Astronomia e Ciências Espaciais 2013

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Partial Lunar Eclipse.

On Friday evening, October 18, the full moon—also known as the Hunter’s Moon—glides through the outer edge of Earth’s shadow and undergoes a penumbral eclipse. The deepest part of the eclipse is at 7:50 pm EDT (23:50 UT), when a dark grey shading will appear along the southeastern edge of the moon.

The eclipse will be visible across eastern North America, South America, across Europe, and Africa on Friday night. Sky-watchers on the Asian continent get to witness the partial lunar eclipse at dawn on October 19.

Fonte : http://newswatch.nationalgeographic.com/2013/10/15/5-sky-events-this-week-partial-lunar-eclipse-halleys-shooting-stars/

:)
 
  • Gosto
Reactions: Kispo e CptRena


jdc

Cirrus
Registo
10 Jul 2012
Mensagens
20
Local
Lisboa
Asteroide UB2013 com tamanho entre 12m e 26 metros, irá amanha dia 19, passar muito perto da Terra. Fiquem atentos ao céu!

1gl8.jpg




http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2013 UB;orb=1;cov=0;log=0;cad=0#orb
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)

Asteróide de 400 metros pode cruzar com a Terra em 2032



Um asteróide passou próximo da órbita da Terra no mês passado, tornando-se um dos 10.332 objectos catalogados como «potencialmente perigosos» pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), os chamados NEOs.

Isso porque o 2013 TV135 é grande, com cerca de 400 metros de diâmetro, e tem uma trajectória que passa perto do nosso planeta. No dia 16 de Setembro, quando atingiu a sua maior aproximação, ele ficou a 6,7 milhões de quilómetros da órbita da Terra.

Descoberto no último dia 8 de Outubro pelo Observatório Astrofísico da Crimeia, na Ucrânia, o caminho do asteróide pode voltar a cruzar com o nosso planeta em 2032, estimam os astrónomos. A Nasa, no entanto, minimizou os riscos de colisão e calculou uma hipótese em 63 mil para sermos destruídos pela rocha.

«Para colocar de outra forma, vamos dizer que a hipótese de não haver um impacto em 2032 é de cerca de 99,998%», afirma Don Yeomans, chefe do programa de NEO da Nasa, no JPL, em Pasadena, Califórnia.

O asteróide «passeia» bastante pelo Sistema Solar, indo da região da Terra até quase à de Júpiter - mas fica distante da órbita do gigante, assim como estamos longe do Sol. Mas Yeomans lembra que é preciso mais estudos do corpo, já que o período orbital de quase quatro anos está a ser observado apenas há poucos dias.

Fonte : http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=663658
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Será que o cometa Ison vai sobreviver?


O Universo está prestes a testemunhar um dos maiores fenômenos do século. O cometa Ison deve se aproximar do Sol no dia 28. Vai atingir a distância de 1 milhão de quilômetros da superfície do astro. A notícia é ótima, mas os especialistas estão com medo de que o Ison – ele foi nomeado assim, pois foi descoberto em 2012 por astrônomos do observatório Ison, na Rússia – se desintegre, derreta (sublima).

Isso pode acontecer por causa do supercalor do Sol, que tem a capacidade de mudar seu estado físico. Ele passaria de matéria congelada (tipo bola de gelo) para o estado gasoso. Essa transformação chama-se sublimação. Mas, se o cometa continuar inteiro nós, da Terra, poderemos vê-lo a olho nu, em 26 de dezembro. Está todo mundo torcendo para que o cometa Ison sobreviva.

HÁ MUITAS DIFERENÇAS
O cometa é espécie de bola de gelo (formada pela junção de vários gases), que vaga pelo espaço. Já a estrela cadente é pedaço de asteroide (rocha espacial) que entra na atmosfera da Terra e se torna incandescente (como se fosse fogo), deixando risco no céu.

Com formato irregular, a maioria dos asteroides tem cerca de um quilômetro de diâmetro – mas alguns podem chegar a centenas deles. Quando o asteroide é pequeno é chamado de meteoroide. A maior parte tem o tamanho de grãos de areia. E esses são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias.

O retorno do cometa Halley - Quando falamos em cometa a primeira coisa que nos vem à cabeça é o nome Halley. E resgatar isso na memória não é por acaso. Halley é o cometa mais famoso que existe! (foto acima) Foi descoberto pelo astrônomo e matemático britânico Edmond Halley, em 1696.

