Avisos e Alertas oficiais- Dezembro 2016

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
AVISO AMARELO durante o dia de hoje para a ocorrência de nevoeiro no Interior Norte e Centro.
Na próxima noite / início da manhã, AVISO AMARELO no Litoral Norte e Centro para a precipitação.

P.S. quero só fazer uma ressalva, que acho importante. Segundo a previsão do GFS , e cumprindo os critérios de emissão do IPMA, para o MINHO LITORAL o aviso seria AVISO LARANJA, pois segundo este modelo há previsão de precipitação entre 20/30 mm/ h.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Amanhã prepare-se para a chuva. Oito distritos com aviso amarelo
13 dez 2016 · 09:06
Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte, informou hoje o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).



De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira por causa da chuva forte.

Hoje sob ‘Aviso Amarelo’ estão os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda devido à previsão de nevoeiro persistente até às 15:00.

O ‘Aviso Amarelo’ é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, sendo por nuvens altas no litoral Norte e Centro até ao final da manhã, períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro para o final do dia e vento fraco, tornando-se a partir do meio da tarde moderado do quadrante sul no litoral oeste e moderado a forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano, da Beira Alta e nos vales dos rios, formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 09 e 14 graus Celsius, no Porto entre 10 e 16, em Vila Real entre 04 e 10, em Viseu entre 05 e 13, em Bragança entre 02 e 10, na Guarda entre 04 e 07, em Coimbra entre 08 e 15, em Castelo Branco entre 05 e 10, em Santarém entre 07 e 15, em Évora entre 05 e 14, em Beja entre 06 e 15 e em Faro entre 11 e 18.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...bloco24&_swa_csource=sapo.pt&_swa_cmedium=web
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000 e Tyna

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau tempo: Proteção Civil avisa para risco de inundações e queda de árvores
13 dez 2016 · 16:30

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações, formação de lençóis de água e queda de ramos ou árvores devido à previsão de chuva e vento fortes nas madrugadas de quarta e quinta-feira.



O aviso à população foi emitido na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a ocorrência de precipitação temporariamente forte, em especial no litoral, durante o período entre as 03:00 e as 09:00.

No final do dia de hoje, já é esperado que o vento do quadrante Sul se intensifique no litoral e nas terras altas e que durante a manhã de quarta-feira possam ocorrer rajadas, com tendência para enfraquecer de intensidade durante a tarde.

Para a madrugada de quinta-feira, o IPMA prevê uma situação semelhante à do dia anterior: precipitação forte e intensificação do vento, com tendência a aliviar na sexta-feira.

Ainda na quarta e na quinta-feira, deverá cair neve na Serra da Estrela, entre os 1.200 e 1.400 metros.

Face a estas condições meteorológicas, a ANPC alerta para o risco de estradas escorregadias, formação de lençóis de água e gelo e possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.

São ainda expectáveis inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, bem como danos em estruturas montadas ou suspensas.

A ANPC alerta ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes e para o risco de acidentes na orla costeira.

Perante estes riscos, a autoridade de proteção civil deixa algumas recomendações de cautela para minimizar o impacto do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de lixo que possa ser arrastado ou possa criar obstáculos ao livre escoamento da água.

Aos condutores é recomendada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a acumulação de neve ou a formação de lençóis de água.

A ANPC aconselha a população a evitar atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Colocar correntes de neve nas viaturas, fixar adequadamente estruturas soltas, tais como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido ao risco de queda de ramos e árvores, evitar ou ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, por risco de galgamentos costeiros, são outros dos avisos deixados pela ANPC.

A proteção civil aconselha ainda a que não se pratiquem atividadesrelacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...a-para-risco-de-inundacoes-e-queda-de-arvores
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
AVISO AMARELO para os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda devido à persistência de nevoeiro:
ABVonAe.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Para além do nevoeiro, o distrito de Bragança está em alerta amarelo devido ao frio:
l6YwBTw.png

Penso que o da Guarda, Vila Real e Viseu também devia estar mas pronto.