Astronomia e Ciências Espaciais 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vou complementar o meu post anterior. Este fim de semana há chuva de meteoros. São as 'Quadrântidas'. O seu radiante localiza-se logo atrás da cauda da Ursa Maior:

O3HeJRW.jpg


A melhor altura de observação será a madrugada de 3 e 4 de Janeiro. A lua (quase) cheia (>98% iluminada), infelizmente, dificultará as observações. A cadência desta chuva pode ser de +50 meteoritos por hora, podendo até igualar as Perseidas.

Há também um apelo ao envio de fotos amadoras do evento:

Editor's note: If you snap a great picture of the 2015 Quadrantid meteor shower and would like to send it in to Space.com, let us know. We just might feature it in a photo gallery or story. Photos and comments can be sent in to managing editor Tariq Malik at: spacephotos@space.com.

Mais informações em EarthSky e Space.com.

Em termos de eventos astronómicos, a Super Lua deste ano será a 28 de Setembro de 2015 (coincidindo com um eclipse lunar :w00t:). A 'Micro-Lua' - menor lua cheia do ano - será a 5 de Março. No dia 31 de Julho haverá uma Lua Azul - segunda lua cheia num mês (a primeira lua cheia de Julho é no dia 2).

Entre outros eventos aqui descritos, saliento Vénus, que no fim da primavera estará muito alto no céu ao anoitecer. A magnitude de -4,5 significa que será muito brilhante e facilmente visível. Por volta do dia 30 de Junho, Vénus e Júpiter estarão muito próximo. É um evento a não perder :w00t:. Este vídeo exemplifica o movimento e localização aproximada dos planetas até ao Verão:



Ainda em relação a Júpiter, este planeta, no dia 6 de Fevereiro, estará à distância mais próxima de nós até 2019. Neste momento, o planeta mencionado é facilmente visível a noite toda.

Termino com um guia completo dos eventos astronómicos relevantes para este mês:

http://hubblesite.org/explore_astronomy/tonights_sky/
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Acrescento que no dia 8 de Janeiro a Lua e Júpiter estão em conjunção, ou seja, próximos entre si (+-4º). Semelhante evento deverá ser visto a noite toda.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
À exceção do luar, as condições meteorológicas estão excelente para a observação do cometa em PDL. Tendo em conta a luz, não foi fácil localizar o cometa (teve que ser com a ajuda do Stellarium). Com uns binóculos 10x50 só consegui ver uma 'mancha' difusa (sem cor definida) no céu. Mesmo usando a visão lateral não são visíveis detalhes. Lá para a semana é possível que o cometa fique mais brilhante e como a Lua nasce mais tarde, será mais agradável a visualização. Pior mesmo será saber onde se encontra pois até ao final do mês ele irá mover-se muito rápido no céu.

Eu só consegui ver pelas 20:30 (hora local) porque tenho um muro de 3/4 metros a obstruir a minha visão para Sul. Com horizonte limpo, é possivel observar o cometa pouco depois do anoitecer.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A estrela Rigel é fácil de identificar. Olhando para a cintura de Orion (três estrelas seguidas), Rígel está situada abaixo à direita (aplicando a teoria na prática).