Análise Modelos e Alertas Oficiais - Janeiro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tópico de Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Janeiro 2010

Regras deste tópico:
-> Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
-> Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
showforecast.cgi
:w00t:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Frio vai manter-se mas chuva perde força

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou ontem de manhã todo o País em alerta amarelo, mas foi nos Açores que o mau tempo mais se fez sentir, com chuva, vento e forte agitação marítima. Para os próximos dias está prevista a continuação de aguaceiros, mas com menos intensidade, e neve nas regiões do Interior. As temperaturas vão manter-se baixas.

Os ventos fortes e a chuva intensa registados de madrugada na ilha de S. Miguel provocaram o desabamento do tecto de uma habitação em Ponta Delgada, deixando uma família desalojada. Os dois adultos e as duas crianças que ficaram sem casa foram realojados numa moradia disponibilizada pela Direcção Regional da Habitação.

Em Lisboa, a chuva intensa que caiu de manhã provocou inundações em vários pontos da cidade e obrigou à intervenção de equipas dos bombeiros. A situação mais complicada verificou-se no Martim Moniz, onde os colectores ficaram entupidos e geraram uma inundação de grandes proporções. Várias lojas ficaram alagadas.

Devido à forte ondulação do mar foram encerradas à navegação as barras do Douro e de São Martinho do Porto, no Oeste.

Na serra da Estrela durante o dia esteve nevoeiro intenso e chuva, estragando o dia aos centenas de turistas que se encontram a passar férias na região. Está prevista queda de neve para amanhã.

ÁRVORES GERAM POLÉMICA

Responsáveis ligados à Protecção Civil criticam a Estradas de Portugal por ser rápida a responsabilizar os proprietários de árvores caídas nas estradas do Oeste, na sequência da intempérie ocorrida em 23 de Dezembro, e não se preocupar com deslizamentos de terras que taparam linhas de água e podem provocar inundações.

CM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temperaturas voltam a descer até ao final da semana

A chuva e o vento estão de despedida mas as temperaturas vão sofrer uma descida gradual, que nas regiões do interior poderão atingir valores abaixo de zero.

Com as despedidas da chuva e do vento, as temperaturas vão começar a descer até ao final desta semana, como avançou à TSF a meteorologista Ângela Lourenço.

«Para os próximos dias no território do continente prevê-se uma diminuição das condições de instabilidade, ou seja, a chuva vai sendo cada vez menos frequente nos próximos dias. No entanto, vamos ter uma descida gradual das temperaturas, tanto da miníma como da máxima, que deverão nas regiões do interior valores de temperatura miníma abaixo de zero», adiantou.

«No restanto território os valores da temperatura miníma estarão acima de zero, os locais mais quentes poderão atingir cinco/seis graus de miníma», acrescentou.

A meteorologista avançou ainda que relativamente às temperaturas máximas «deverão andar à volta dos 10/11 graus nas regiões mais a litoral, enquanto nas do interior serão de cinco/seis graus».

TSF
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
showforecast.cgi


Iberia region

In the range of the short-wave trough that spreads into the Iberian Peninsula, strong cold air advection is expected. A surface cold front is forecast along the southern portions of Spain on Thursday morning that will move south-eastwards. To the south of this front, latest observations indicate rather rich low-level moisture. Given strong lift ahead of the trough, this air mass will likely become unstable, and deep moist convection is likely along and north of the cold front. Given the vertical wind shear of around 10 m/s in the lowest levels, embedded mesocyclones are not ruled out, but the chance seems to be rather low. A brief tornado may evolve when mesocyclones will indeed develop. Over northern Africa, the chance of tornadoes is higher given stronger vertical wind shear and veering profiles. Excessive precipitation is forecast to the north of the cold front as well as along the western coasts where upslope flow is present.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Fim-de-semana com muito frio

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que os próximos dias se caracterizem pela diminuição acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões do Norte, Centro e Interior do país

De acordo com o IM, o fim-de-semana ficará marcado pelas baixas temperaturas em todo o país. Para sábado, as previsões são de descida das temperaturas mínimas, podendo chegar a valores negativos no Interior.

Em Lisboa, a temperatura mínima poderá chegar aos 0 graus e, no Porto, aos -3. A Guarda será a cidade mais fria, não devendo ultrapassar o 1 grau de máxima. Bragança vem logo a seguir, com a mínima a poder atingir os -6.

