Boas tardes
Analise GFS/06z; ECMWF/00z
.....T+00h a T+24h....
Neste periodo teremos um cavado intenso a NW, deslocando-se para SE, com ciclogenese no bordo SE.
Com esta sinóptica espera-se uma advecção primária de ar maritimo quente, seguindo-se depois uma entrada de ar maritimo frio (PM), procedente de NW.
Com a aproximação do bordo divergente do cavado e da area de ciclogenese, rapidamente assistir-se-há á desestabilização da atmosfera, resultante de fenomenos de convergencia/frontogenese em superficie e divergencia em altura.
ESTOFEX:
... western Iberia ...
Weak to moderate instability builds up ahead of an approaching surface front coming onto western Iberia towards the evening hours. With moderate mid-level jet streak and deep-layer shear near 15-20m/s in place, a few organized severe storms could occur over Portugal. But rather limited threat and coverage preclude any threat levels attm. However, a marginally large hail and strong wind gusts threat exist with the strongest storms.
Neste periodo esperam-se condições atmosfericas por vezes com algum grau de severidade, com especial incidencia na precipitação e na intensidade do vento.
Os locais mais afectados são o norte e o centro.
.....T+24h a T+96h.....
Neste periodo a baixa em superficie afasta-se para NE, enquanto alguns embolsamentos/vortices, em altura, se aproximam e cruzam o territorio.
Neste periodo completa-se a entrada de ar frio em todos os niveis.
Esta sinóptica é favoravel a alguma actividade convectiva fraca a moderada, embora condicionada pela aproximação do bordo convergente em altura.
Não se esperam fenomenos de especial relevancia.
.....T+96h a T+144h.....
Como disse o Vince, neste periodo o cavado em altura desloca-se para E, com a ponta sul deflectida no sentido SW-NE, a area mais a sul do cavado tende a isolar-se numa ULL.
Espera-se a continuação da instabilidade, embora bastante condicionada pela predominancia da convergencia em altura.
As precipitações, logo desde o inicio deste periodo, tendem a desvanecer.
Neste periodo, tambem, as temperaturas, especialmente as maximas, e no interior, subirão.
Após as 144h/168h, os modelos tornam-se bastante indefenidos.
Ambos modelam um padrão de circulação bastante difuso, especialmente no que toca aos centros de pressão á superficie.
A tendencia predominante é a de um cavado na europa central/ULL no mediterraneo, com uma crista a W/NW, o que levaria a ventos do quadrante N e temperaturas dentro da média.
Ensemble "spaghetti":
Uploaded with
ImageShack.us