Astronomia e Ciências Espaciais 2013

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Chuva de estrelas cadentes atravessa os céus de Portugal

Chuva de estrelas cadentes atravessa os céus de Portugal
A chuva de estrelas cadentes 'Perseidas' pode ser visível a olho nu durante as noites deste fim de semana e da próxima segunda-feira, o dia em que se regista uma maior atividade. O fenómeno tem origem na passagem da Terra pela órbita do cometa 'Swift-Tuttle'.

Todos os anos, por volta desta altura, é possível observar-se, no céu limpo, esta chuva de estrelas cadentes. Em locais afastados da poluição das luzes urbanas, a 'Perseidas' pode ser vista, perfeitamente, à vista desarmada.

As previsões meteorológicas para as próximas noites apontam para "ótimas condições" de visibilidade desta que é uma das chuvas de estrelas cadentes mais importantes, segundo Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o responsável revelou que a 'Perseidas' irá registar o seu pico de atividade na noite de segunda-feira, ao emitir uma média de 110 meteoros por hora. Ainda assim, nas noites de sábado e de domingo será já possível ver esta chuva de meteoros com uma média de 80 a 90 por hora.

http://boasnoticias.sapo.pt/noticia...ravessa-os-céus-de-Portugal_16817.html?page=1
 


Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite! Encontro-me em Portimão, e até agora já avistei 23 meteoros os últimos têm sido mais fracos. Contudo podia ter visto mais se não me tivesse deslocado da praia para casa. Vi um muito incandescente tinha tons de um amarelo muito vivo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Desde sexta que já tenho algumas horas de céu fotografado, e de todas as exposições ainda só consegui fotografar um meteorito, espero que o aumento previsto seja visível a olho nú, pois na verdade durante estes dias ainda só vi 4 ou 5 e so um deles bem visível, os restantes não passavam de ténues linhas de luz :mad:


Na noite de sábado para domingo também consegui ver alguns numa zona escura aqui perto, mas no ano passado vi muito mais.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Bom contabilizei mais alguns depois de vir da praia. Cheguei aos 30 meteoros avistados, foi uma chuva de estrelas muito bonita, e a minha primeira. Mas tenho uma questão, hoje ainda é possível ver? Vi na RTP, que é visível ainda hoje a partir das 22h, alguém confirma? E se sim, é das 22h à 00h?
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Bom contabilizei mais alguns depois de vir da praia. Cheguei aos 30 meteoros avistados, foi uma chuva de estrelas muito bonita, e a minha primeira. Mas tenho uma questão, hoje ainda é possível ver? Vi na RTP, que é visível ainda hoje a partir das 22h, alguém confirma? E se sim, é das 22h à 00h?

Sim, a próxima noite vai ser o pico, talvez 110 meteoros por hora. :)
Vai durar toda a noite amigo, eu ontem ainda vi uns 10 durante 1h30, mas claro que o meu campo de visão era só para Oeste e Norte :P
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Estão com muita sorte mesmo. Esta noite vou pela ultima vez tentar fotografar alguma coisa, vamos ver se o nevoeiro não estraga tudo como a noite passada....
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu também gostava de fotografar um meteoro, mas é uma tarefa complicada, sujeito-me a perder a visão de algum. Entretanto ainda não vi nada até agora. :hehe:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sim, a próxima noite vai ser o pico, talvez 110 meteoros por hora. :)
Vai durar toda a noite amigo, eu ontem ainda vi uns 10 durante 1h30, mas claro que o meu campo de visão era só para Oeste e Norte :P

Bom se está a ser o pico ou não isso eu não sei, contudo ainda vi pouca coisa. Passaram 2 meteoros com uma rasto de luz bastante comprido e um outro que passou muito rápido. Não estou na praia mas ainda assim, acho que está a haver pouca atividade, pelo menos para o lado norte do meu prédio.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Eu ontem também vi alguns meteoros, esteve muito fraco.
Vi meteoros a andar sem entrarem na atmosfera ou então eram satélites, vi ai uns 10 ou mais..
Alguém mais entendido na matéria, aquelas estrelas ou meteoros que vemos a andar no céu são mesmo meteoros ou satélites ?? É que ganham um brilho e depois vão desaparecendo a pouco e pouco..:unsure:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Eu ontem também vi alguns meteoros, esteve muito fraco.
Vi meteoros a andar sem entrarem na atmosfera ou então eram satélites, vi ai uns 10 ou mais..
Alguém mais entendido na matéria, aquelas estrelas ou meteoros que vemos a andar no céu são mesmo meteoros ou satélites ?? É que ganham um brilho e depois vão desaparecendo a pouco e pouco..:unsure:

Provavelmente serão satélites. Os Iridium são comuns com os seus grandes painéis que reflectem a luz solar produzindo esses flares. Mas outros satélites também podem ter esse efeito visual. Também há outros em que percorrem o céu com +/- a mesma intensidade. Mas para ver esses é preciso um bom local (sem poluição luminosa)
Usa o heavens above para ver o que anda lá em cima. Em conjunto com o Stellarium e outros serviços online para determinar que satélites estão sobre a zona, excepto os espiões, esses não devem vir em nenhum almanaque :p
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Bom o meu saldo final das perseidas foi 38 meteoros, vi muito poucos ontem. Em relação a esse assunto de satélites que irradiam a luz para terra desconhecia, contudo já não é a primeira vez que vejo algo semelhante a uma estrela a deslocar-se no céu e tenho quase a certeza que não são aviões, pois não vejo nenhuma luz a piscar.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Para mim todos os anos são um fiasco mas este foi nulidade completa não vi nem um em mais de uma hora de nariz para o ar :lmao:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Bom o meu saldo final das perseidas foi 38 meteoros, vi muito poucos ontem. Em relação a esse assunto de satélites que irradiam a luz para terra desconhecia, contudo já não é a primeira vez que vejo algo semelhante a uma estrela a deslocar-se no céu e tenho quase a certeza que não são aviões, pois não vejo nenhuma luz a piscar.

A maioria são os famosos iridium com orbita polar portanto tudo norte sul e viceversa depois a iss que consegue ser bem brilhante mais do que isso so com equipamento
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Totalizei mais de setenta meteoros desde o dia 8. O facto de viver desviado da cidade e o céu estar limpo ajudou bastante, embora nas noites mais activas a visibilidade tenha degradado um pouco devido ao fumo dos incêndios.
De resto foi o ano em que mais me dediquei à visualização das Perseidas, mas mesmo assim não vi meteoros tão fascinantes como no ano passado. ;)

Ps: quanto a esses satélites visualizei muitos mesmo, numa noite escura é muito fácil de encontrá-los.