Ele costuma ‘visitar’ a Terra a cada 75 ou 76 anos, quando atinge o ponto mais próximo do Sol. A distância é o suficiente para que não corra risco algum de derreter (sublimar), como pode acontecer com o Ison. Foi visto, pela última vez, em 1986. Naquele ano, o Halley ficou visível a olho nu da Terra por alguns dias. Ao se afastar do nosso planeta, o cometa seguiu seu caminho, ou sua órbita.

Segundo cálculos da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), o Halley está localizado hoje a 4,7 bilhões de quilômetros do Sol. Isso é quase 31 vezes a distância entre a Terra e o astro. A próxima passagem do cometa pela Terra deverá ocorrer em julho do ano de 2061.



Fonte :
http://www.dgabc.com.br/Noticia/491663/sera-que-o-cometa-ison-vai-sobreviver?referencia=mais-lidas-editoria
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Un asteroide del ancho de un campo de fútbol se acerca peligrosamente mañana a la Tierra

Un nuevo asteroide de un tamaño estimado de entre 31 y 68 metros de longitud se acerca mañana jueves a la Tierra. La roca, comparable al ancho de un campo de fútbol o a cuatro o cinco autobuses puestos en fila uno tras otro, se aproximará a dos distancias lunares, unos 760.000 km (0,0051 AU), una separación absolutamente segura para nuestro planeta, según informa el Observatorio Remanzacco (Italia).

La roca, denominada 2013 XY8, fue descubierta por el Catalina Sky Survey el pasado domingo 7 de diciembre. En el momento de su máxima aproximación, a las 11.14 GMT (una hora más en la Península ibérica), se moverá a 151"/min. La «visita» podrá ser seguida en directo en internet a través de la web del Virtual Telescope Project, con comentarios de expertos. La sesión comienza esta misma noche a las 22.00 GMT.

Cada visita, un aviso

La aproximación de un asteroide proporciona a los científicos una buena oportunidad para estudiarlo en detalle y entender su composición, forma, rotación, características de la superficie, etc... datos que pueden darnos nuevas pistas sobre su origen. El paso de 2013 XY8 es completamente seguro, pero quizás en el futuro no tengamos tanta suerte. Una roca de ese tamaño no destruiría la Tierra, pero podría destrozar una ciudad entera.

El meteorito que estalló en el cielo de Tunguska, en Siberia, en 1908, solo unos metros más grande, provocó una explosión de varios megatones y arrasó más de 2.000 km cuadrados de tundra. El que explotó sobre Chelyabinsk en febrero de 2013 medía 20 metros, y está en el recuerdo de todos la que organizó, con más de mil personas heridas.


Fonte : http://www.opinion.com.bo/opinion/articulos/2013/1211/noticias.php?id=114241

Mais um :rolleyes:
Vai ser amanhã dia 12 de Dezembro :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Alguém sabe quando é que esta noite as geminideas vão estar mais ativas?

Se é que vão estar...:(

Ontem a nebulosidade impediu que eu observasse o fenómeno corretamente, só vi 2 meteoros, mas também não estava para ficar até às cinco e tal da manhã, à espera dos ditos cujos meteoros.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
desculpa so responder agora mais não estas com sorte e o que vou dizer vale para todas as chuvas de estrelas, so depois da meia noite é que o zenite esta em consonancia com o movimeto da terra antes disso é como se fossemos de costas por esse motivo é que as melhores horas são 3 4 e 5 da matina quando se avança directamente contra as poeiras
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Bola de fogo avistada nos céus dos EUA

Uma bola de fogo, que se pensa ser um meteoro, foi avistada por centenas de pessoas nos céus da fronteira dos Estados do Minnesota e do Iowa, EUA.

A Sociedade Americana dos Meteoros afirma que recebeu mais de 700 avisos de pessoas que avistaram o fenómeno.

Uma testemunha disse à Sky News que o objeto «claro como a luz do Sol» e que produzia um forte «som» se dividiu em «vários fragmentos», antes de desaparecer.

A bola «luminosa» foi captada por uma câmara de vigilância.

 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: João Pedro

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Faz precisamente hoje 28 anos que ocorreu o acidente espacial que vitimou sete pessoas! O acidente do Space Shuttle Challenger!

A 28 de Janeiro de 1986, o vaivém Challenger explodiu 73 segundos após o lançamento, matando os 7 astronautas, incluindo a professora Christa McAuliffe. Eram 11h39 na Flórida, EUA, e 16h39 em Portugal.


 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e CptRena