Apagão Ibérico 28 Abril 2025

-> https://www.jn.pt/7060856998/corrid...tps://sso.noticiasilimitadas.pt/realms/NI_PRD

Lá fora, o parque de estacionamento está lotado, não há carrinhos de compras disponíveis e os seguranças procuram dar as informações possíveis. "São 72 horas sem luz?", pergunta uma cliente à entrada, sem tempo para ouvir a resposta. "Parece que sim", responde o funcionário sem certezas. Os restaurantes estão fechados, as motos das entregas estacionadas sem serviço.

Como escrevi no outro tópico, toda a gente responsável pelo esquete devia ser despedido.

 
A REN – Redes Energéticas Nacionais admitiu, em declarações à Reuters, que "as interrupções no fornecimento de energia eléctrica em Portugal resultaram de uma falha na rede eléctrica espanhola, relacionada com um fenómeno atmosférico raro".
No entanto, em comunicado enviado à CNN Portugal, "a REN desmente categoricamente a informação de fonte anónima colocada a circular em nome da empresa, em que se estima que a normalização do abastecimento de energia ao país possa demorar uma semana".

CNN

É grave -> https://www.reuters.com/video/watch/idRW996028042025RP1/?chan=business-environment

Demasiada gente a sugerir que foi o Putin, quando não tem - pelo menos por agora - nenhum interesse em fazê-lo.

Se é para lançar boatos convenientes, os hebreus também devem ser considerados suspeitos tendo em conta os recentes diferendos relativamente a Gaza.
 
Foi uma cegonha. :D
 




2025-04-29 at 01-15-32 O gráfico da REN que mostra o consumo eléctrico a afundar Apagão PÚBLICO.webp


2025-04-29 at 01-17-52 El brutal apagón en datos el consumo se recupera muy lentamente España...webp
 
Última edição:
A nível de impacto local aqui na Póvoa de Santa Iria, zona mais elevada, o apagão foi total ao nível de todos os fornecimentos: eletricidade, água, gás, rede de telemóvel e internet.
Só foi reposto o fornecimento de eletricidade às 00h16 de hoje, pouco depois a água (pelo reatar do funcionamento dos sistemas de bombagem); meia hora depois os serviços de rede de comunicação.

Foi notável a imobilização praticamente simultânea de todas as eólicas visíveis, apesar de não se observar alteração do vento.

A falha da possibilidade de qualquer comunicação é o que observei ter produzido no imediato mais impacto na população, seguida do receio de privação de bens de consumo, especialmente alimentar, gerando uma corrida ao comércio que ainda se mantinha aberto. A simultaneidade no corte de quase tudo o que sustenta a vida quotidiana urbana gerou uma amostra do que poderá vir a contribuir para uma reacção de pânico numa provável catástrofe natural futura.
 
Última edição:
Bom dia. Situação parcialmente resolvida aqui. A luz voltou ás 22h15m, a net móvel voltou algures esta madrugada, mas ainda não tenho serviço de tv e net fixa do operador MEO.