Apostas Temperatura 12/13/14 julho 2017

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Nunca fiquei no top 10 neste tipo de apostas, e obviamente não vai ser desta vez. Mas não faz mal, é sempre divertido de fazer as apostas e depois ver os resultados :)
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Desta vez não me parece que vá entrar no top 10, da última vez até me correu bem, espalhei-me ao comprido na estação de Sesimbra confesso que não conheço bem o local e não pensei que subisse tanto... pode ser que quando houver algum evento de frio corra melhor:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Ena, 7º lugar está bom, por mim, acabava logo ontem. :huhlmao:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Faro com 34.7ºC às 13h. Já foste. :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sesimbra deve sentir um bocado o efeito de foehn não?

O efeito de Foehn tanto quanto sei ocorre a sotavento de uma montanha, mas dada a orientação da Serra da Arrábida confesso que nem sei identificar ao certo qual é a vertente sotavento e barlavento... Mas como Sesimbra está no flanco esquerdo da montanha, efeito de foenh só se for quando o vento está de NE, mas não me parece muito relevante falar deste efeito aqui, até porque geralmente este mesmo efeito sente-se mais em elevações de maior altitude.

Quanto a mim não mexia mais na máxima de Sesimbra por hoje, mas não acredito muito:hehe:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O efeito de Foehn tanto quanto sei ocorre a sotavento de uma montanha, mas dada a orientação da Serra da Arrábida confesso que nem sei identificar ao certo qual é a vertente sotavento e barlavento... Mas como Sesimbra está no flanco esquerdo da montanha, efeito de foenh só se for quando o vento está de NE, mas não me parece muito relevante falar deste efeito aqui, até porque geralmente este mesmo efeito sente-se mais em elevações de maior altitude.

Quanto a mim não mexia mais na máxima de Sesimbra por hoje, mas não acredito muito:hehe:


Penso que no caso dessa estação claramente sofre esse efeito, com ventos que soprem de qualquer direcção da serra, que é uma parede aproximadamente paralela à costa. Naturalmente com ventos do quadrante sul será muito mais fresco do lado de Sesimbra e mais quente do outro lado da serra.

Em rigor não se pode chamar efeito de Fohen. Usamos muito esse termo abusivamente. Sendo rigoroso, esse efeito implica precipitação ou pelo menos condensação a montante, à medida que a massa de ar atravessa a zona montanhosa. Depois o ar que perdeu humidade ao subir a encosta fica então "apto" a aquecer mais ao descer a montanha do que tinha arrefecido ao subir a montante.

Nestas situações secas é um pouco diferente. O ar que desce a montanha também aquece por compressão tal como no efeito anterior, mas neste caso a massa de ar aquece com a insolação nas zonas altas da serra. Na verdade nem necessita atravessar a montanha. Pode por exemplo aquecer num planalto e depois mais tarde descer uma encosta (no fundo é o que acontece ao fim do dia no Algarve frequentemente). O lado para onde depois escoa sim claro sofre o tal aquecimento acentuado, que no final para essa zona tem um resultado semelhante ao efeito de Fohen. Normalmente estes fluxos são denominados de vento catabático.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Faro (Aeroporto) com máxima de 36.0ºC. :D
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000