Análise Modelos e Alertas Oficiais - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tópico de Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Dezembro 2009

Regras deste tópico:
-> Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
-> Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade.
Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia ou outras entidades com essa função.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Perspectiva de fim de semana de muita chuva contínua nalgumas regiões do norte e centro a começar no sábado e a só acabar na 2ªfeira. Quantitativos em diferentes modelos a poderem ultrapassar os 100mm em dois dias e em diferentes locais com algumas diferenças habituais entre modelos.


ECM/IM

ecm.gif


GFS/MeteoPT

gfs.gif



Meteograma GFS/MeteoPT


12984935.gif


12503852.gif


60320025.gif


81949434.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mau tempo dos próximos dias coloca o país em alerta amarelo

As previsões de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias levaram hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil a determinar alerta amarelo em todos os distritos do Continente entre sábado e segunda-feira.

As regiões mais afectadas serão o Minho e Douro Litoral ao final do dia de sábado, estendendo-se gradualmente a instabilidade a todas as regiões do país durante domingo.

Assim, todos os distritos de Portugal continental ficam em alerta amarelo (o segundo nível menos grave numa escala de quatro) a partir das 15h00 de sábado e até às 12h00 de segunda-feira.

Neste nível de alerta, os fenómenos previstos, "não sendo invulgares, podem representar danos potenciais para pessoas e bens", alerta a Protecção Civil em comunicado.

No mesmo documento, apela aos cidadãos para adoptarem medidas de prevenção e auto-protecção, adequando os comportamentos à situação.

Os efeitos mais prováveis são inundações por transbordo dos rios, "com especial atenção para as bacias dos rios Cavado, Lima e Ave", cheias rápidas em meio urbano, "nomeadamente em zonas historicamente mais vulneráveis", danos em estruturas montadas ou suspensas, deslizamento de terras, eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa, devido à agitação marítima, e aumento do número de acidentes de viação, em consequência do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais para a via.

http://www.ionline.pt/conteudo/36157-mau-tempo-dos-proximos-dias-coloca-o-pais-em-alerta-amarelo
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ora aqui está, só não esperava a inexistência de áreas em alerta amarelo o que apenas se ficou pelas condições marítimas, de igual modo está o grupo ocidental no arquipélago dos Açores.
Norte e Centro-Norte em destaque a seguir atentamente.

2009-12-04_210012.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Valid: Sat 05 Dec 2009 06:00 to Sun 06 Dec 2009 06:00 UTC


... NW Iberian Peninsula ...

Quasi stationary frontal boundary will be extending from western France SW-wards towards NW Iberian peninsula where models simulate quite a lot of precipitation. While instability is very low, strong SW-erly flow and favorable LLJ in the warm sector suggests that persisting rainfalls will likely result. A large amount of precipitation and local flash floods can therefore occur especially over Galicia region.

http://www.estofex.org/

estog.gif
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Parece que está na forja um incremento ao mapa de alertas face ao que apresentei.

Leiria parece ser o distrito contemplado com alerta amarelo como área de transição no litoral.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alerta amarelo de mau tempo estende-se a todo o país

Todos os distritos do país estão em alerta amarelo por causa do mau tempo. As previsões de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias levaram a Protecção Civil a determinar o alerta amarelo até segunda-feira. As regiões mais afectadas serão o Minho e Douro Litoral.

Vídeo RTP NOTÍCIAS
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Último mapa de alertas para amanhã via Meteoalarm

v0007.jpg


v0006.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Chuva e ventos fortes mantêm-se até amanhã

Risco de cheias e deslizamentos de terras no Norte mantem-se até amanhã devido ao mau tempo. O centro do País também tem previsão de fortes chuvas.

O mau tempo que começou a fazer-se sentir ao início da tarde de ontem, em toda a região Norte, vai prolongar-se pelo menos até à madrugada de amanhã, afectando também o Centro e, em menor escala, o Sul de Portugal Continental.

O Instituto de Meteorologia emitiu hoje avisos laranja (risco moderado a elevado) para 10 distritos do norte do país, devido aos potenciais riscos para as populações. Já a Autoridade Nacional de protecção Civil (ANPC), que chegou a colocar todo o território continental em alerta amarelo, limitou ontem à tarde esta recomendação a sete distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu e Coimbra.

Além dos problemas relacionados com a chuva, a ANPC alerta para o risco de acidentes rodoviários nas vias junto à costa, devido à ondulação, pedindo também especiais cautelas às embarcações.

TVNET
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
"Previsão de chuva e ventos fortes para toda a semana

O mau tempo vai prolongar-se durante toda a semana. A Protecção Civil mantém em alerta amarelo, o terceiro numa escala de cinco, sete distritos das regiões Norte e Centro do país. A chuva e o vento forte estão para ficar em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra. As autoridades alertam, ainda, para a possibilidade de inundações nas zonas urbanas, cheias, quedas de árvores e cortes de vias."

RTP

Isto é um atentado à sanidade mental dos meteorologistas! O comum civil que ler isto vai de pensar que vai estar este temporal toda a semana, quando este termina já amanhã!

Depois ouve-se por aí dizer que os meteorologistas nunca acertam e não servem para nada!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Por agora, apenas as elevações no Alto-Alentejo com vento forte e o Algarve com ondulação forte, estão em destaque penso que como cenário de rescaldo!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temperaturas baixam até aos 0 graus

O Instituto de Meteorologia (IM) alerta para uma descida acentuada da temperatura nos próximos dias, os valores podem descer abaixo dos zero graus, criando condições de frio que serão mais sentidas na madrugada de domingo

Haverá um aumento da intensidade do vento e uma nova descida da temperatura que se far-se-ão sentir inicialmente no interior do país, atingindo todos os distritos do na próxima segunda-feira.

Face a estas previsões, a protecção civil recomenda que seja dada especial atenção:

1. À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas;

2. Ao uso de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evitar o uso de roupas muito justas ou as que façam transpirar;

3. Às actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;

4. Aos sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.

Recomenda ainda alguns cuidados a ter com o aquecimento do lar . Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações. Assim:

1. Tenha cuidado com as lareiras; em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal;

2. Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente devido à sobrecarga dos quadros eléctricos.

3. Não seque roupa no aquecedor;

4. Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;

5. Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;

6. Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;

7. Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira.

SOL
 
Estado
Fechado para novas mensagens.