Avisos e Alertas Oficiais - Janeiro 2017

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faço-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Atenção ao estado mar. Não está tempo para dar passeios na costa
02 jan, 2017 - 09:25

Há previsão de ventos fortes e ondas que podem atingir os quatro metros de altura.

Foto: EPA

A Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento do estado do mar nas próximas horas na faixa litoral do continente, prevendo-se ventos fortes e ondas que podem atingir os quatro metros. A população é aconselhada a adoptar medidas de segurança e de prevenção no mar e em terra junto à costa.

A autoridade recomendou à comunidade marítima que reforce a “amarração e faça uma vigilância cuidada das suas embarcações atracadas, bem como a consulta regular, durante o dia de hoje, dos avisos à navegação e da previsão meteorológica e outras informações sobre a praticabilidade dos portos, junto das capitanias dos portos”.

É também recomendado que se evite sair para o mar até que as condições melhorem. “Para quem por necessidade profissional tenha de estar no mar, recomenda-se que se certifique do estado de conservação dos equipamentos de salvação individuais e colectivos, aproveitando para recordar as boas práticas para o seu uso, bem como assegure que os equipamentos rádio e de emissão de alertas, radiobalizas de emergência, se encontram em bom estado de funcionamento”.

Na nota, é também aconselhada cautela aos pescadores lúdicos, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras normalmente utilizadas para a prática de pesca à cana.

“À população em geral recomenda-se evitar passear junto à costa e aproximar das zonas de rebentação, em especial junto aos molhes das entradas dos portos e zonas de praia”, é referido.

A Autoridade Marítima adiantou que as condições terão maior incidência ao longo de toda a faixa litoral oeste, situação que se manterá sem grandes alterações até ao final da manhã de terça-feira, dia 3 de Janeiro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso Amarelo os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, ondas de sudoeste com 4 metros e vento do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros, em especial na faixa costeira.
http://rr.sapo.pt/noticia/72344/ate...mpo_para_dar_passeios_na_costa?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sete distritos sob 'Aviso Amarelo' na sexta-feira e no sábado
12 jan 2017 · 08:21

Sete distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ na sexta-feira e no sábado devido à previsão de agitação marítima forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



De acordo com o Instituto, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 12:00 de sexta-feira e as 12:00 de sábado devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros.

O ‘Aviso Amarelo’ corresponde a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado na região Sul até meio da tarde, períodos de chuva fraca a partir do meio da manhã nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequente no litoral, que poderão ser de neve acima de 1.400/1.600 metros para o final do dia.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se moderado de norte no litoral a partir do final da tarde, sendo moderado de sudoeste nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir do meio da tarde e tornando-se forte no final do dia.


Está também prevista a possibilidade de formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 09 e 15 graus Celsius, no Porto entre 07 e 14, em Braga entre 03 e 13, em Viana do Castelo entre 06 e 13, em Vila Real entre 05 e 11, em Viseu entre 06 e 12, em Bragança entre 02 e 11, na Guarda entre 05 e 11, em Coimbra entre 09 e 13, em Castelo Branco entre 06 e 16, em Leiria entre 07 e 15, em Santarém entre 08 e 15, em Portalegre entre 08 e 14, em Évora entre 05 e 17, em Beja entre 07 e 18 e em Faro entre 11 e 19.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sete-distritos-sob-aviso-amarelo-na-sexta-feira-e-no-sabado
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Tempo Frio - Persistência de Temperaturas Baixas

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para os próximos dias, salienta-se a diminuição da temperatura a partir da noite de terça-feira 17/jan para quarta-feira 18/jan provocando uma situação de tempo frio e seco até sábado 21/jan. A temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0 e 4 ºC, na generalidade do território, e será significativamente mais baixa nas regiões do interior, em particular Norte e Centro, onde poderá descer até -8 ºC. A temperatura máxima não deverá ultrapassar 8 a 12 ºC no litoral oeste e no interior sul, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve (entre 12º e 14ºC) e significativamente inferior no interior Norte e Centro, onde os valores não deverão ultrapassar 5º/6ºC. Adicionalmente, a partir da noite de 17/jan até 19/jan o vento soprará mais intenso, em geral de intensidade moderada, forte nas terras altas, o que acentuará o desconforto térmico sentido pela população.
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Informação Meteorológica Relevante

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para os próximos dias, salienta-se a diminuição da temperatura a partir da noite de hoje, terça-feira 17/jan, para amanhã quarta-feira 18/jan, provocando uma situação de tempo frio e seco até sábado 21/jan. A temperatura mínima deverá variar entre -1 e 4 ºC no litoral e entre -1 a -5 ºC nas regiões do interior, podendo chegar a valores entre -5 e -10 ºC nas terras altas do interior Norte e Centro. A temperatura máxima não deverá ultrapassar 8 a 12 ºC no litoral oeste e no interior Sul, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve (entre 12 a 14 ºC) e inferior nas regiões do interior Norte e Centro, onde os valores não deverão ultrapassar 5 a 8ºC. Adicionalmente, sobretudo entre a noite de hoje 17/jan e o fim da manhã de 18/jan, o vento soprará intenso, em geral de intensidade moderada, forte nas terras altas, o que acentuará o desconforto térmico sentido pela população.
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Informação meteorológica relevante

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, destaca-se o seguinte:

- Ocorrência de precipitação hoje (até 40 mm/12 h), em particular na região do Baixo Alentejo e Algarve, e durante o dia de amanhã 27/01 (até 25 mm/12h), em particular no litoral Norte e Centro.
- Queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude, descendo a cota para 800/1000 metros de altitude no final do dia de hoje e 6ªfeira, dia 27/01.
- Vento de quadrante sul, soprando forte (até 45 km/h) no litoral, com rajadas até 80 km/h, e forte (até 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 90 km/h, rodando para oeste a partir da tarde nas regiões Centro e Sul.
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Informação meteorológica relevante

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA para as próximas 48 horas, salienta-se para o dia depois de amanhã quinta-feira 2/Fev:
- Períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte (entre 30 e 40 mm em seis horas) nas regiões do norte e do centro a partir do fim da madrugada até ao início da tarde de quinta-feira.
- Queda de neve acima de 1000 metros de altitude, podendo acumular mais de 5 cm, durante o dia de quinta-feira.
- Vento de sul (rodando para o quadrante oeste a partir da tarde de quinta-feira) soprando forte no litoral com rajadas até 75 km/h e nas terras altas com rajadas até 95 km/h, a partir do final do dia de quarta-feira.
- Agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, com alturas máximas que poderão atingir 12 a 14 metros, a partir do fim da manhã de quinta-feira até ao início da manhã de sexta-feira, após o qual diminui progressivamente. Pontualmente, entre o início da tarde de quinta-feira até fim da madrugada de sexta-feira, a altura significativa pode atingir 8,0/8,5 metros e a altura máxima até 15 metros, na costa ocidental acima do cabo da Roca.

Informação hidrológica relevante

Possibilidade de inundações em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias das regiões norte e centro, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água.