Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Julho 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Calor intenso em Trás-os-Montes

Os distritos de Vila Real e de Bragança estão hoje sob aviso amarelo do Instituto de Meteorologia (IM), prevendo-se que as temperaturas máximas alcancem, respectivamente, 34 e 36 graus Celsius

O aviso amarelo é o segundo menor numa escala de quatro e indica «situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica».

Quanto aos efeitos das temperaturas elevadas sobre a saúde, a Direcção Geral da Saúde (DGS) tem sob alerta amarelo 13 distritos: Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja.

A DGS salienta que a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

O alerta amarelo da DGS, o segundo menor numa escala de três, indica que, devido às temperaturas elevadas, que se têm vindo a sentir desde o início da semana, se podem fazer sentir alguns efeitos sobre a saúde da população.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcoólicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Para o dia de hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos muito nublado no norte e centro do país, onde há condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas.

Espera-se ainda uma descida da temperatura máxima, que será mais significativa nas regiões do interior centro e sul. Para o Porto, a temperatura máxima prevista para hoje é de 29º, sendo de 31º para Lisboa, 28º para Faro, 24º para Ponta Delgada e 27º para o Funchal.

Relativamente ao índice Ultravioleta (UV), o IM tem hoje sob risco muito alto, o segundo mais grave numa escala de cinco níveis, as regiões de Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Viana do Castelo.

A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário, alerta o IM.

Lusa / SOL
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Com o aumento da convecção no mar e seguir em direcção a Oeste o IM lançou avisos de trovoada para todos os distritos a norte de Coimbra:

semttulohn.jpg


8b2b1ac97ce289e4383017098f5c38bb.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O IM colocou todos os distritos do território continental, assim como o arquipélago da Madeira, em Aviso Amarelo, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas.
No caso do distrito de Lisboa e Braga, o Aviso é mais grave: Laranja.

aler.png


lisbo.png



Previsão da temperatura para hoje e amanhã às 15 horas, segundo o modelo ALADIN do IM:

alar.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Semana vai começar com tempo muito quente, anticiclone dos Açores é responsável

O Instituto de Meteorologia colocou hoje em alerta laranja os distritos de Lisboa e Braga, sendo previstas para esta semana altas temperaturas no litoral, sobretudo na Grande Lisboa, onde o termómetro pode ultrapassar os 40ºC.

Quanto ao restante território de Portugal Continental, está sob aviso amarelo, assim como a Madeira.

De acordo com a meteorologista Maria João Frada, do Instituto de Meteorologia, a entidade está "a acompanhar a evolução das temperaturas e poderá eventualmente fazer ajustamentos aos avisos" ainda hoje.

Lisboa vai chegar hoje aos 38ºC, Braga aos 37ºC, Évora e Beja devem atingir aos 40ºC, enquanto o Porto terá máxima de 33ºC e Faro de 30 ºC.

"A partir de hoje e durante a próxima semana vamos ter uma situação de tempo quente com humidade relativa baixa. As temperaturas mais elevadas devem registar-se nas regiões do litoral, nomeadamente na região da Grande Lisboa, onde para segunda feira se prevê temperaturas da ordem dos 40 graus, podendo mesmo ultrapassar", acrescentou à agência Lusa.

O calor que se vive em Portugal, explicou a meteorologista, deve-se à "ação de um anticiclone localizado a norte dos Açores que estende a sua influência em direção ao Mediterrâneo ocidental e Norte de África e transporta sobre o continente uma massa de ar quente e seca vinda do interior da Península Ibérica e do Norte de África".


Ainda segundo o Instituto de Meteorologia, o Funchal tem hoje o índice ultravioleta (UV) no nível máximo (11) para o período entre as 12:00 e as 17:00, sendo aconselhado "evitar o mais possível a exposição ao sol".

O nível dos raios UV na capital da Madeira deverá manter-se neste nível, pelo menos, até terça feira.
No nível 10 dos raios ultravioletas estão hoje Coimbra, Penhas Douradas, Santa Cruz e Angra do Heroísmo.

Nestes casos, é necessário "evitar a exposição das crianças ao sol" e quanto aos adultos "utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar ".

A Direcção Geral da Saúde tem em alerta amarelo os distritos de Santarém, Évora, Setúbal e Beja, informando que "devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos na saúde".

A DGS recomenda que as pessoas façam a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede.

As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o seu médico, evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar.

Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que são particularmente vulneráveis - oferecer água e estar atento e vigilante.
Entre outras recomendações, a DGS indica também que as pessoas devem fazer refeições leves e mais frequentes, são de evitar as refeições pesadas e muito condimentadas.

Fonte: Lusa

Uma informação esclarecedora.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Braga a vermelho, Porto sobe a laranja e Lisboa desce para amarelo

Braga subiu hoje do alerta laranja para vermelho, enquanto Porto passou de amarelo para laranja, devido à persistência, amanhã, de temperaturas máximas elevadas, informa o Instituto de Meteorologia. Em Lisboa vai descer a máxima

Os níveis de alerta, actualizados às 19h de hoje mas ainda sem as temperaturas, vigoram até às 19:59 de amanhã, sendo que o vermelho é o mais grave, logo seguido pelo laranja.

O Instituto de Meteorologia indicou à Lusa que Braga atingiu hoje uma máxima de 39 graus, prevendo-se amanhã uma pequena subida de temperatura.

Porto e Leiria, que chegaram aos 37,4 e 38,8 graus, respectivamente, também vão registar um ligeiro aumento de temperatura.

Os distritos de Viseu e Bragança, com máximas na ordem dos 33 graus, passaram para alerta amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

Já Faro (31º) desceu do alerta amarelo para o verde, o mínimo, e Lisboa (41º) do laranja para amarelo devido à previsão, amanhã, de uma pequena diminuição da temperatura máxima.

Com excepção de Faro, Braga, Porto e Leiria, todos os restantes distritos de Portugal Continental estão sob alerta amarelo. As regiões autónomas da Madeira e dos Açores encontram-se a verde.

Lusa/ SOL