Erupção no vulcão subaquático Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai (Pacífico) cerca de sete vezes mais poderosa do que a erupção em dezembro passado
O vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai, localizado na ilha com o mesmo nome, no arquipélago de Tonga, entrou em erupção ontem, dia 13 de janeiro, às 15:30 hora UTC. Esta erupção é a segunda em menos de um mês e emitiu uma coluna de cinzas e gases a cerca de 20 km.
Foi emitido um alerta de tsunami para todas as ilhas do Reino de Tonga, uma vez que a atividade vulcânica no arquipélago afeta os níveis das águas costeiras. Devido a isso, as pessoas foram aconselhadas a ficar fora da água e longe da costa.
Até ao momento foi registada uma onda máxima de tsunami no marégrafo de Nuku'alofa (capital do Reino de Tonga) às 12:30 com cerca de 30 cm, tendo sido também observada uma flutuação do nível do mar. Foram também detetadas variações nos níveis de água do mar na costa sul de Samoa, como resultado da erupção.
Segundo o chefe dos Serviços Geológicos de Tonga, Taaniela Kula, a erupção teve impacto num raio de 260 km, sendo cerca de sete vezes mais poderosa do que a última erupção de 20 de dezembro de 2021.
Ainda de acordo com o chefe dos Serviços Geológicos de Tonga, as pessoas nas ilhas de Tongatapu, de Há’apai e do grupo de Vava’u, devem manter-se dentro de casa o máximo possível, utilizar máscara quando estiverem na rua e cobrir os reservatórios de água da chuva e os sistemas de coleta de água da chuva.
A queda de cinzas foi testemunhada nas ilhas de Ha’apai, e os voos domésticos foram suspensos. A última erupção em dezembro do ano passado produziu uma coluna de cinzas com cerca de 16 km de altura e formou jangadas de pedra-pomes com uma área inferior a 50 km2 após as primeiras 24 horas.
Fontes
Volcano Discovery
Nzherald.co.nz