Avisos e Alertas - Janeiro 2020

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Proteção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faça-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
logo_ipma_hp.png

Depressão GLORIA - Portugal Continental - Comunicado Nº 1

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2020-01-17 17:48 e 2020-01-20 23:59
Depressão GLORIA - Portugal Continental - Comunicado Nº 1
No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela AEMET (Agencia Estatal de Meteorologia - Espanha) o nome GLORIA a uma depressão que se prevê estar centrada em 39°N 01°E no dia 19 de janeiro de 2020 às 04 UTC.
Os efeitos sentidos desta depressão no território do continente serão, essencialmente, o aumento da intensidade do vento a partir de domingo, em especial nas terras altas, onde as rajadas poderão atingir 110 km/h.
No sábado dia 18, em Portugal Continental, teremos a passagem de um sistema frontal, associado a uma depressão que será absorvida na circulação da depressão GLORIA a noroeste da Península Ibérica. Assim, prevê-se para sábado períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes na região Centro até ao início da manhã, vento fraco a mod erado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental, com rajadas até 70 km/h entre os cabos Espichel e Mondego até ao início da manhã, e vento moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, por vezes com rajadas até 100 km/h, rodando gradualmente para noroeste.Prevê-se também a possibilidade de queda de neve acima de 1600 metros até ao início da manhã e no final deste mesmo dia.
No domingo e para o início da próxima semana, prevê-se o retorno do tempo seco, com vento do quadrante norte, por vezes forte na faixa costeira ocidental e forte com rajadas até 110 km/h nas terras altas, associado a uma descida generalizada das temperaturas.
Nota: Nesta altura do ano a hora UTC corresponde à hora local de Portugal Continental e da Madeira e a mais uma hora do que a hora local dos Açores.Para mais detalhes para a navegação marítima consultar:http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Sex, 17 Jan 2020 17:48:02