A partir do final da tarde, prevê-se um aumento da nebulosidade. Durante a madrugada o IM prevê queda de precipitação a começar nas regiões do Sul.

No domingo, o dia será especialmente frio, com a descida das temperaturas máximas, «com queda de neve a quotas muito baixas», nomeadamente no Interior, Norte e Centro.

Bragança e Guarda invertem os lugares, mas continuam a ser as mais frias. Em Lisboa, a máxima não deverá ultrapassar os 8 graus, e no Porto os termómetros podem descer até aos -2.

«A acentuada descida das temperaturas poderá, eventualmente, provocar queda de neve nas regiões do Litoral», adianta o IM.

SOL
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Baixas temperaturas atingem todo o país

As temperaturas em Portugal registam valores baixos, sendo negativas no centro norte do país e até 5,2 graus Celsius no restante território continental, só atingindo os dois dígitos nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores, segundo Instituto de Meteorologia.

De acordo com dados divulgados às 06:00, a temperatura mais baixa (- 7,1 C) regista-se nas Penhas Douradas, vindo a seguir Vila Real e Viana do Castelo (-2,4 C), Viseu (-2,1 C), Leiria (-2,1 C), Bragança (-1,8 C), Porto (-1,3 C), Portalegre (-1,1 C), Aveiro (-0,3 C) e Évora (- 0,1 C).

A temperatura mais elevada de Portugal contiental foi sentida no Cabo Carvoeiro (5,2 C), superior aos 4,1 C e 4,2 C registados no Algarve, respectivamente em Sagres e Faro.

Às 06:00 de hoje, Lisboa tinha 3,7 graus, Santarém 1,2 e Sines 3 graus, enquanto Beja não ia além 0,1 positivos.

Na Madeira e nos Açores registavam-se temperaturas entre os 14 e 15,2 graus Celsius.

Face às baixas temperaturas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta a população para a necessidade de utilizar várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso e de evitar roupas muito justas.

A importância da "necessária ventilação das habitações quando se utilizam lareiras ou braseiras" é outra recomendação aos portugueses, quando o Instituto de Meteorologia prevê que os próximos dias apresentem uma diminuição acentuada das temperaturas, principalmente nas regiões do interior do país.

Evitar actividades físicas intensas, que obriguem o coração a um maior esforço, "uma vez que o ar frio não é bom para a circulação sanguínea", e ter uma condução prudente, nomeadamente nas vias propensas à formação e persistência de gelo, também são procedimentos adequados a estas condições climatéricas, segundo também a ANPC.

Durante a noite os sem-abrigo puderam procurar abrigo nas estações de metro de Marquês de Pombal, Restauradores e Arroios, que permaneceram abertas, devido às temperaturas baixas previstas para Lisboa, informou à agência Lusa a Protecção Civil.

SAPO
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Possibilidade de queda de neve no litoral

As temperaturas em Portugal registam valores baixos, sendo negativas no centro norte do país e abaixo dos 6º no restante território continental. O mau tempo vai continuar com possibilidade de neve no litoral na segunda-feira

No fim do dia, haverá períodos de chuva origem à ocorrência de períodos de chuva que afectarão o território até à madrugada de dia 11, segunda-feira.

Acima dos 400 metros haverá queda de neve, admitindo-se a possibilidade de ocorrência do fenómeno em cotas mais baixas, pouco usuais, incluindo junto ao litoral, segundo o Instituto de Meteorologia.

Hoje, de acordo com dados divulgados às 6h, a temperatura mais baixa (- 7,1 C) regista-se nas Penhas Douradas, vindo a seguir Vila Real e Viana do Castelo (-2,4 C), Viseu (-2,1 C), Leiria (-2,1 C), Bragança (-1,8 C), Porto (-1,3 C), Portalegre (-1,1 C), Aveiro (-0,3 C) e Évora (- 0,1 C).

A temperatura mais elevada de Portugal contiental foi sentida no Cabo Carvoeiro (5,2 C), superior aos 4,1 C e 4,2 C registados no Algarve, respectivamente em Sagres e Faro.

