Re: Seguimento Astronomia 2011 http://apod.nasa.gov/apod/image/1201/freeflyer_nasa_900.jpg Imagem espectacular do astronauta Bruce McCandless a 100m da baia de carga do space shuttle Challenger.
Re: Seguimento Astronomia 2011 Boa tarde, Tenho reparado neste dias num ponto muito luminoso a Oeste um bocado acima linha do horizonte, pelas 20h30, o que será?
Re: Seguimento Astronomia 2011 Venus ? Hum interessante, Jupiter é aquele ponto luminoso que se ve não muito longe da lua, a Sul, quase em cima de nós e que é observavel quase todo o ano. verdade?
Re: Seguimento Astronomia 2011 A seguir ao por do Sol o ponto mais luminoso que se vê a seguir a Lua , a Oeste é Vénus , em cima mesmo de nós está Júpiter um ponto grande e luminoso que se avista até pouco depois da meia noite. Logo depois da meia noite a Este está um ponto alaranjado que é Marte e é visível até de madrugada
Re: Seguimento Astronomia 2011 Muito obrigada Teles, tenho de vir mais a este tópico, vou começar a observar melhor o céu.
Boas pessoal! A cerca de uma hora, por volta das 23.50, estava em viagem no carro e virado para sul vi uma bola de fogo no sentido descendente, penso que era um meteoro (n sei se esta correto) era maior q qq estrela ou satelite, tipo parecia um bola de futebol, alguem presenciou este fenomono?
Boas Malta!! Alguém me sabe dizer se hoje (02-02-2012) irá ocorrer algo engraçado de se ver a olho nu nos nossos céus? Cumprimentos NG
A não ser a ocorrência de fenómenos muito esporádicos como a queda de uma bola de fogo, que quase nunca é prevista. A ocorrência de chuvas de estrelas, essas sim bem previstas. A conjunção de planetas. Mas todos os dias são dias bons para se olhar para o céu nocturno. Hoje pode ver: Vénus logo ao por do sol é o astro mais brilhante no céu. Júpiter, é um ponto brilhante bem destacado no céu que se pode ver desde o por do sol até a meio da madrugada 3 ou 4 da manhã. A lua que se encontra em crescente. A nebulosa de Oríon que mal se vê a olho num mas dá para ver que não se trata de uma estrela como as outras, já que é bastante esbatida. Temos ainda toas as constelações e a via láctea. Como pode ver não faltam motivos para assar uns minutos a olhar para o ar lol