à retirada de lixos que possam ser arrastados, assim como a adopção de cuidados na prática de actividades relacionadas com o mar.
Descida significativa da temperatura para o continente 2010-12-14 (IM) A temperatura nos próximos dias deverá descer em valores da ordem dos 6 a 9ºC. A partir de amanhã, dia 15 de Dezembro e até dia 17, prevê-se uma acentuada descida de temperatura. Para amanhã, dia 15, a descida de temperatura será mais acentuada nas regiões Norte e Centro, enquanto que no dia 16, deverá ser mais significativa na região Sul. Prevê-se ainda a ocorrência de geada que afectará, no dia de amanhã, sobretudo as regiões Norte e Centro, generalizando-se nos dias 16 e 17 a todo o território. Esta situação deve-se ao facto de o território do continente vir a ser influenciado por uma massa de ar frio transportada na circulação de um anticiclone, que se encontrará localizado na região da Islândia e que se estenderá até à Península Ibérica. A partir do dia 18, prevê-se uma subida de temperatura, que será inicialmente mais significativa na região Sul.
PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo Carta Sinóptica de Superfície prevista para Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010_00h00 (Fonte: MetOffice) A aproximação a Portugal Continental de uma profunda depressão centra a oeste da Península Ibérica, à qual está associada um sistema frontal em deslocamento para nordeste, irá condicionar o estado do tempo em Portugal Continental a partir da tarde de hoje. Assim, espera-se um progressivo aumento da nebulosidade ao longo do dia, com o vento a aumentar de intensidade e a rodar para o quadrante sul, sendo previsível que se torne forte para o final do dia. A partir da tarde deverá começar a ocorrer precipitação, inicialmente nas regiões do sul e progredindo para norte; esta precipitação poderá tornar-se moderada a forte, especial nas regiões do litoral oeste e do sul do continente, a partir do final da tarde ou do início da noite de hoje e ser acompanhada por trovoadas. Aconselha-se uma especial atenção às áreas costeiras, devido à forte agitação marítima e às marés, e às zonas de leito de inundação, com a eventualidade de cheias repentinas derivadas ao escoamento de águas pluviais. A temperatura do ar tenderá a registar uma moderada subida. Esta situação de instabilidade irá prolongar-se até Quarta-feira, sendo inicialmente a instabilidade maior nas regiões do sul mas depois irá afectar todo o território de Portugal Continental. Também o Arquipélago dos Açores será afectado por linhas de moderada instabilidade meteorológica, associadas a outra profunda depressão localizada junto ao arquipélago Recomenda-se um acompanhamento da situação meteorológica no website do Instituto de Meteorologia e uma atenção especial aos avisos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Precipitação e vento forte, agitação marítima De acordo com a informação disponibilizada e actualizada pelo IM, salienta-se que o estado do tempo no território de Portugal Continental, pelo menos até ao final do dia 21/12 (Terça-feira), será influenciado por uma depressão à qual estarão associadas várias linhas de instabilidade. Esta situação começará a influenciar fortemente as condições meteorológicas já a partir do início da tarde de hoje (20/12), atravessando o território de Sul para Norte. Deste modo, destaca-se o seguinte: · Ocorrência de precipitação forte nas Regiões a Sul do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela durante a tarde de hoje (20/12), e a partir do final da tarde e início da noite nas Regiões a norte deste sistema. · Vento soprando forte no Litoral e Terras Altas a norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela, e forte a muito forte, com rajadas até 90 km/h, nas Terras Altas a sul deste sistema. · Agitação marítima com altura significativa de onda que poderá atingir os 4 metros, inclusive na Costa Sul do Distrito de Faro Fonte: http://www.proteccaocivil.pt/Pages/Detalhe1.aspx?IDitem=56[/SIZE]
AVISOS DO INSTITUTO DE METEOROLOGIA: Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro: períodos de chuva, temporariamente forte. V. Castelo, Braga, Porto, V. Real, Bragança, Guarda, Viseu e C. Branco: vento forte a muito forte nas terras altas. Todos os distritos do litoral em aviso amarelo devido a agitação marítima.