Deixo aqui a ligação da publicação que faz referência ao eclipse de Março deste ano: http://www.meteopt.com/forum/topico/astronomia-e-ciencias-espaciais-2014.7490/page-18
Vou complementar o meu post anterior. Este fim de semana há chuva de meteoros. São as 'Quadrântidas'. O seu radiante localiza-se logo atrás da cauda da Ursa Maior: A melhor altura de observação será a madrugada de 3 e 4 de Janeiro. A lua (quase) cheia (>98% iluminada), infelizmente, dificultará as observações. A cadência desta chuva pode ser de +50 meteoritos por hora, podendo até igualar as Perseidas. Há também um apelo ao envio de fotos amadoras do evento: Mais informações em EarthSky e Space.com. Em termos de eventos astronómicos, a Super Lua deste ano será a 28 de Setembro de 2015 (coincidindo com um eclipse lunar ). A 'Micro-Lua' - menor lua cheia do ano - será a 5 de Março. No dia 31 de Julho haverá uma Lua Azul - segunda lua cheia num mês (a primeira lua cheia de Julho é no dia 2). Entre outros eventos aqui descritos, saliento Vénus, que no fim da primavera estará muito alto no céu ao anoitecer. A magnitude de -4,5 significa que será muito brilhante e facilmente visível. Por volta do dia 30 de Junho, Vénus e Júpiter estarão muito próximo. É um evento a não perder . Este vídeo exemplifica o movimento e localização aproximada dos planetas até ao Verão: Ainda em relação a Júpiter, este planeta, no dia 6 de Fevereiro, estará à distância mais próxima de nós até 2019. Neste momento, o planeta mencionado é facilmente visível a noite toda. Termino com um guia completo dos eventos astronómicos relevantes para este mês: http://hubblesite.org/explore_astronomy/tonights_sky/
Acrescento que no dia 8 de Janeiro a Lua e Júpiter estão em conjunção, ou seja, próximos entre si (+-4º). Semelhante evento deverá ser visto a noite toda.
Obrigado por toda a colectânea de eventos astronómicos! As quadrântidas vou tentar vê-las em Sintra, mas com a Lua cheia se estiver neblina nada se vê.
Boas fotos! DSS? Não tenho conseguido vê-lo com o luar e a neblina aqui junto ao mar, mesmo as estrelas principais vêem-se mal.
À exceção do luar, as condições meteorológicas estão excelente para a observação do cometa em PDL. Tendo em conta a luz, não foi fácil localizar o cometa (teve que ser com a ajuda do Stellarium). Com uns binóculos 10x50 só consegui ver uma 'mancha' difusa (sem cor definida) no céu. Mesmo usando a visão lateral não são visíveis detalhes. Lá para a semana é possível que o cometa fique mais brilhante e como a Lua nasce mais tarde, será mais agradável a visualização. Pior mesmo será saber onde se encontra pois até ao final do mês ele irá mover-se muito rápido no céu. Eu só consegui ver pelas 20:30 (hora local) porque tenho um muro de 3/4 metros a obstruir a minha visão para Sul. Com horizonte limpo, é possivel observar o cometa pouco depois do anoitecer.
Para quem quiser tentar ver o cometa pode olhar para um pouco mais a Oeste da estrelar Rigel da constelação de Orion:
A estrela Rigel é fácil de identificar. Olhando para a cintura de Orion (três estrelas seguidas), Rígel está situada abaixo à direita (aplicando a teoria na prática).