Biodiversidade

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas,

Volta e meia cruzo-me com aves de rapina aqui perto de casa.
Ha poucos dias atrás tirei fotos, também tenho dificuldade identificar a especie.

how to screenshot on windows

image hosting free

Também me parece um bútio. Em Sintra já detectei a presença de águias de Bonelli e de bufos-reais. Também existem bufos reais com uma presença praticamente constante, no Vale do Cabreiro e na Serra da Carregueira. Bútios, corujas do mato, corujas das torres e mochos-galegos são contudo os mais comuns. Peneireiros, encontram-se às vezes também.

PS: Existem também falcões peregrinos em Sintra, mas são mais comuns no Cabo da Roca e naquela parte do litoral que tem menos perturbação (no Parque Natural de Sintra-Cascais).
 


Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Sim, pelo que parece. Mas tem uma plumagem algo invulgar.
Nota que a plumagem desta espécie em particular é muito variável. Aliás, o nome da espécie em francês é buse variable. ;)
Dá uma vista de olhos aqui. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Nota que a plumagem desta espécie em particular é muito variável. Aliás, o nome da espécie em francês é buse variable. ;)
Dá uma vista de olhos aqui. :thumbsup:


Já conhecia a expressão de bútio-variável, mas obrigado pelo link e as maravilhosas fotografias.

Normalmente os bútios que vejo são diferentes, daí que tenha achado algo invulgar a plumagem.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Também me parece um bútio. Em Sintra já detectei a presença de águias de Bonelli e de bufos-reais. Também existem bufos reais com uma presença praticamente constante, no Vale do Cabreiro e na Serra da Carregueira. Bútios, corujas do mato, corujas das torres e mochos-galegos são contudo os mais comuns. Peneireiros, encontram-se às vezes também.

PS: Existem também falcões peregrinos em Sintra, mas são mais comuns no Cabo da Roca e naquela parte do litoral que tem menos perturbação (no Parque Natural de Sintra-Cascais).

Obrigado Belem, as fotos foram tiradas entre o Pisão e Zambujeiro.
O vale do Cabreiro é um "oasis" para as aves de rapina, talvez aquelas escarpas calcárias sejam excelentes para nidificiar.
Conheces bem aquela zona concordarás que é uma passagem tão repentina de área urbana para área selvagem, que impressiona.

É uma pena aquele sitio estar tão degradado, nas inaugurações é tudo um espectáculo...agora a gestão dos espaços é uma nulidade...Parque natural Sintra Cascais, Camara municipal de Cascais e Junta de freguesia de Alcabideche não ligam nenhuma aquele espaço.
Chega a ser patético inaugurarem tantos espaços verdes se depois não cuidam nada...
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado Belem, as fotos foram tiradas entre o Pisão e Zambujeiro.
O vale do Cabreiro é um "oasis" para as aves de rapina, talvez aquelas escarpas calcárias sejam excelentes para nidificiar.
Conheces bem aquela zona concordarás que é uma passagem tão repentina de área urbana para área selvagem, que impressiona.

É uma pena aquele sitio estar tão degradado, nas inaugurações é tudo um espectáculo...agora a gestão dos espaços é uma nulidade...Parque natural Sintra Cascais, Camara municipal de Cascais e Junta de freguesia de Alcabideche não ligam nenhuma aquele espaço.
Chega a ser patético inaugurarem tantos espaços verdes se depois não cuidam nada...

O Vale do Cabreiro tem um bocado de lixo, penso que deviam limpar aquilo (de resto, não precisa praticamente de gestão)...

E outra coisa, não deviam andar a tentar fazer daquilo um jardim, a vegetação ripícola está protegida por leis comunitárias (e trata-se de uma zona protegida) e não se pode andar a fazer podas e limpezas, como se fosse um pomar.
Só se gasta dinheiro e tempo e não tem qualquer efeito positivo.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O Vale do Cabreiro tem um bocado de lixo, penso que deviam limpar aquilo (de resto, não precisa praticamente de gestão)...

