Avaria em estação Davis Vantage Pro2

• Thread starter Thread starter rbsmr
  • Data de início Data de início

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Desde o dia 4 de Agosto até ontem que a minha estação Davis Vantage Pro 2 estava a reportar dados erróneos relativamente à humidade (indicava 1%) e ao vento (indicava 0 km/h).

Descia-a do mastro e as pás do anemómetro rodavam sem qualquer impedimento e só não desmontei o higrómetro porque pensei logo que não valeria a pena e que seria uma avaria irreparável. Misteriosamente, ou talvez não, hoje o higrómetro e o anemómetro começaram a reportar valores consistentes com a realidade.
Na altura que desci a estação do mastro verifiquei se havia algum mau contacto nas ligações dos sensores, o que não acontecia. A única coisa que reparei é que na ficha de conexão dos sensores já existe pouca massa ou gel que vieram colocadas nas fichas.

Por isso, deduzo que o voltar ao funcionamento dos sensores se devia à alta humidade que caracterizou os últimos dias aqui no oeste (Torres Vedras).

A minha questão e o meu pedido de ajuda aos membros do fórum:
- Se será a falta de massa/gel nas fichas de conexão dos sensores (localizadas no interior da caixa estanque da estação) o motivo da avaria?

-Qual o gel/massa que devo utilizar para colocar nessas fixas de conexão?

-Outras sugestões ou outros motivos possíveis de avaria dos sensores?

Desde já bastante agradecido por todas as respostas!:thumbsup:

EDIT:
Hoje, ao final do dia quando os valores da humidade aumentaram, os valores registados diminuíram!!!!

Aproveito para questionar se é a versão cablada ou wireless.

As minhas Vantage Pro2 são ambas wireless e nunca tive problemas desse género. O máximo que tive foi não recepção de dados durante umas semanas e vim a perceber que era problema na pilha ou entre a ligação da placa solar com o ISS, que depois se resolveu sozinho sem ser sido diagnosticado nada...

• Gosto
Reactions: rbsmr
Aproveito para questionar se é a versão cablada ou wireless.

As minhas Vantage Pro2 são ambas wireless e nunca tive problemas desse género. O máximo que tive foi não recepção de dados durante umas semanas e vim a perceber que era problema na pilha ou entre a ligação da placa solar com o ISS, que depois se resolveu sozinho sem ser sido diagnosticado nada...

É a versão wireless! O problema com a humidade continua. Aliás, quando no exterior aumenta a humidade, o valor reportado pela estação diminui! :lmao:

Só por curiosidade, quanto pode custar a substituição do sensor de temperatura / humidade de uma Davis?

Compra-se o sensor, depois é só dessoldar e soldar o novo na PCB :D
Segundo o meteocercal o custo do sensor anda à volta dos 10€ no eBay.

-> http://www.meteocercal.info/forum/Thread-Using-a-Sensirion-SHT1x-with-WeatherDuino-Pro2-system

Espera aí, tu és o man do meteocercal :lmao:

Update (3:04)

Parece que a Davis também teve versões com sensores separados (tipo o que a PCE usa)

-> http://www.wxforum.net/index.php?topic=8080.msg86803#msg86803

De qualquer maneira, a história é a mesma. Comprar, dessoldar, soldar :D

Última edição:
  • Gosto
Reactions: rbsmr
Olá, boas CptRena

Yes, I'm :lmao:

Pois era aí que eu queria chegar: Ao comprar, dessoldar, soldar...

É verdade, o sensor utilizado nas actuais Davis, encontra-se fácilmente no eBay por menos de 10€, e segundo tenho ouvido dizer conprá-lo directamente num canal oficial Davis é uma "nota preta".

Fica assim o alerta para o rbsmr que se queixou de problemas no sensor da sua Davis.

Eu não tenho nenhuma Davis, tenho uma WeatherDuino Pro2... ;) que tambem utiliza um sensor dessa familia, na verdade a versão SHT21.

Cumprimentos

Em primeiro lugar queria agradecer a todos os que leram o meu post e deixaram as suas opiniões.

Em segundo lugar estou tentado em seguir a recomendação do CptRena e do Werk_AG. Só que não tenho jeito para esse tipo de reparações a dessoldar e soldar.

Encontrei uma terceira via entre a "nota preta" da Davis (£ 135,00/150,00, ou seja, €168/€186) e a pechincha (bastante boa) sugerida pelo CptRena e Werk_AG. Esta terceira via custa £ 79 (aprox. €98):

http://www.ebay.co.uk/itm/Davis-Van...e_Garden_Weather_Stations&hash=item19f164719f

O que acham?

• Gosto
Reactions: fsl
Posso estar enganado, mas o que me parece é que o sensor fica fora do RS original, talvez dê para pô-lo lá dentro, não sei. Deves tentar perceber isso... ou terás de arranjar um outro RS.

Convem centrar a atenção no Sensor HUM/TEMP , pois já tive que substitui-lo por duas vezes. O tempo de vida util em zonas de HUM elevada, normalmente não ultrapassa os 3 anos!...

Extremamente curioso !

Nesse caso ainda bem que as minhas estações estão ambas a mais de 27 km do mar, em ambientes de raros nevoeiros e salinidade...

Com tanto hábito em usar as Davis Vantage Pro2 nunca me tinha apercebido que tinha havido alguém até hoje com estes problemas.

Bah, algo se passa pelo Oeste, o meu sensor temp/hum deu o berro novamente; há um ano atrás já tinha sido 'reparado' agora está novamente ko: http://www.meteopt.com/forum/instru.../problema-com-temperatura-davis-vp2-7205.html.
Estou à espera que quem o me reparou diga algo, para saber se vale a pena tentar reparar novamente ou mais vale comprar um novo...

Das duas uma... Ou realmente o sensor tende a avariar ou então existe algum conflito de frequências na zona e o sinal acaba por ser interceptado e os dados deturpados...

Usas a versão americana ou europeia ? Torre de bombeiros ou polícia perto ? Pode parecer estranho, mas conheci casos de dados muito estranhos que se deviam a frequências coincidentes sempre em choque.

Das duas uma... Ou realmente o sensor tende a avariar ou então existe algum conflito de frequências na zona e o sinal acaba por ser interceptado e os dados deturpados...

Usas a versão americana ou europeia ? Torre de bombeiros ou polícia perto ? Pode parecer estranho, mas conheci casos de dados muito estranhos que se deviam a frequências coincidentes sempre em choque.

Eu tenho a versão americana, não houve qualquer mudança na torre de bombeiros ou polícia, moro é a menos de 3km da praia, com muita humidade e vento...
Mas atenção, no meu caso só mesmo o "chip" do sensor foi substituído por um modelo superior há cerca de um ano.