Na sequência da comemoração do dia Mundial da Meteorologia, foi ontem apresentado no IM o Atlas Climático Ibérico que resulta da parceria que o instituto estabeleceu com a agência espanhola de meteorologia.
Classificação climática de Köppen-Geiger
Península Ibérica e Ilhas Baleares
ATLAS CLIMÁTICO IBÉRICO
Um atlas climatológico constitui um meio de apresentar, na forma gráfica, uma síntese dos conhecimentos referentes ao clima de um país ou de uma região, que se destina a uma gama alargada de utilizadores.
Os atlas climatológicos são considerados fundamentais para o desenvolvimento sócio-económico das regiões geográficas a que respeitam, tendo a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabelecido regras com vista à sua elaboração e publicação, recomendando que estes satisfaçam as necessidades de grande número de utilizadores e que sirvam de base à elaboração de atlas regionais.
Face à unidade geográfica da Península Ibérica, torna-se evidente a vantagem de um Atlas Climatológico da Península Ibérica, para os territórios continentais de Portugal e de Espanha, pelo que o Atlas Climático Ibérico, que se apresenta no próximo dia 23 de Março, pretende descrever as principais características climatológicas desta península, com inclusão das Ilhas Baleares, conforme acordado entre Serviços Meteorológicos de Portugal (IM, IP) e de Espanha (AEMet), não se inclui nesta edição as Ilhas da Macaronésia (Arquipélagos da Madeira, dos Açores e das Canárias), devido aos critérios de continuidade geográfica e climática.
A informação de base utilizada na elaboração do atlas foi a das normais climatológicas (valores médios) correspondentes ao período 1971-2000, de acordo com as recomendações da OMM.
As normais climatológicas são utilizadas como informação de base na classificação do clima de uma determinada região, sustentando decisões politicas e de gestão, em vários domínios socio-económicos como o planeamento urbano, a agricultura, as florestas, a energia, os transportes, o turismo e o ambiente, entre outras.
Os valores normais são também utilizados como referência para determinação das anomalias climáticas (diferenças para os valores médios), cujos valores são relevantes na monitorização mensal e sazonal do clima.
Os elementos climáticos que constam neste volume são a temperatura do ar e a precipitação, cuja cartografia dos seus valores médios se apresenta com recurso a Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assim como tabelas e gráficos com valores médios e extremos para os dois parâmetros, estes dados de observação de estações meteorológicas e postos udométricos das redes nacionais de Portugal Continental e de Espanha (Continental e Ilhas Baleares).

Classificação climática de Köppen-Geiger
Península Ibérica e Ilhas Baleares