Arquivo de eventos históricos

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Periodicamente faço referência a isto.. Incrível as semelhanças entre o Gordon 2006 e o Gordon 2012:

0OMqJcE.gif


PIe1czy.gif


---

SCL4HFw.jpg

sMs6fVa.jpg

kVaoNfE.jpg


O Alex acabou por ter uma extensão aparente superior devido à nebulosidade circundante.
 
Última edição:


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No seguimento do Gordon 2012 foram várias vezes referidas as semelhanças, chegou a brincar-se dizendo que o Gordon 2012 era o fantasma do 2006


Mais uma curiosidade. Não é apenas o nome e a possibilidade do Gordon actual também poder passar pelos Açores. O Gordon de 2006 teve um trajecto bastante parecido.

Por exemplo uma imagem comparativa numa localização bastante próxima uma da outra (30N/55W vs. 33N/54W).
Claro, há uma grande diferença na imagem, o Gordon de 2006 nesta zona era um categoria 3 com um olho, estava no pico depois de um processo de rápida intensificação.

EUxjL.jpg



E alguém que me calcule a probabilidade estatística de uma coisa destas acontecer

57IxN.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
No seguimento de um mês de Julho escaldante e do comunicado do IPMA a referir que terá sido o 2.º Julho mais quente desde 1931, coloco aqui uma imagem partilhada hoje com o Meteofontes, supostamente do ano de 1941. Não percebo se os valores ali referidos serão todos de estações oficiais do Instituto Geofísico (na altura), mas há ali valores "muito duvidosos", digo eu...

O que vos apraz dizer sobre isto? ;)

13935134_10209831341322534_1794845063235637049_n.jpg
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No seguimento de um mês de Julho escaldante e do comunicado do IPMA a referir que terá sido o 2.º Julho mais quente desde 1931, coloco aqui uma imagem partilhada hoje com o Meteofontes, supostamente do ano de 1941. Não percebo se os valores ali referidos serão todos de estações oficiais do Instituto Geofísico (na altura), mas há ali valores "muito duvidosos", digo eu...

O que vos apraz dizer sobre isto? ;)

13935134_10209831341322534_1794845063235637049_n.jpg



Seria interessante saber a data concreta para consultar as cartas de superfície..e ver a sinóptica..fala em despedida do mês portanto deve ser pelo fim do mês.. mas acho estranhos esses valores tão elevados :unsure:

No fim do mês de Julho/1941 a sinóptica era esta:

archives-1941-7-30-12-0.png


archives-1941-7-30-12-1.png
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Seria interessante saber a data concreta para consultar as cartas de superfície..e ver a sinóptica..fala em despedida do mês portanto deve ser pelo fim do mês.. mas acho estranhos esses valores tão elevados :unsure:


A pessoa que partilhou essa imagem, referiu agora que a mesma dirá respeito ao mês de Julho de 1941 ou 1942. Suposta noticia do JN, possivelmente publicada no inicio de Agosto respectivo.

PS: Após melhor análise do texto da noticia, penso que dirá respeito a 31 Julho de 1944.
É ali referido que "... o Instituto Geofisico funciona desde 1864, ou seja, à 80 anos." .
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
A pessoa que partilhou essa imagem, referiu agora que a mesma dirá respeito ao mês de Julho de 1941 ou 1942. Suposta noticia do JN, possivelmente publicada no inicio de Agosto respectivo.

PS: Após melhor análise do texto da noticia, penso que dirá respeito a 31 Julho de 1944.
É ali referido que "... o Instituto Geofisico funciona desde 1864, ou seja, à 80 anos." .

Decerto que é 1944, pois segundo o site do IPMA (http://www.ipma.pt/pt/oclima/extremos.clima/) nos extremos climáticos, quer a estação da Serra do Pilar, quer a estação da escola agrícola de Santarém apresentam os seus máximos nas datas de 30 e 31 de julho desse ano ;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Decerto que é 1944, pois segundo o site do IPMA (http://www.ipma.pt/pt/oclima/extremos.clima/) nos extremos climáticos, quer a estação da Serra do Pilar, quer a estação da escola agrícola de Santarém apresentam os seus máximos nas datas de 30 e 31 de julho desse ano ;)

Sinóptica da altura, nada de muito extraordinário nas temperaturas a 850 hpa, já tivemos temperaturas mais altas e com máximas mais baixas à superfície, continuo a achar os valores das máximas demasiado elevados.. 45.8 ºc de máxima em Coimbra é " muita fruta":unsure:

archives-1944-7-30-12-1.png


archives-1944-7-31-12-1.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
O valor de Coimbra obviamente é muito suspeito, dificilmente acredito que tenha sido medido em boas condições.
Quanto às cartas sinópticas, valem o que valem, são reanálises, do tempo em que não havia nem metade das medições nem em estações nem em radiosondagens, nem satélites havia. São sempre estimativas muito grosseiras. Eu pelo contrário, ao ver uma mancha generalizada de iso's altas numa coisa tão grosseira como uma reanálise da década de 40, não me admirava que os valores reais pudessem ser bem "piores" que esses, portanto comportáveis de um evento de calor muito extremo!
 

rmsg

Cumulus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
101
Local
Foz de Arouce, Lousã (116m)
As altas temperaturas são do dia 31/07/1944.

Diário de Lisboa (vespertino) desse mesmo dia - referência às temperaturas de Lisboa e Porto

4dHKxvE.gif


Diário de Lisboa do dia seguinte: 01/08/1944 (Calor em Alcobaça):

jpGkJQY.gif
 
  • Gosto
Reactions: ecobcg

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Acho os valores de Coimbra e Leiria um pouco exagerados, os restantes perfeitamente aceitáveis.
Penso que foi nessa altura que Alvega registou a maxima absoluta, 45ºC, tendo uma mínima absoluta de -9ºC, impressionante.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Algo que me faz confusão é os 45.8ºc em Coimbra e em Campo Maior " apenas" 43.6ºc portanto menos 2 graus, acho um pouco estanho:unsure:

Mais estranha é a medição ao sol, onde Campo Maior ganha por 2ºC :lol::p
Seja como for e tendo em conta os 70 e tal anos que nos separam dessas datas, não deixando de ser temperaturas significativas. Pena é que, no que toca a temperaturas baixas, daquelas de gelar os ossos como os -8ºC de 11-01-1941 em Portalegre, só restam poucas ou nenhumas memórias... :(
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

jorgeanimal

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
182
Local
Lourinhã
Acho os valores de Coimbra e Leiria um pouco exagerados, os restantes perfeitamente aceitáveis.
Penso que foi nessa altura que Alvega registou a maxima absoluta, 45ºC, tendo uma mínima absoluta de -9ºC, impressionante.
Pelo que foi dito, uma depressão a SW de PT trouxe ar quente do Norte de África, portanto o litoral de PT, mais para norte, sofreria muito mais com a situação. E Coimbra, com as montanhas para nascente, sofreria ainda mais com os fenómenos de redução da humidade e aumento da temperatura do ar quando este desce após passar a barreira montanhosa.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mais estranha é a medição ao sol, onde Campo Maior ganha por 2ºC :lol::p
Seja como for e tendo em conta os 70 e tal anos que nos separam dessas datas, não deixando de ser temperaturas significativas. Pena é que, no que toca a temperaturas baixas, daquelas de gelar os ossos como os -8ºC de 11-01-1941 em Portalegre, só restam poucas ou nenhumas memórias... :(
Pois é, esse dia deve ter sido gelado, oxalá um dia esses -8 possam ser batidos, mas é muito difícil....
Por acaso são sabes a máxima desse dia? deve ser sido bem baixa.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel