Atividade Vulcânica 2022/2023

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores



Esta crise iniciou se em Junho, com uma média de 17 sismos diários, no dia de ontem foram registados 8 sismos.
Não se sabe a profundidade da maioria dos sismos, mas o IPMA dos poucos que publicou, anda à volta de 1km de profundidade, o que é muito superficial..

Em 2020 houve mais de 500 sismos no vulcão de Santa Bárbara.

É considerado uma crise sismovulcanica, por ser uma crise sísmica num vulcão activo (teve erupções nos últimos 10.000 anos, apesar de não ter tido nenhuma erupção desde o povoamento da ilha).

(Resumo da reportagem)

Acho que desde a crise de São Jorge que tamos a assistir uma mudança da comunicação do CIVISA, dantes tudo nos Açores era comunicado com "valores ligeiramente acima do normal", seja em episódios em vulcões, ou em zonas puramente de origem tectônica.
Agora fala se publicamente em alertas vulcânicos. Antes assim, um aproximar do que muitos observatórios noutros países fazem, se existe alguma anomalia num certo vulcão, comunicar e fazer acompanhamento público.
Não podemos viver a ignorar o que pode acontecer, mas também não podemos viver a pensar que vai acontecer.
 


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção de Fagradalsfjall, Islândia


Ontem, às 13:15 (hora local), o vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes, Islândia, entrou em erupção. De acordo com a informação disponível até ao momento, abriu-se uma fissura eruptiva de aproximadamente 100 m no vale Meradalir, com a emissão constante de lava, a N do antigo local da erupção em Geldingadalir.

Esta erupção já era considerada provável tendo em conta os resultados preliminares da modelação da deformação efetuados e divulgados pelo Icelandic Met Office (IMO) a 2 de agosto. A nova intrusão do dique sob o sistema vulcânico de Fagradalsfjall encontrava-se a profundidades muito superficiais (cerca de 1 km), e a taxa de intrusão magmática revelava-se muito rápida, quase o dobro do observado no decorrer da intrusão observada em fevereiro de 2021. Os indicadores de deformação e sismicidade estavam a apresentar valores decrescentes, tal como se sucedeu na erupção que teve início a 19 de março de 2021.

As imagens de interferometria de radar, captadas no período de 20 de julho a 1 de agosto de 2022, mostram esta nova intrusão na península de Reykjanes e a deformação associada ao sismo de magnitude 5,4 no dia 31 de julho de 2022. As imagens mostram deformação para NW de aproximadamente 16 cm.





Fontes

IMO
REUTERS
Vulkane Net Newsblog
mbl.is



1357442.jpg

Imagem: mbl.is
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aumento da emissão de SO2 vulcânico do vulcão Taal, Filipinas.



Ontem, 3 de agosto, pelas 14:00 (hora local), o Philippine Institute of Volcanology and Seismology (Phivolcs) detetou um incremento da emissão de dióxido de enxofre (SO2) no Vulcão Taal.

De acordo com o aviso elaborado pelo mesmo instituto, na manhã do dia de ontem foi registado um total de 12,125 toneladas/dia de SO2 emitido a partir da Cratera Principal de Taal, o valor mais alto desde que o estado de alerta foi reduzido a 11 de Julho de 2022. Segundo os dados fornecidos pelo Philippine Atmospheric, Geophysical and Astronomical Services Administration (PAGASA), espera-se que o SO2 transportado pelo ar seja desviado para NW da ilha do Vulcão Taal (TVI).

