Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Outubro 2010

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Precipitação forte em Portugal continental

Devido à passagem de uma frente fria de forte actividade ocorreu precipitação forte em todo o território, em especial nas regiões do Norte e do Centro. Destacou-se a região de Lisboa, onde entre as 10h30 e as 11h00 locais se registaram 34.7 mm de precipitação. Esta situação foi acompanhada de vento forte, tendo-se registado uma rajada de 92.5 km/h.

in: http://www.meteo.pt/pt/media/notici...ia/noticias/textos/Mau_tempo_29_out_2010.html
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Carta Sinóptica prevista para 31 de Outubro, às 00h00:

31_10_2010_00h00.JPG

Fonte: MetOffice

O estado do tempo em Portugal Continental permanece muito instável, associado ao cavamento e à aproximação de um centro de baixas pressões que, ao final do dia de hoje se encontrará próxima do noroeste da Península Ibérica.
Assim, a passagem de sucessivas linhas de instabilidade sobre o território de Portugal Continental irá continuar a dar origem a períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente podendo ser muito fortes e acompanhados de trovoadas e queda de granizo. O vento, do quadrante oeste, poderá ser forte a muito forte, com rajadas, especialmente no litoral oeste e terras altas. A temperatura do ar tenderá a descer e o mar apresentará bastante alteroso.
Esta instabilidade afectará especialmente as regiões do norte e centro, tendendo a desagravar-se a partir da tarde de amanhã, Domingo. Na Serra da estrela prevê-se a continuação de queda de neve.