Tópico de Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Dezembro 2009 Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia ou outras entidades com essa função.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009 Perspectiva de fim de semana de muita chuva contínua nalgumas regiões do norte e centro a começar no sábado e a só acabar na 2ªfeira. Quantitativos em diferentes modelos a poderem ultrapassar os 100mm em dois dias e em diferentes locais com algumas diferenças habituais entre modelos. ECM/IM GFS/MeteoPT Meteograma GFS/MeteoPT
(work) A última actualização do IM em termos de alertas, ainda mantém o verde total. Aguardemos então pelo veredicto.
Ora aqui está, só não esperava a inexistência de áreas em alerta amarelo o que apenas se ficou pelas condições marítimas, de igual modo está o grupo ocidental no arquipélago dos Açores. Norte e Centro-Norte em destaque a seguir atentamente.
Parece que está na forja um incremento ao mapa de alertas face ao que apresentei. Leiria parece ser o distrito contemplado com alerta amarelo como área de transição no litoral.
Alerta amarelo de mau tempo estende-se a todo o país Todos os distritos do país estão em alerta amarelo por causa do mau tempo. As previsões de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias levaram a Protecção Civil a determinar o alerta amarelo até segunda-feira. As regiões mais afectadas serão o Minho e Douro Litoral. Vídeo RTP NOTÍCIAS
Chuva e ventos fortes mantêm-se até amanhã Risco de cheias e deslizamentos de terras no Norte mantem-se até amanhã devido ao mau tempo. O centro do País também tem previsão de fortes chuvas. O mau tempo que começou a fazer-se sentir ao início da tarde de ontem, em toda a região Norte, vai prolongar-se pelo menos até à madrugada de amanhã, afectando também o Centro e, em menor escala, o Sul de Portugal Continental. O Instituto de Meteorologia emitiu hoje avisos laranja (risco moderado a elevado) para 10 distritos do norte do país, devido aos potenciais riscos para as populações. Já a Autoridade Nacional de protecção Civil (ANPC), que chegou a colocar todo o território continental em alerta amarelo, limitou ontem à tarde esta recomendação a sete distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra. Além dos problemas relacionados com a chuva, a ANPC alerta para o risco de acidentes rodoviários nas vias junto à costa, devido à ondulação, pedindo também especiais cautelas às embarcações. TVNET
"Previsão de chuva e ventos fortes para toda a semana O mau tempo vai prolongar-se durante toda a semana. A Protecção Civil mantém em alerta amarelo, o terceiro numa escala de cinco, sete distritos das regiões Norte e Centro do país. A chuva e o vento forte estão para ficar em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra. As autoridades alertam, ainda, para a possibilidade de inundações nas zonas urbanas, cheias, quedas de árvores e cortes de vias." RTP Isto é um atentado à sanidade mental dos meteorologistas! O comum civil que ler isto vai de pensar que vai estar este temporal toda a semana, quando este termina já amanhã! Depois ouve-se por aí dizer que os meteorologistas nunca acertam e não servem para nada!
Estado do mar de Norte a sul (tom assinalado apenas no mapa do IM), litoral e terras altas, para já dispostos desta forma.
Por agora, apenas as elevações no Alto-Alentejo com vento forte e o Algarve com ondulação forte, estão em destaque penso que como cenário de rescaldo!
Temperaturas baixam até aos 0 graus O Instituto de Meteorologia (IM) alerta para uma descida acentuada da temperatura nos próximos dias, os valores podem descer abaixo dos zero graus, criando condições de frio que serão mais sentidas na madrugada de domingo Haverá um aumento da intensidade do vento e uma nova descida da temperatura que se far-se-ão sentir inicialmente no interior do país, atingindo todos os distritos do na próxima segunda-feira. Face a estas previsões, a protecção civil recomenda que seja dada especial atenção: 1. À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas; 2. Ao uso de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evitar o uso de roupas muito justas ou as que façam transpirar; 3. Às actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco; 4. Aos sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112. Recomenda ainda alguns cuidados a ter com o aquecimento do lar . Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações. Assim: 1. Tenha cuidado com as lareiras; em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal; 2. Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente devido à sobrecarga dos quadros eléctricos. 3. Não seque roupa no aquecedor; 4. Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias; 5. Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora; 6. Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos; 7. Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira. SOL