O fluxo de SO2 tem vindo a aumentar desde o dia 15 de julho de 2022, com uma média de 4,952 toneladas/dia, relativamente à média observada de 1,289 toneladas/dia entre maio e meados de julho do mesmo ano. Nos últimos três dias foi observada uma forte desgaseificação no Lago da Cratera Principal, visível através das câmaras de vigilância do observatório local, sob a forma de plumas de gás que se elevavam do lago da cratera até 2,4 km acima do nível médio do mesmo. Também foi observado vog vulcânico, no dia de ontem e hoje, no lado W da Caldeira do vulcão, e uma neblina nas cidades de Laurel, Banyaga, Agoncillo e Batangas que provavelmente terá prejudicado a vegetação. O cheiro a enxofre foi também relatado pelos residentes de Tagaytay City e Bugaan East, Laurel, Batangas. Um total de nove eventos de baixa frequência, que incluíram tremores de 8 a 12 minutos de duração, foram registados no período de observação anterior, mais do que o nível de base dos terramotos vulcânicos.


O vog consiste numa mistura turva de aerossóis (pequenas partículas ou gotículas) e gás vulcânico SO2, um ácido que pode provocar irritação dos olhos, garganta e vias respiratórias com severidade dependente das concentrações de gás e durações de exposição, principalmente em pessoas que sofrem de problemas de saúde como asma, doenças pulmonares e cardíacas, idosos, mulheres grávidas e crianças.

O Nível de Alerta 1 prevalece no Vulcão Taal, evidenciando o seu estado anormal, podendo este ser alterado para níveis superiores ou inferiores caso se observe alguma mudança comportamental do vulcão. Neste nível podem ocorrer explosões súbitas provocadas por vapor, sismos vulcânicos, pequenas quedas de cinzas e acumulações letais ou emissões de gás vulcânico, ameaçando áreas da TVI.

O DOST-PHIVOLC recomenda vivamente que a entrada na TVI, Zona de Perigo Permanente de Taal (PDZ), especialmente as imediações da Cratera Principal e a fissura de Dang Kastila, deve permanecer estritamente proibida. As unidades governamentais locais são aconselhadas a avaliar continuamente as aldeias previamente evacuadas em torno do Lago Taal para detetar danos e acessibilidades rodoviárias e a reforçar as medidas de preparação, contingência e comunicação em caso de novo aumento de sismicidade ou vulcânico. As pessoas são também aconselhadas a tomar conhecimento das precauções devidas à deslocação do solo através de fissuras, possíveis quedas de cinzas e pequenos sismos. As autoridades da aviação civil devem aconselhar os pilotos a evitar voar perto do vulcão, uma vez que as cinzas transportadas pelo ar e os fragmentos balísticos de explosões súbitas e as cinzas podem representar riscos para as aeronaves.







Fontes


PHIVOLCS
Vulcano Discovery


taal_20.jpg



Imagem: PHIVOLCS
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção vulcânica de Tonga liberta grandes quantidades de vapor de água para a estratosfera



A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai (HT-HH), em Tonga no passado mês de janeiro, emitiu uma quantidade recorde de injeção direta de vapor de água na estratosfera da Terra, capaz de encher mais de 58.000 piscinas de tamanho olímpico, de acordo com investigações da NASA.


De acordo com um artigo publicado no Geophysical Research Letters, os cientistas analisaram os dados da pluma eruptiva no Microwave Limb Sounder, um instrumento que mede gases como vapor de água e ozono a bordo do satélite Aura da NASA. Foi descoberto que a pluma do vulcão submarino atingiu altitudes até 53 km, libertando 146 Tg de vapor de água na estratosfera, cerca de 10% do total da água já contida nessa camada da atmosfera.

Enquanto que explosões vulcânicas anteriores causaram um efeito de arrefecimento temporário na Terra, devido à reflexão que as cinzas sofrem com a luz solar, esta irá provavelmente aumentar a temperatura temporariamente, devido às propriedades de retenção de calor do vapor de água.

Esta erupção foi a maior no século XXI e, possivelmente, a mais poderosa desde Krakatoa em 1883. Os cientistas afirmam que a explosão foi mais poderosa do que centenas de bombas atómicas e que produziu uma onda de choque que circulou pela Terra durante dias. Provocou a queda de cinzas sobre Tonga e desencadeou um tsunami que danificou mais de 100 casas e matou três pessoas. O vapor de água resultante pode permanecer na atmosfera durante cinco a 10 anos, sendo o efeito do seu aquecimento sentido provavelmente dentro de três anos.

