Apostas Temperaturas - Dias 26 e 27 de junho de 2012

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
As minhas previsões de ontem às 22:00 e hoje às 14:00,foram ridiculamente ao lado. Erros de 8/9ºC e coisas assim.

Parabéns ao N_Fig,o grande vencedor!
N_Fig,agora foste tu a ter contactos com o IM. :lmao:

Pois, parece que não devia ter dito aquilo, agora todos sabem como é que eu ganhei:(.
Agora a sério, isto só demonstra aquilo que eu disse sobre a sorte, nas previsões de hoje às 6 da manhã nem fico nos 10 1ºs mas subo na classificação geral porque o resto do pessoal que estava à minha frente ainda teve menos sorte, a minha pontuação final dá uma média de quase 2ºC de erro por previsão:unsure:...
Não estou a dizer mal da moderação que apenas resolveu experimentar um método novo, mas por mim isto vem demasiado da sorte, especialmente a alguma distância. Se for este o formato do próximo concurso volto a participar, porque é sempre bom aprender mais sobre o comportamento deste tipos de situações e esta em particular é extremamente interessante, mas provavelmente tenho menos sorte e sou eu a dar erros e erros de 8/9ºC como o rozzo disse...
Quanto à sugestão de votos dados à moderação e não públicos para ninguém copiar, não acho mal, embora ache que isso ia dar mais trabalho à moderação...
Edit: Vi aquilo que o David sf postou, lá está não fui o melhor em nada mas tive mais sorte no geral (obrigado David por chamares a essa minha sorte regularidade :p)
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Olá :D

Comecei mal mas terminei o último round em primeiro :p gosto de correr de trás para a frente :malandro: ... Também fui o primeiro a apostar (não há aí uma majoração para mim ? :lmao: ); parece que acerto melhor a médio e longo prazo ... :w00t:

Quanto a sugestões, não importo de ser sempre eu o primeiro a apostar :viva: motivar o pessoal a participar também é fascinante. Como não está em jogo nenhum prémio de valor económico não acho necessário ter de "esconder" as apostas uns dos outros.

Desta vez o vento não trocou-me "as contas" em Faro ...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois, parece que não devia ter dito aquilo, agora todos sabem como é que eu ganhei:(.
Agora a sério, isto só demonstra aquilo que eu disse sobre a sorte, nas previsões de hoje às 6 da manhã nem fico nos 10 1ºs mas subo na classificação geral porque o resto do pessoal que estava à minha frente ainda teve menos sorte, a minha pontuação final dá uma média de quase 2ºC de erro por previsão:unsure:...
Não estou a dizer mal da moderação que apenas resolveu experimentar um método novo, mas por mim isto vem demasiado da sorte, especialmente a alguma distância. Se for este o formato do próximo concurso volto a participar, porque é sempre bom aprender mais sobre o comportamento deste tipos de situações e esta em particular é extremamente interessante, mas provavelmente tenho menos sorte e sou eu a dar erros e erros de 8/9ºC como o rozzo disse...
Quanto à sugestão de votos dados à moderação e não públicos para ninguém copiar, não acho mal, embora ache que isso ia dar mais trabalho à moderação...
Edit: Vi aquilo que o David sf postou, lá está não fui o melhor em nada mas tive mais sorte no geral (obrigado David por chamares a essa minha sorte regularidade :p)

Tem sempre a ver com a sorte. Mas também com conhecimento. Tanto nesta versão como na antiga. Quanto ao factor sorte, na anterior versão também era fundamental, lembro-me que aquando da onda de frio, muita gente tinha previsto bem a primeira noite e tinha estado bem nas mínimas, mas às 23 horas da segunda noite pulverizaram-se várias mínimas da noite anterior, e a classificação inverteu completamente.

Na próxima vez que se fizer este modelo de concurso, acho que devíamos permitir apostas mais próximas da hora, sem haver penalização. Poderia diminuir um pouco o factor sorte.

Agradeço a todos as sugestões que têm feito, eu por mim gosto mais deste modelo, sendo a principal razão desta preferência a rapidez com que se publicam os resultados e a menor dependência face a avarias no IM. Na versão anterior, nunca teríamos tido as máximas da amareleja, sendo esta EM ignorada na contabilização de resultados. Deste modo, conseguiu-se contar com esta EM em três momentos.

Quanto a sugestões, não importo de ser sempre eu o primeiro a apostar :viva: motivar o pessoal a participar também é fascinante. Como não está em jogo nenhum prémio de valor económico não acho necessário ter de "esconder" as apostas uns dos outros.

Acaba por ser um pouco injusto para os que apostam antes. Desta vez não se notou tanto, mas no concurso anterior os 8 últimos da classificação estiveram no lote dos primeiros 9 a apostar. Curiosamente, após apostarem os membros que costumam ficar mais bem posicionados, as apostas ficaram mais "certeiras".

