Boas tardes!
............Analise GFS/12z; ECMWF/00z..........
T0 a T+144h:
Até 5f continuamos sob influencia da crista anticiclonica do AA, que se estende para NE até á europa central, as temperatus adivinham-se elevadas, especialmente no interior centro e sul e nos pontos mais baixos do vale do douro.
Nas proximas horas, tambem, assistiremos a um aumento da actividade ciclónica no atlantico norte, com a formação de uma poderosa baixa a WSW da irlanda, fruto da interacção de uma baixa ocluida em ar maritimo com uma area de ciclogenese no seio de uma pluma tropical, a baixa atingirá maturidade no final desta semana, com pressões abaixo dos 970hpa.
A partir de 5f um sistema frontal, com origem no sistema acima referido, deverá progredir para E, no seio de um cavado.
Uploaded with
ImageShack.us
A aproximação do cavado e da area divergente em altura, tal como a entrada de ar humido de origem atlantica deverá causar um aumento da instabilidade atmosferica, sendo que os dias de 5f e 6f serão caracterizados por tempo quente, especialmente no interior, ventos fracos de N/W e instabilidade durante a tarde no interior.
Já na noite de 6f- sabado, a frente fria em dissipação deverá roçar o norte/NW da PI, preveem-se portanto periodos de chuva ou aguaceiros, com possibilidade de ocorrencia de trovoadas dispersas a norte de sintra-estrela.
Uploaded with
ImageShack.us
Ainda no dia de sabado o AA deverá voltar a deslocar-se para NE, enquanto o cavado de niveis altos será estrangulado, formando-se uma cut-off em altura a W, movendo-se para SSW.
Devido ao resurgimento do AA o fluxo nos niveis médios e baixos rodará para E/N, impedindo a progressão do sector frio da frente, portanto, Domingo espera-se uma subida de temperaturas associada á entrada de ar quente saariano, procedente de SE, nos niveis médios.
Na 2f teremos um dia quente, com ventos do quadrante leste, e com o AA a estender-se até frança e uma baixa no golfo de cadiz; em alura teremos o sistema de cut-off, a SW de sagres.
Eventualmente serão possiveis algumas trovoadas no interior e na zona do golfo de cadiz/ litoral SW nos dias de domingo, 2f e 3f.
http://img541.imageshack.us/img541/6416/gfsj.png
A partir de 3f, há algumas diveregencias....o GFS coloca um novo cavado, bastante mais pequeno e em interacção com a cut-off a SSW, mas de evolução similar ao anterior...embora tambem coloque o AA mais a W, o que levaria a uma descida de temperaturas especialmente a norte.
Enquanto o ECMWF coloca o AA a estender-se sobre o atlantico, com os sistemas frontais/cavados associados a norte dos 45ºN.
Na minha opinião, após as 144h, teremos uma situação mais estavel e talvez quente, com a cut-off a SW e o bloqueio a N/NW....parece-me esse cenario aquele que mais sentido faz, até porque a tendencia no curto e médio prazo é a de cortar tudo o que seja entradas maritimas de NW
Finalmente, devo dizer que actualmente, o modelo que parece mais credivel
no medio e longo termo é o ECMWF...esperemos que as actualizações de resolução e parametros fisicos do GFS ( que tem andado aos altos e baixos) venha a ter efeitos mais notórios...