Aconselho mesmo uma visita ao local! É fantástico! A zona "des Cortalets" então é o mais próximo que já vi daquela ideia que temos de "Paraíso". Só faltam as ninfas
Outra coisa espetacular é o facto de passarmos por 3 climas ao longo da ascensão e de forma bem remarcada! É impressionante a mudança repentina de vegetação e paisagem! Espetacular mesmo!
Só consegui ir lá acima à segunda tentativa pois tive de "apalpar" bem o terreno. A encosta Norte é um congelador e com o vento então!
O cume do Canigou é bem acessível, desde que sem neve, normalmente de Maio a Outubro e geralmente é feito a partir dos "Cortalets" a 2100m. Eu subi desde os 1000m em Los Masos de Valmanya. Mesmo assim, já falhei o clima Mediterrânico do sopé
Entretanto estou a trabalhar nas fotos da primeira vez que subi aos "Cortalets" em Maio do ano passado.
Dessa vez fui de 4x4 lá acima

O local é acessível por pista de montanha. São 20km sempre aos saltos!
Curioso ver muitos Espanhóis lá em cima com Seat Ibiza e Ford Fiesta. Se perguntarem como chegaram lá acima eu não faço a miníma....
Já agora para quem tiver interesse pesquisem pelo
GR10 e
GR36 na net. Ambos os caminhos atravessam o Maciço. O
GR10 atravessa os Pirenéus de lés a lés. Deve ser uma rota fantástica a julgar pela pequena parte que conheço

.
O
GR36 faz uma diagonal à França e vem acabar nos Pirenéus, junto à fronteira.