Fontes

Smithsonian Magazine
Geophysical Research Letters


Honga Tonga.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,172
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,172
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
90 metros medidos entre a cava e a crista, é obra mesmo. Não fazia ideia que tinha sido tão elevado, até porque os efeitos nas costas mais próximas pareceram menores do que os do tsunami de 2004, por exemplo.

Refleti sobre isto e penso que uma onda produzida por uma erupção pode ter várias origens: pressão da onda de choque da explosão na atmosfera à superfície, deslocamento submarino de massa de água pela parte submarina da explosão ou queda maciça de material ejectado pela explosão e desmantelamento do aparelho vulcânico. Em qualquer dos casos o volume de água deslocado verticalmente não será tão grande quanto aquele que é produzido por um sismo e movimento tectónico do fundo marinho. No caso do movimento tectónico, a extensão horizontal da massa de água deslocada é certamente muito maior do que a da massa de água deslocada pelo impulso circunscrito ao local da erupção. A altura que inicialmente o movimento atinge pode ser maior no caso vulcânico mas a extensão horizontal no sentido da propagação da onda será muito menor do que no tsunami tectónico.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Decréscimo da atividade vulcânica em Meradalir



A erupção do vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes, Islândia, terá cessado ou encontra-se em pausa. Com efeito, nos últimos três dias, a atividade decresceu o suficiente para que se deixassem de observar fontes de lava na cratera.
Desde a manhã de ontem, os sinais vulcânicos, nomeadamente tremor vulcânico, têm sido inexistentes, refere a especialista em catástrofes naturais Lovísa Mjöll Guðmundsdóttir do Icelandic Met Office (IMO). As câmaras web apenas mostram desgaseificação no local da erupção.

Apesar disto, o vulcão continua a ser monitorizado de perto, afirma Lovísa Mjöll, para potenciais ressurgimentos, tal como ocorreu na erupção vulcânica de Holuhraun em 2015.

Os especialistas da Universidade da Islândia consideram que a erupção pode estar a terminar, mas a declaração oficial do término da erupção só ocorrerá três meses após a última atividade vulcânica. A erupção no Meradalir começou a 3 de agosto de 2022.
Fontes

Iceland Review
Volcano Discovery


20220822-pausaeruptiva-Meradalir.jpg
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Aumento da sismicidade no vulcão Piton de la Fournaise, França




O vulcão Piton de la Fournaise, na ilha da Reunião, tem evidenciado sinais de reativação vulcânica. Desde 28 de agosto de 2022, tem sido observado um aumento da sismicidade no vulcão tendo sido registados 20 sismos vulcanotectónicos a 28 de agosto, 24 a 29 de agosto e 41 a 30 de agosto. Estes sismos de baixa magnitude (<1) possuem uma localização hipocentral debaixo da cratera Dolomieu, a profundidades entre os 1,5 e 2,5 km.

De acordo com o comunicado do Observatoire Volcanologique du Piton de la Fournaise (OVPF-IPGP) do dia 31 de agosto, este aumento de sismicidade acompanha mais de sete meses de deformação (inflação) do edifício vulcânico, nomeadamente na sua base e cume, e é o resultado da intensificação da pressurização do reservatório superficial de magma.

O OVPF-IPGP encontra-se em vigilância e informa que este processo de recarga do reservatório de superfície pode durar dias a semanas antes da superfície do reservatório se tornar frágil e romper, levando a uma injeção de magma em direção à superfície e a uma erupção, mas também pode estacionar sem provocar uma erupção a curto prazo.







Fontes


OVPF-IPGP


Piton-de-la-Fournaise.jpg