Às 6h de hoje, Lisboa tinha 3,7 graus, Santarém 1,2 e Sines 3 graus, enquanto Beja não ia além 0,1 positivos.

Na Madeira e nos Açores registavam-se temperaturas entre os 14 e 15,2 graus Celsius.

Lusa / SOL
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Frio continua nos próximos dias com queda de neve

O frio vai continuar nos próximos dias, podendo atingir valores negativos, estando prevista queda de neve durante a madrugada de domingo em algumas regiões do interior Norte e Centro de Portugal, divulgou a Protecção Civil.

Face a estas previsões do Instituto de Meteorologia (IM), a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decretou Alerta Azul para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco, das 20:00 horas de dia 09 até às 20:00 de domingo.

De acordo com o IM, o estado do tempo em Portugal Continental vai manter-se "com temperaturas abaixo da média, em especial da mínima, para valores que em vários locais podem ser negativos, o que associado à presença de humidade poderá originar em vários locais a formação de gelo ou geada".

Para domingo, existe a "possibilidade de queda de neve", durante a madrugada e durante o dia, em especial nas regiões interiores do Norte e Centro "que se situem acima dos 400 metros".

"Verifica-se a existência de condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais", acrescenta a Protecção Civil em comunicado.

A autoridade recomenda ainda especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo e acumulação de neve, ao respeito pelos cortes de estradas ou indicações de vias alternativas e ao uso de várias camadas de roupa em zonas mais frias.

DN
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cai neve um pouco por todo o país

A neve caía às 10:40 de hoje com intensidade nos distritos da Guarda e Viseu, disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, acrescentando que nevava também no Porto e chegaram a cair alguns flocos em Abrantes.

Ao todo, sete distritos do norte do país registavam queda de neve na manhã de hoje, mas só em volta do maciço central da Serra da Estrela e em algumas estradas municipais do distrito de Viseu foi necessário cortar a circulação automóvel.

A neve caía no distrito de Viana do Castelo (Ponte da Barca e Ponte de Lima), em Braga (Braga, Fafe, Guimarães e Vizela), no Porto (Porto, Paredes, Maia, Amarante, Trofa, Lousada, Matosinhos e Felgueiras), no distrito de Vila Real (Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Régua e Montalegre).

Ao SAPO chegou a informação de que também cai neve no distrito de Portalegre (Serra de S. Mamede, Monforte e Elvas).

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre adiantou que começou a nevar "em todo o distrito, embora com pequena intensidade”, desde cerca das 09:00.

De acordo com a mesma fonte, em Portalegre a neve não é novidade, visto que quase todos os anos cai, sobretudo na serra de S. Mamede, mas nos outros concelhos do distrito não nevada há cerca de quatro anos.

No distrito de Évora, de acordo com o CDOS distrital, a neve caiu, embora também com pouca intensidade, entre as 06:30 e as 08:00, em Estremoz, Borba e Arraiolos, regiões onde não nevada desde há cerca de quatro anos.

Uma fonte dos Bombeiros Voluntário de Estremoz disse à Lusa que a neve chegou a cobrir alguns telhados da cidade. No distrito de Beja, segundo o CDOS, não se registou queda de neve.

Registava-se queda de neve também no distrito de Aveiro, na Serra da Freita, no concelho de Arouca.

O trânsito está condicionado nalgumas zonas altas da Covilhã e a Câmara está a espalhar sal nas ruas para derreter a neve, que cai sem parar desde as 07:30 de hoje, disse fonte da protecção civil municipal.

Há algumas ruas mais íngremes onde a circulação não é aconselhada e o acesso à Serra da Estrela está cortado logo à saída da Covilhã, onde se encontram elementos da GNR.

Segundo o Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, neva um pouco por todo o distrito, com mais intensidade a norte da Serra da Gardunha, onde o manto branco se tem acumulado.

No entanto, não há registo de quaisquer acidentes relacionados com o nevão.

Próximos dias:

De acordo com o Instituto de Meteorologia, o estado do tempo em Portugal continental vai manter-se "com temperaturas abaixo da média". Também a Protecção Civil divulgou que nos próximos dias está prevista queda de neve durante a madrugada de domingo em algumas regiões do interior Norte e Centro de Portugal.

Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil decretou Alerta Azul para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco, até às 20h00 deste domingo.

SAPO