E outra coisa, não deviam andar a tentar fazer daquilo um jardim, a vegetação ripícola está protegida por leis comunitárias (e trata-se de uma zona protegida) e não se pode andar a fazer podas e limpezas, como se fosse um pomar.
Só se gasta dinheiro e tempo e não tem qualquer efeito positivo.

O lixo ali presente é arrastado pela ribeira do Cabreiro, infelizmente durante anos depositavam lixo junto a mesma ribeira na zona da Ponte do pisão, e em grandes chuvadas o lixo acaba por se fixar ali no vale do Cabreiro. Mais, quando era miúdo lembro-me que o vale ainda estava pior, pois havia pessoal que mandava lixo ca do topo do vale, na zona da cancela, enfim uma vergonha.
Quando falei na gestão falava mais naquelas placas informativas das especieis que existem la e um mapa com rede hidrográfica e altimetria da região, está tudo podre, simplesmente desapareceu essa informação.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993 e belem

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Especial cuidado com as lagartas do pinheiro. Andam muitas por aí. O mínimo contacto pode ser muito prejudicial (irritações na pele ou olhos, problemas respiratórios, ou em casos extremos, morte).
Fotografia que uma amiga minha tirou anteontem na Costa da Caparica:
ACOaSFd.jpg

Toquei numa, sem querer, neste fim de semana e por muita sorte que não desenvolvi nenhuma reacção alérgica. A amiga que tirou a foto (também tocou no bicho por mera curiosidade) teve que ser assistida por um médico, mas já está tudo bem.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Especial cuidado com as lagartas do pinheiro. Andam muitas por aí. O mínimo contacto pode ser muito prejudicial (irritações na pele ou olhos, problemas respiratórios, ou em casos extremos, morte).
Fotografia que uma amiga minha tirou anteontem na Costa da Caparica:

Toquei numa, sem querer, neste fim de semana e por muita sorte que não desenvolvi nenhuma reacção alérgica. A amiga que tirou a foto (também tocou no bicho por mera curiosidade) teve que ser assistida por um médico, mas já está tudo bem.

É a Processionária do pinheiro (Thaumatopoea pityocampa), desenvolve-se durante o Inverno e Primavera em pinheiros bravos mas também ataca pinheiros mansos. Deve-se evitar ao máximo o contacto com as lagartas e ninhos pois as lagartas produzem pelos urticantes que causam efeitos nefastos.

Normalmente não são mortais para os pinheiros, mesmo que a desfolha seja completa, no entanto levam a atraso no crescimento e podem tornar os pinheiros mais suscetíveis a outras pragas.

Ainda ontem tirei um ninho de um dos meus pinheiros, no entanto este ano não parece estar a ser muito mau quando comparado com anos anteriores.
 
Última edição:

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Mais um visitante regular aqui em casa.
Fotos de à 2 semanas atrás.
Por pouco a Davis vp2 também ficava na foto.
13e5241ecfd3960db34294ada4a26504.jpg

d245e4cafc4a5526bb8be26d081153dd.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta foto mostra a força da natureza, ou seja o que ela quer ela consegue, nem que seja com o passar dos anos.
Literalmente esta planta nasceu na fenda desta pedra, onde se acumularam as folhas das árvores que se foram decompondo, formando o solo para o seu sustento.
25jv5s2.jpg
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Eu tive de cortar os meus pinheiros todos e substituí por oliveiras, vinha e árvores de fruto... esta zona está totalmente tomada...
isso é um perigo, nunca fui picado, mas ao que parece é um berbicacho em especial para crianças e animais domésticos, os pássaros e afins não lhe tocam dão cabo dos pinheiro que com o nematodo vão de mal a pior devastando a produção de pinhão . tem anos piores que outros acho que se deve as condições do verão e inverno
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3