Claro que como não está em jogo nenhum prémio, nem monetário, nem em "género", isto não tem qualquer gravidade, mas acho que seria mais justo um sistema que não permitisse a visualização das apostas antes do final do período de submissão. Até porque não havendo prémio, não consigo perceber qual será a motivação de se submeter uma aposta que é na sua maior parte, de outra pessoa.

No próximo concurso, seja em que versão for, os primeiros classificados já poderão eleger as estações em que apostar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Queria dar os parabéns a todos os participantes, à administração que organizou esta aposta e também dar os parabéns em particular ao grande vencedor o N_Fig:winner:

Eu infelizmente não participei desta vez, mas posso dizer que esta forma é claramente mais difícil do que a anterior, na minha opinião não é de descartar o anterior modelo de apostas porque também era interessante, podemos sim optar ora por um ora por outro modelo de aposta.

Desta vez não foram incluídas estações amadoras mas na próxima vez podiam-se incluir como acontecia anteriormente.

Penso que já referi uma vez numa anterior aposta mas volto a dizer agora, penso que as regiões autónomas deviam ser incluídas neste jogo seria interessante incentivar o pessoal das ilhas para participar também. :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em primeiro lugar quero dar os parabéns ao N_Fig, que a tempo "roubou o contacto do IM" e destacou-se na liderança. :p Parabéns!
Parabéns também ao Duarte Sousa, que teve uma boa performance.

Eu, comecei bem, mas os estrondosos valores da madrugada em Monção, Mirandela e na Amareleja ditaram o meu afastamento da liderança. Por muito pouco consegui ainda um lugar na liderança, taco a taco com o Dan. Numa próxima já terei mais atenção ao comportamento das mínimas a norte perante ISO's de 22ºC a norte.

Por fim de destacar os apenas "0,6" pontos que diferencia o 9º do 5º lugar. Foi a primeira vez que hoje tanta gente com pontuações tão renhidas.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Bem, o que me "salvou" foi mesmo o segundo dia, senão nem sequer aparecia no Top 10 :D

Sem dúvida uma competição bem mais complexa que as anteriores, mas não deixa de ser divertido e didáctico este tipo de eventos. Venham mais.:)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas

Antes de mais, quero felicitar o N_Fig e o AnDré pelo pódio:palmas:

Eu gostei deste novo formato de apostas. Quer dizer, o formato não mudou muito, mas da mudança dos valores mínimos e máximos para valores horários, parece ser mais difícil, e isso dá ainda mais "pica".

Quanto à minha performance, fiquei na minha melhor posição em concursos de apostas:)
Consegui ter algumas pequenas diferenças entre o apostado e o registado, mas também tive algumas disparidades entre o apostado e o registado, principalmente no Norte.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Vou dar uma sugestão a quem faz estas apostas. Em vez de serem postadas no fórum as apostas à medida que forem sendo feitas pelos membros. Que tal cada um fizesse as apostas e forem mandadas em mensagem privada para um moderador. Na minha visão iria ser mais interessante ainda, porque não existe nenhuma pista e ninguém pode guiar-se por ninguém, mas continuava a existir penalização.

Concordo plenamente. Eu sei que não há prémio para ninguem,que isto é só a brincar,mas fica mais engraçado e justo,a nossa classificação ser apenas construida pelo nosso palpite.
Mandar aos moderadores as nossas apostas,parece-me boa ideia. Sobre a hipótese de alguem poder duvidar dos moderadores aproveitarem esses valores,duvido que alguem tenha essa ideia,e se acontecer será uma minoria que pense assim. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parabéns N_Fig :winner: e restantes participantes, e obrigado ao David e André que organizaram.

Relativamente a algumas questões levantadas,

Começando nos parâmetros propostos neste concurso, é sempre bom irmos variando e testando novas abordagens, e depois discutir e tirar conclusões do que funciona ou não, etc. Eu pessoalmente não me agrada muito este, mas acho muito bem que se vá variando para não cair na monotonia, são sempre desafios interessantes e difíceis, embora me pareça que neste talvez aumente o factor sorte em relação ao factor conhecimento, mas vou pedir ao David e André para analisarmos os erros de todos os concursos para ver se assim será ou não. Neste não pude participar por falta de tempo.

Quanto às apostas serem públicas e do eventual copianço, isso sempre foi uma preocupação desde o primeiro concurso há um ano atrás, a alternativa actualmente possível era o envio por mensagem privada para os moderadores, também foi muito discutido entre nós desde o 1º concurso, mas isso nunca foi feito porque deixava a equipa de moderadores numa situação de falta de transparência pois ninguém saberia em que circunstância as apostas quer dos moderadores quer dos outros foram feitas.

