Apostas Temperatura máxima FDS 25/26 Junho



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Parabéns ao João Soares. :thumbsup: Nada mau, fiquei em 4º lugar, deve dar uma medalha de lata. :D:lmao::lmao:

Fiz a aposta sem lançar os búzios, para a próxima lanço os búzios antes. :lol:

Mas é uma excelente iniciativa, ao menos dá para aprendermos algo mais. :thumbsup:
 

manchester

Cumulus
Registo
25 Ago 2007
Mensagens
272
Local
Ermesinde
Boas tardes,

Deixem-me dizer antes demais que adorei esta iniciativa, e fala alguem que não conseguiu lugar sequer nos 30 primeiros (muito mal, sobretudo porque desprezei o norte do país) ainda se tivesse beneficiado do bonus :p
Concluindo, vou começar a passar mais vezes e a estar mais atento ao forum :)
Estou receptivo a novas iniciativas que possam vir a fazer... :thumbsup:
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Parabéns ao João Soares!!
Realmente desconhecia que as estações de Monção e Anadia podessem ter temperaturas tão elevadas...No entanto já a de C.Branco posso dizer que conheço bem, pois só falhei por 0.1ºC no sabádo e acertei no domingo! Pura sorte talvez XD

Boa iniciativa, ao menos fez com que um evento menos interessente (sol e calor), podesse ser vivido de uma maneira diferente e com entusiasmo!
 

Portin

Cirrus
Registo
24 Ago 2007
Mensagens
21
Local
Oeiras
Parabéns ao João Soares pela pontaria e ao MeteoPT pela iniciativa :)

Já agora uma palavra ao Portin, fiquei curioso ou mesmo intrigado como é que não vinha ao fórum desde Janeiro 2009 e veio cá assim meter uma previsão bastante certeira, mas que não usufruiu de qualquer bonificação pois foi na tarde de sexta. Vê lá se apareces mais vezes por cá :D
O Heat, membro relativamente recente, fez jus ao nome e também esteve muito bem.

Pois é, Vince, de facto não fazia login desde 2009, mas continuo a vir cá espreitar as vossas interessantes análises muito regularmente. Só vi esta iniciativa mesmo na sexta e, como achei interessante, resolvi participar... O resto foi sorte, julgo eu :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Parabéns ao João, não foi uma questão de sorte, mas sim de conhecimento e atenção. O que decidiu isto não foram as décimas da Amareleja ou de outras estações mais previsíveis, mas sim Monção, Anadia, Porto e Lisboa, e foi aí que os primeiros se destacaram. Eu falhei principalmente em Lisboa.

Os erros do conjunto de apostadores (41) e por estação. No Domingo melhorou a perfomance quando em teoria deveria piorar (mais horas).

A média de previsões foi infinitivamente melhor que previsões de modelos globais como GFS ou ECMWF, o que é normal dada a falta de resolução e as limitações destes na T2m, e o grupo em termos médios também teve melhor perfomance que o IM, cerca de 0,4ºC melhor em média por estação. Em geral o IM também errou nos mesmos locais que o grupo, no caso de Monçao e Porto errou ainda mais que a média do grupo, e em Anadia errou um pouco menos. Refira-se que das previsões do IM, algumas eram automáticas e nao humanas.

Seria interessante comparar as 5 capitais de distrito, onde as previsões do IM são feitas por meteorologistas, e ver em que lugar ficava.

Quanto aos desvios, globalmente não foram muito grandes. Monção é um caso à parte, apesar de ser normal atingirem-se valores mais altos que o normal, os 40,7 de ontem são surrealistas, e quase impossíveis de prever.

Que venham mais apostas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Seria interessante comparar as 5 capitais de distrito, onde as previsões do IM são feitas por meteorologistas, e ver em que lugar ficava.

Quanto aos desvios, globalmente não foram muito grandes. Monção é um caso à parte, apesar de ser normal atingirem-se valores mais altos que o normal, os 40,7 de ontem são surrealistas, e quase impossíveis de prever.

Que venham mais apostas.

No sábado, previsões humanas o IM esteve melhor em Faro, Bragança e Lisboa. Esteve pior no Porto, Évora e Castelo Branco. Nas automáticas, esteve melhor em Anadia e pior em Monção e Tomar.

No Domingo, previsões humanas o IM esteve melhor em Faro, Bragança, esteve pior em Lisboa, Castelo Branco, Évora e Porto. Nas automáticas esteve melhor em Tomar e Anadia e pior em Monção.

As previsões do IM referem-se ao sábado de madrugada/manhã, ou seja, a 12h (Sáb) e a 36h (Dom), enquanto as apostas foram a 24-48h (Sáb) e 48-72h (Dom), o que reforça a vantagem das apostas. Na comparação das apostas refiro-me ás médias do grupo, e não aos vencedores.

Fica satisfeita a curiosidade, mas de qualquer forma o objectivo desta e futuras experiências não é competir com o IM até porque não se podem tirar grandes conclusões apenas com um evento, e afinal também estamos a falar de um leque muito reduzido de estações, sendo que algumas delas foram propositadamente escolhidas devido às dificuldades que comportam. E também acredito que num evento que fique médio ou aquém das expectativas o IM melhore comparativamente a performance devido a algum conservadorismo/cautela oficial, pois numa comunidade destas há sempre menor aversão ao risco e alguma tendência para os extremos, seja calor ou frio ou outros.

Relativamente ao futuro, na minha opinião deviam ser apenas em dias especiais pois ainda dá algum trabalho, embora fosse interessante experimentar em dias "normais". Sugiro que para já façamos apenas em eventos especiais, e se intervalos de algumas semanas não se passar nada, que façamos então com normais. Para não banalizar, no máximo de 1 a 2 vezes por mês.

Quanto aos bónus, a ideia foi introduzir alguma estratégia nas apostas, reparem que quem prescindiu de metade do bónus já podia aceder ao Aladin para sábado pelo menos, o que já fornecia algumas pistas. E quem prescindiu do bónus completo já podia aceder às observações de sexta à tarde que deram também indicadores importantes.

A minha ideia futuramente era inverter a coisa, não serem bónus aos que se antecipam mais, mas penalizar os que submetem mais tarde, vai dar ao mesmo mas fica mais fácil de compreender a ideia. Mas é assunto que se pode debater melhor.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Quanto aos bónus, a ideia foi introduzir alguma estratégia nas apostas, reparem que quem prescindiu de metade do bónus já podia aceder ao Aladin para sábado pelo menos, o que já fornecia algumas pistas. E quem prescindiu do bónus completo já podia aceder às observações de sexta à tarde que deram também indicadores importantes.

A minha ideia futuramente era inverter a coisa, não serem bónus aos que se antecipam mais, mas penalizar os que submetem mais tarde, vai dar ao mesmo mas fica mais fácil de compreender a ideia. Mas é assunto que se pode debater melhor.

Faz todo o sentido beneficiar as apostas a larga distância. Certamente que a maioria das pessoas que apostou na Quinta e levou um bónus de 20% teria mudado apostado de modo diferente se o fizesse na Sexta à tarde. Principalmente após ver os valores obtidos no litoral norte, num dia em que nem estavam previstas máximas muito elevadas.