Excelente tópico, Mário Barros, são estes temas e discussões que contribuem para um forum ainda mais activo. Vou por isso dar a minha contribuição num tema que me faz reflectir e muitas vezes divergir entre a emoção de ler relatos de outras décadas e a esperança versus angústia de podermos ter (ou não) situações semelhantes no futuro.
Vou utilizar tópicos para a leitura não ser tão cansativa:
- Para ter neve a cotas médias em Portugal e esta manter-se durante algum tempo nas serras é necessário um elemento que nos últimos anos muito tem andado arredado da Iberia:
uma siberiana digna desse nome. Sem dias (ou semanas) persistentes de
ar frio de leste (preferencialmente com origem no leste europeu), seguidas ou intercaladas com depressões atlânticas (NW, W ou SW), é difícil ocorrer nevadas em Portugal. É necessário primeiro existir ar frio instalado e que seja de difícil rápida remoção pela precipitação quando ela chegar. Todos os episódios de neve a cotas baixas em Portugal que presenciei tiveram como antecedentes dias ou semanas de muito frio de leste ou nordeste em Portugal.
Então porque razão não neva em Portugal como nas décadas de 40, 50, 60 e 70 ? O que mudou desde então até aos nossos dias ?
- Aquecimento (humano ou natural); desde os anos 80 indiscutivelmente as temperaturas estão mais altas;
- Anticiclones subtropicais a latitudes mais altas;
- Ausência de siberianas ou outras entradas frias duradouras de leste, nordeste ou norte;
- Pós-frontais fraquíssimos (este é um dos fenómenos que mais me intriga: lembro-me em criança de após a passagem de uma frente termos três ou quatro dias de aguaceiros bem formados, intensos e regulares, as próprias previsões do IM davam aguaceiros, aguaceiros e aguaceiros, e agora isso nunca acontece, passa a frente e aguaceiros são raros e fracos);
- Irradiação nocturna menos intensa;
- Dificuldade acrescida em existirem bloqueios no Atlântico (excesso de zonal e anticiclones subtropicais).
Sabiam que na Pequena Idade do Gelo a Serra do Marão (a poucos kms do Porto) tinha neve todo o ano,
inclusivamente em Julho e Agosto ... !? Agora, nem no Inverno consegue acumular neve.
Sabiam que nessa mesma Idade do Gelo, existem relatos de pelo menos num determinado ano
ter nevado sete vezes em Lisboa !?
Sabiam que no nordeste transmontano (relatos do meu pai), no Inverno formavam-se facilmente lagos de gelo com uma espessura de um palmo, dificilmente quebráveis com pedras, e quando um desses blocos se partia e se colocava num caminho rural,
ficava sem derreter semanas seguidas !
Enfim, outros tempos, outras emoções, outra realidade.
O mundo meteorólogico entretanto mudou muito, mas como as mudanças são inevitáveis, pode ser que num futuro mais ou menos próximo, elas retornem a padrões anteriores, e talvez mesmo de uma forma mais ou menos abrupta.
Resta a nós e às futuras gerações continuarmos todos a acompanhar, relatar, analisar, prever e vibrar com esta maravilhosa meteorologia. Todos os dias, na esperança de novas emoções.