Algum encontro em perspectiva para observar o eclipse na zona de Lisboa? Queria levar os Skymaster mas montar o aparato todo a meio da noite na cidade não me dá muita confiança.
Ps: Não consegui pensar em algo para descrever o video tal é o impacto que causou. Basicamente, é ver.....
Ps2: Se possível na qualidade máxima e com som, pois a banda sonora é qualquer coisa...ou não fosse Hans Zimmer.
A maior Super Lua do ano acontece na noite desta terça-feira. O fenómeno ocorre pela segunda vez em 2019, depois de se ter verificado em janeiro, mas agora a sua observação será ainda mais favorável.
Nas noites de Super Lua a Lua Cheia está ainda maior e mais brilhante do que o habitual. Isto acontece devido à ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da presença da Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua em que esta se encontra mais próxima da Terra). Ora, na noite desta terça-feira, o fenómeno deverá atrair ainda mais curiosos uma vez que se trata da maior Super Lua de 2019: o desfasamento entre os instantes do perigeu e da Lua Cheia é de apenas 6:51 horas, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa. A Lua Cheia estará 14% maior e 30% mais brilhante.
O Observatório Astronómico de Lisboa indica que a melhor altura para observar o fenómeno, se as condições meteorológicas o permitirem, será no momento em que a Lua nasce - em Lisboa pelas 18:17 horas, Porto pelas 18:10 horas, no Funchal pelas 18:58 horas e em Ponta Delgada pelas 18:28 horas.
A próxima e última Super Lua do ano ocorrerá a 21 de março, mas aí os instantes do perigeu e da lua cheia já estarão desfasados 29:56 horas.
Descoberta uma nova lua no Sistema Solar. Chama-se Hipocampo e fica em Neptuno
HÁ 41 MINUTOS
Escapou ao olhar da Voyager 2, mas não às atualizações ao Telescópio Hubble. Hipocampo tem 34 quilómetros de diâmetro e orbita o gigante Neptuno. Deve ter nascido de uma colisão quase catastrófica.
... https://observador.pt/2019/02/20/de...a-solar-chama-se-hipocampo-e-fica-em-neptuno/
Em junho de 2018, um asteroide de três metros foi avistado por um observatório terrestre no Arizona, oito horas antes do impacto. A NASA realizou então a determinação precisa da sua órbita e previu que o meteoro iria atingir o sul de África. Mais tarde, uma bola de fogo foi avistada no Botswana e foram encontrados vestígios na região.