Aquecimento Global



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores


Seria um desastre para os defensores do AG. Os céticos têm os conceitos mais facilmente comunicáveis e a ausência de causalidades a seu favor.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
E9SZ1p0.png


Daqui a uns anos usar a média 1991-2020 será bastante estranho com tanto ano quente incluído :D Um aquecimento de 0.70º por século não é desastroso.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Isso depois entra-se nos polémicos ajustamentos e outras coisas do género:

Major correction to satellite data shows 140% faster warming since 1998

E do artigo (cuja leitura recomendo) a diferença entre o RSS/'crentes' e o UAH/'céticos' (se bem que o Roy Spencer acredita um pouco no AG mas não dá muita importância à ação humana).

vhqcy9ul.png


Curiosamente, ou talvez não, a atualização do UAH (v6) reduz as anomalias da versão anterior (v5). Uns gostam de aquecer e outros de arrefecer. Há coisas engraçadas não há? :D

X5PI1ln.png
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pirâmide de Gelo: Descoberta a fórmula para levar água a zonas secas
Tamara Lopes

19:48
A 'Ice Stupa' permite a conservação da água quando a temperatura do ar aquece, sendo posteriormente fornecida às populações, nos meses de maior calor.

O aquecimento global é um fenómeno causado por inúmeras emissões de gases, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, que intensificam o efeito de estufa, provocando, entre várias adversidades, o desaparecimento dos glaciares.

Por norma, os glaciares são permanentes, variando apenas as suas dimensões. A sua base vai derretendo, conduzindo a água para as zonas montanhosas mais próximas, até que sejam acumuladas camadas anuais sucessivas recongelando a neve.


Todavia, as mudanças climáticas nem sempre permitem que os glaciares se comportem da mesma forma, causando secas ao longo do verão nas zonas montanhosas. E isto é o que acontecia numa zona de Ladakh, na província de Jammu-Caxemira, que se situa a uma altitude de 2,500 a 4 mil metros acima do nível do mar, no oeste da cordilheira dos Himalaias, até que Sonam Wangchuk, um engenheiro indiano, desenvolveu uma solução.

De solução passou a projeto e consiste numa pirâmide de gelo, ou, conforme é conhecida localmente, Ice Stupa, quepermite a conservação da água, quando a temperatura do ar aquece, sendo posteriormente fornecida às populações, nos meses de maior calor.

A força gravitacional é a técnica utilizada para conseguir conduzir a água para zonas secas. Desta forma, a água começa a congelar a temperaturas de 20 graus negativos, atingindo uma altura máxima de 16 metros, com um volume sustentado até ao mês de maio, altura do ano em que as temperaturas do ar atingem os 20 graus positivos.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-formula-para-levar-agua-a-zonas-secas-186732
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Se acontecer como nos casos anteriores, e com esta notícia parece ser o caso, todo o Iceberg Larsen C vai-se desfazer ao longo dos próximos meses..

A questão é que esta plataforma de gelo em questão é muito maior do que as Larsen A e B que já se perderam respectivamente em 1995 e 2002 e poderá desestabilizar o gelo continental da Península Antárctica e acelerar ainda mais o degelo já que as Larsen funcionavam como escudo. :(
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Seca corta a água às fontes de Roma
24.07.2017

Uma das primaveras com menos chuva dos últimos 60 anos está a ter forte impacto em grande parte de Itália. A ilha da Sardenha pretende que seja declarado estado de desastre natural. Em Roma o fornecimento de água poderá sofrer interrupções de oito horas diárias, já a partir de quarta-feira, e algumas das suas famosas fontes podem ser desativadas

A escassez de chuva e as crónicas fugas nos aquedutos estão a ter forte impacto sobre os agricultores de grande parte de Itália este verão. A capital, Roma, pode sofrer cortes diários nos fornecimentos de água já esta semana.

A situação surge depois de Itália ter tido uma das primaveras com menos precipitação dos últimos 60 anos. Em certas partes do país o nível foi 80% inferior ao normal, segundo indicaram no domingo meteorologistas na Sky TG24 TV. A Sardenha é uma das regiões mais atingidas e está a tentar obter o estatuto de zona atingida por desastre natural.

A associação de agricultores Coldiretti estima que a situação já tenha provocado 2300 milhões de euros de prejuízo no setor. A produção de leite está a sofrer um decréscimo diário. Entre os mais atingidos estão os produtores de tomate no sudeste, na região da Apúlia, e os produtores de uva e de azeitonas de grande parte do país. A província de Parma, onde é produzido o famoso queijo parmesão, também está muito afetada.

Na capital, o fornecimento de água poderá sofrer interrupções de oito horas diárias, em bairros alternados, já a partir de quarta-feira. Muitas das famosas fontes da cidade podem ser desativadas. A ACEA, empresa responsável pelo fornecimento de água à cidade, alertou para o racionamento iminente, depois de o governador da região do Lácio ter ordenado, na semana passada, que se deixasse de recorrer à água do lago Bracciano.

26 DIAS DE CHUVA EM VEZ DE 88
Situado a 40 quilómetros de distância de Roma, o lago era usado apenas como reserva para o fornecimento de água na cidade, mas nos últimos anos tal passou a acontecer com regularidade. A situação levou o deputado Michele Meta, do Partido Democrata (centro-esquerda), a questionar se a ACEA, empresa maioritariamente detida pela autarquia, “não tem soluções melhores do que o racionar o fornecimento de água na capital?”

Nos últimos seis meses, Roma teve apenas 26 dias com chuva, comparativamente com os 88 registados em igual período de 2016. O problema é agravado pelas significativas fugas existentes no sistema de fornecimento de água, que em algumas áreas ainda é assegurado com recurso a aquedutos dos tempos do Império Romano.
http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-07-24-Seca-corta-a-agua-as-fontes-de-Roma
 
  • Gosto
Reactions: Zulo