Barranco del Rio, isla de La Palma (CANARIAS)

Dan

Staff
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
9,792
Local
Bragança (675m)
Muito boas as fotos :thumbsup:

Há pinheiros enormes nesse barranco. Trata-se de uma especie natural das canárias?
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,042
Local
Madeira - Funchal
Boas Amigo :)

Essas imagens fazem-me lembrar alguns sítios da Madeira e pelos vistos também aproveitam a captação de água que escorre pelos "barrancos" para produzir energia! :)

Qualquer colaboração em que possa ser útil é só avisar!
 

Pedro

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Rayco, buenas fotografias, gracias por las teneres partillado.

Es muy graciosa tu zona donde vives...:D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
A avaliar por uma das fotos com um enorme tronco em destaque, por cá, não garanto que fossem de igual diâmetro, mas antes dos grandes incêndios ocorridos há já alguns anos em vastas áreas do pinhal de Leiria, que posteriormente os troncos queimados foram cortados, mais recentemente parece ter passado pela zona um sistema de tornados que arrasou com aquele pinhal e alguns exemplares em alguns hectares entre Monte Real e S. Pedro de Moel, certamente tinham um diâmetro digno de respeito pelos seus já muitos anos de vida!

Não raro em locais com estas características morfológicas existem microclimas que se destacam e podem proporcionar condições que permitem a vida desta espécie, que neste caso poderá ser endémica! Tendo em vista que o pinheiro de uma forma geral se considera uma espécie arborícola com um grau de versatilidade superior a outras, em larga medida por não necessitar de muita água porque sem folhagem também não perde muita e desta forma ser resistente neste caso à exposição das massas de ar vindas do não muito distante Sahara que habitualmente fustigam de forma mais intensa o Este destas ilhas.