E como todos aqui, nós também gostamos de participar, e alguns até costumam ser bons nisto, pelo que seria inaceitável haver essa falta de transparência. E não vale a pena argumentar que a maioria confia, etc, etc, claro que sim, julgo eu, mas haveria sempre alguém a levantar suspeição, nem que fosse apenas para si próprio. É uma opção completamente fora do baralho.

Mas já agora, só por curiosidade, obviamente que sempre controlámos eventuais cópias ou "inspirações", é relativamente simples de detectar quando trabalhamos com dados.
E uma das coisas positivas disto tudo é que em 6 concursos com mais de 200 apostantes no total, apenas duas vezes ocorreram situaçoes anómalas, o que demonstra um fair-play notável de 99%, bem no espírito deste fórum e do objectivo destes concursos. E acrescento, por feliz coincidência, dessas duas vezes quem foi copiado esteve menos bem, o "crime" não compensa, o fairplay sim :D

De qualquer forma o ideal é termos um dia estes concursos feitos através duma aplicação e não por mensagens, mas tem faltado tempo e recursos para o fazer. A ver se mais dia menos dia será possível, espero que sim, pois é o ideal, resolveria este e outros problemas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixo aqui os meus sinceros parabéns aos vencedores e restantes participantes ;)(ops! Eu faltei por não ter tempo...:D).
Uma palavra também para o organizadores deste "concurso\passatempo": obrigado pela dedicação:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não participei neste e discordo das "apostas fechadas". Trata-se de tentar acertar com base nos modelos disponíveis e com várias horas de antecedência. Copiar por copiar... as previsões do IM não costumam ser uma má base de cálculo...

Parabéns ao vencedor. :)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Parabéns aos vencedores, claro que isto tem sempre algum factor sorte, mas tenho a certeza que o conhecimento é muito mais importante.

Achei este esquema mais difícil, mas também interessante, apesar de pessoalmente não me ter dado nada bem. Mas foi mais por alguma impreparação da minha parte e até por desconhecimento de uma ou outra estação que falhei por completo. Por exemplo, devia ter estudado melhor o histórico de Monção pois não fazia ideia que o Minho teria uma estação com tais temperaturas! Bastou essa estação para me estragar completamente a classificação, com erros de 6/7ºC.

Obrigado aos organizadores
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boas

Estive a pensar sobre as sugestões e tive uma ideia, não sei é se é «eficaz».

Postava-se o regulamento do concurso, as estações, isso tudo. Depois, só se podia postar uns 15/20 minutos antes do fecho das apostas, penso que isto impediria o copianço, ou pelo menos o copiador teria menos tempo para copiar. Se alguém não o pudesse fazer dentro desse intervalo de tempo, enviaria a sua aposta por mensagem privada a um moderador/administrador que depois postaria no lugar dele.

Que acham?
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Boas

Estive a pensar sobre as sugestões e tive uma ideia, não sei é se é «eficaz».

Postava-se o regulamento do concurso, as estações, isso tudo. Depois, só se podia postar uns 15/20 minutos antes do fecho das apostas, penso que isto impediria o copianço, ou pelo menos o copiador teria menos tempo para copiar. Se alguém não o pudesse fazer dentro desse intervalo de tempo, enviaria a sua aposta por mensagem privada a um moderador/administrador que depois postaria no lugar dele.

Que acham?

Eu não concordo Duarte Sousa, apesar da tua ideia ser criativa e original.
Vou-te explicar apartir de um exemplo:
Este concurso de adivinhação das temperaturas dos dias 26 e 27 Junho foi publicado aqui no fórum no dia 23 de junho e as apostas terminavam no final do dia 24 de junho já com uma grande penalização e foi anunciado a um domingo é um dia em que as pessoas estão com as suas familia e é um dos dias que durante a manha e a tarde vêm menos pessoal aqui ao fórum e na segunda, de manha e de tarde quem trabalha nao tem tempo, só mesmo á noite.
Imagina Duarte Sousa se fosse como tu dizias 15/20 minutos, após a postagem do tópico e ainda por cima num Domingo ou a um dia da Semana de manha ou á tarde, quantas pessoas responderiam? quase nenhumas decerteza. E quem estava no fórum e postou as temperaturas nesse intervalo de 15/20 minutos, depois podia copiar as temperaturas dos outros e enviar por mensagem privada ao moderador após ter expirado esses 15/20 minutos e voltaria a haver copianços, por isso acho que devia ficar tudo como estava.

Este concurso estava com regras muito bem e quem quisesse copiava uns pelos outros, qual é o mal? desde que sejam diferentes ou parecidas, não há problema nenhum.