Avisos e Alertas - Julho 2021

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Proteção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faça-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Episódio de Tempo Quente entre 9 e 11 de julho

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2021-07-07 15:00 e 2021-07-11 23:59

A partir de dia 8, prevê-se a intensificação de um anticiclone a oeste do território do continente, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e a formação de um vale desde o norte de África até ao interior da Península Ibérica.
Esta situação sinóptica origina o transporte de uma massa de ar tropical seco, proveniente do interior da Península Ibérica. Assim, a partir de dia 8, e até dia 10, prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura, em especial da máxima.
Os valores da temperatura máxima, que têm estado sucessivamente abaixo da média para a época do ano (exceto no Algarve), vão subir gradualmente para valores acima da média na generalidade do território, no referido período. Assim, no dia 10, os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 3 3 e 38°C, com exceção da faixa costeira ocidental, onde deverão ser inferiores e variar entre 24 e 30°C, e em alguns locais do interior do Alentejo e vale do Tejo, onde se poderão atingir valores da ordem de 40°C.
Este episódio será temporário, uma vez que nos dias 11 e 12, a entrada de ar marítimo, originará uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior.

O IPMA tem estado a acompanhar este episódio de tempo quente, verificando que ao longo do tempo, os sucessivos modelos têm vindo a atenuar os valores das temperaturas máximas previstos, e irá emitir avisos meteorológicos amarelos de Tempo Quente, em alguns distritos a sul da serra da Estrela.
Refira-se ainda que as noites serão frescas na maioria do território, embora em alguns locais do interior Centro e Sul, em particular nas terras altas e no Algarve, se prevejam noites tropicais.
Adicionalmente, salienta-se que na faixa costeira ocidental o vento irá soprar de nor-noroe ste, mais intenso a partir da tarde.

Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Qua, 07 Jul 2021 15:00:24