Apresentação de um meteorologista

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Daqui a nada tamos a assustar futuros meteorologistas com o terror das físicas matemáticas e cadeiras de programação! :D
Nada temam jovens meteorologistas! :w00t:

O meteorologist já disse o essencial, só queria para tentar ser mais simplista com a pergunta do stormy, em relação à programação: apesar de podermos ir pelo caminho de mexer nos modelos de previsão altamente complexos, e alguns com mais gosto por isso o fazerem (obviamente alguém tem de fazer esse "trabalho sujo" :D) o que 90% dos licenciados em MOG fazem e que implica sempre ou em 99% dos casos é programação para tratar os dados já saídos dos modelos, ou de observações reais, ou seja o que for, mas manipulá-los para fins estatísticos, ou para criar mapas, ou para fazer gráficos, ou para comparar qualidade de previsões. 1001 coisas que muitas delas até para um caso se fariam em 2 minutos à mão ou numa folha Excel, mas que precisamos recorrer a estas linguagens de programação para ter algo sistematizado e que se possa repetir inúmeras vezes, e para bases de dados muito grandes, que é o que geralmente acabamos a tratar!

Espero ter dado mais alguma informação ou ajuda! ;)
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Daqui a nada tamos a assustar futuros meteorologistas com o terror das físicas matemáticas e cadeiras de programação! :D
Nada temam jovens meteorologistas!

O meu filho primogénito, iniciou este ano em Aveiro o supra-citado curso.
Vá se lá saber porquê !!! Só porque me acompanhou em muitas investidas à neve,muitas delas goradas? só porque comigo desde criança contemplávamos um aguaceiro forte desde a sua génese à sua dissipação?
só porque medíamos ao milímetro do relâmpago ao trovão a distância a que caíra o raio da trovoada sempre por nós desejada?
Só porque saímos por vezes à rua em dias de vendaval, quando todos procuravam recatar-se? Só porque em dias de investidas de mar alteroso, estávamos no 1º Balcão com vista para o Oceano?
Ai Pai desnaturado.
Agora vê lá tu o resultado:
-Pensavas tu em filho já (bem) encaminhado
e ao vê-lo agora baralhado
a debater-se com "o terror das físicas matemáticas"
quase que te sentes "culpado".
Mas como diz o rozzo,
De que teméis meu filho? De que teméis jovens meteorologistas?
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,112
Local
Genval, Bélgica
Hum ja vi que a programação vai me acompanhar e muito!!!!!
Mas nao sei porque ainda me deixou com mais vontade de seguir este curso.

Afinal de contas eu gosto de coisas
dificeis e sao essas mesmas que nos dao gozo.

Quanto ao facto de nao estares arrependido, ainda bem!!!

Bom, acho que nao tenho mais nenhuma pergunta por agora.
Fiquei a pensar e talvez tenhamos pro ano mais um jovem a querer ser meteorologista!!!

Ja agora mais uma pergunta. Como é o mundo la fora nest area?? É acessivel ou nem por isso??
 

meteorologist

Cirrus
Registo
6 Out 2008
Mensagens
15
Local
Aveiro
Hurricane, lá fora pelo que sei as coisas andam um pouco melhores. Ainda no mês passado o Instituto de meteorologia Norueguês andava a admitir pessoal. Instituições americanas como o NOAA (National Oceanography and Atmospheric Administration) pedem meteorologistas de forma regular. Mas pelo que ouço dizer nas nossas ex colónias (Angola, Moçambique... etc) há uma grande falta de profissionais na área. Tudo depende até onde a tua ambição e paixão pela profissão te levam.

Caro Nimbostrato a sua preocupação pelo futuro do seu filho é comum a muitos pais inclusive os meus. No entanto é o vosso apoio junto com a nossa ambição que nos coloca na trajectória certa.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Se calhar não devia dizer isto porque ainda estou no 8º ano:D, mas o que eu gostava de fazer era mesmo no ramo da meteorologia:), ainda tenho tempo que baste, mas já é melhor começar a preparar-me:D, e dou as minhas boas vindas ao meteorologist esperamos que gostes deste grande forum:w00t:e que te orgulhes de ter escolhido o ramo da meteorologia:thumbsup:;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Venho dar os parabens a ti meteorologist, estás na area das ciencias geofisicas que mais gosto(e muito pouco estudada).
Quanto ao de outros meteorologistas, o Vince já respondeu:thumbsup:

Infelizmente não é só com as ciências geofisicas que há problemas de emprego em Portugal(à parte das blosas), isto não só estou-me referindo ao nivel da ciência, há também em alguns ramos da engªs e no ambiente:( onde está muito complicado ou impossivel)