Avisos e Alertas - IPMA/ANEPC - 2022

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,216
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Proteção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faça-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Três tipos de avisos diferentes para três regiões distintas:

Continuação do aviso de "persistência de valores baixos da temperatura mínima", para três distritos da RINC: Vila Real, Bragança e Guarda
smlh8Hj.jpg


Precipitação por vezes forte em todo o arquipélago da Madeira, a começar hoje, dia 3, às 12:00 utc
CHJV2Z2.jpg


Aviso de "ondas de sueste de 2 a 3 metros na costa sul" do distrito de Faro, a partir da madrugada (01h00) de segunda-feira dia 4
7ezHETT.jpg


Todos os aviso emitidos às 18:11 utc de Sábado dia 2.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)

Temperaturas elevadas: Direção-Geral da Saúde emite 11 recomendações​

A Direção-Geral da Saúde emitiu 11 recomendações face à previsão do aumento das temperaturas nos próximos dias. São esperados mais de 40º Celsius em várias localidades do país a partir de amanhã.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um aumento gradual de temperatura nos próximos dias, podendo as temperaturas máximas atingir os 41°C em algumas zonas do país. Em dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde recomendou esta terça-feira a adoção de medidas de proteção adicionais:
  1. Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
  2. Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
  4. Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
  5. Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
  6. Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
  7. Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
  8. Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24;
  9. Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
  10. Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
  11. Ter cuidados especiais, nomeadamente: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos.
Mais informação nas páginas da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Avisos do IPMA para os próximos dias devido ao tempo quente:

Aviso Amarelo: "Persistência de de valores elevados da temperatura máxima."
Aviso Laranja: "Persistência de valores muito elevados da temperatura máxima."

ZwxUuRr.png
R1itssh.png
jw5nrda.png
be5XvxM.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)

Onda de calor: Governo vai decretar estado de contingência​


 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Informação especial
Comunicado válido entre 2022-07-06 16:37:00 e 2022-07-12 23:59:00
Assunto: Tempo quente persistente em Portugal continental
Nos próximos dias, Portugal continental irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território. Esta situação deve-se a um fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, que transportará uma massa de ar muito quente e seco sobre o território do continente.

Prevê-se valores de temperatura máxima no interior do território continental, em especial da região Sul, e nos vales do Tejo e Douro, entre 38 e 42°C, podendo atingir localmente valores entre 42 e 44°C. No restante território, a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C, exceto temporariamente em alguns locais da faixa costeira ocidental, onde os valores serão entre 25 e 30°C.

Prevê-se também a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) em grande parte do território, em especial na noite de sexta-feira para sábado e a partir da noite de segunda-feira para terça-feira.

O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Devido a estas condições meteorológicas, onde se incluem também valores baixos de humidade relativa do ar, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve.

Esta situação de tempo quente ou muito quente irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, podendo, no entanto, ocorrer descidas temporárias no litoral mais sujeito à influência marítima.

Este comunicado será atualizado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:



Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:


Para recomendações à população em situações de calor, consultar:

Data de edição: 2022-07-10 16:35:51

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Informação especial
Comunicado válido entre 2022-07-11 18:31:00 e 2022-07-15 23:59:00
Assunto: Persistência de tempo muito quente e muito seco em Portugal continental 11 julho de 2022
Desde o dia 6 de julho que se registam em Portugal Continental, valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar.

Esta situação irá agravar-se a partir de amanhã, dia 12, prevendo-se que grande parte do território alcance valores de temperatura máxima superiores a 40°C durante os próximos dias.

Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C, no vale do Tejo, com 45°C, e no nordeste transmontano com valores entre 40 e 44 °C. Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite de 14 para 15.

Tendo em conta a previsão meteorológica, fundamentalmente em relação à temperatura máxima, o IPMA irá emitir avisos vermelhos de tempo quente para alguns distritos, o mais elevado na escala de avisos.

A intensidade do vento será fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral.

Este comunicado será atualizado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:



Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:


Para recomendações à população em situações de calor, consultar:
Data de edição: 2022-07-11 18:31:57

Avisos para amanhã:
VwH8zRy.png



IPMA
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Aviso vermelho alargado a mais distritos.
-> "Persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima."

qeoS1Eg.png
arEpTIy.png


a91xOk0.png


IPMA