Biodiversidade

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Mas é mesmo, eu falo por mim, que também sou jovem, e quando falo com pessoas da minha idade ou mesmo mais velhas, seja sobre poluição, agricultura biológica ou mesmo outro tema relacionado com o ambiente ou biodiversidade, a resposta que me dão é sempre a mesma, que eu sou maluco, e que nada de mal irá acontecer ao planeta, na nossa geração.
Enfim, são mentes muito fechadas, que não gostam de mudar de hábitos, preferem não ver os factos, mas creio que em breve irão cair na realidade.
Nem vale a pena falar de tal coisa com pessoas das gerações mais recentes, Portugal já vai sofrendo as consequências disto e quando sofrer mesmo a sério, é que as pessoas vão percebendo que nada dura para sempre e que a Terra não pode aguentar tudo. Lá está, é como disse, o ser humano só vai perceber isso quando já não se puder fazer nada para salvar o planeta. Fico mesmo triste com isto, enfim. :(
 


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Nem vale a pena falar de tal coisa com pessoas das gerações mais recentes, Portugal já vai sofrendo as consequências disto e quando sofrer mesmo a sério, é que as pessoas vão percebendo que nada dura para sempre e que a Terra não pode aguentar tudo. Lá está, é como disse, o ser humano só vai perceber isso quando já não se puder fazer nada para salvar o planeta. Fico mesmo triste com isto, enfim. :(

Exactamente, as pessoas tem uma mentalidade tão fechada nesse e noutros assuntos que só apetece pegar nelas e dar-lhes dois pares de estalos como é que é possível em pleno século 21 as pessoas não se preocuparem minimamente com o futuro do planeta, quando se começarem a preocupar já vai ser tarde mais.:(:mad::mad::angry:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Intriga-me o nome destas árvores, alguém sabe?

0JXlcDD.jpg


yPZDcEa.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Intriga-me o nome destas árvores, alguém sabe?

0JXlcDD.jpg


yPZDcEa.jpg

Existe muitas ameixoeiras de jardim, que dão esta imensidão de flores, mas não dão fruto, são apenas para embelezar os jardim públicos no início da Primavera.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Intriga-me o nome destas árvores, alguém sabe?

0JXlcDD.jpg


yPZDcEa.jpg
Sim, é uma ameixoeira mas tal como diz o @Pedro1993 são de jardim e não dão fruto. Aqui em Arronches, também há e na primavera estão sempre carregadas de flores brancas para depois as folhas serem vermelhas escuras. É uma árvore bonita.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


E depois os agricultores queixam-se de rombos nas margens, e depois em vez de ganharem terrenos para semear só perdem porque vai a terra toda por água abaixo.
Falando aqui num caso aqui perto de mim, numa vala, que durante o inverno chega a levar mais de 1 metro de água, em que já tem rombos com mais de 2 metros, isto porque antes a barreira estava protegida com um enorme silvado de um lado e do outro era um canavial, e depois do arranque começou o problema, e agora é tudo semeado até onde o tractor consegue meter as rodas, ou seja ficando a terra desprotegida á erosão, e reduzida a barreira a uns meros centímetros.
Eu sou da opinião que quanto mais longe os tractores passarem de valas e rios melhor, e só se tem a ganhar, em muitos factores.
As galerias ripícolas, constituídas por salgueiros ou choupos fazem muita falta, mas hoje em dia em vez de se proteger e recuperar essas áreas tão sensíveis, não faz-e exactamente o contrário.
Agora falando noutro assunto, hoje durante uma caminhada observei muitos pinheiros e eucaliptos cortados alguns com mais de 30 anos, e que não estivéssemos nós ainda em plena época da lareira.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, é uma ameixoeira mas tal como diz o @Pedro1993 são de jardim e não dão fruto. Aqui em Arronches, também há e na primavera estão sempre carregadas de flores brancas para depois as folhas serem vermelhas escuras. É uma árvore bonita.
A minha ameixoeira de jardim dá fruto. É uma ameixa preta, pequena e quando madura é doce e faz uma compota excelente. Também se pode fazer licor! :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A minha ameixoeira de jardim dá fruto. É uma ameixa preta, pequena e quando madura é doce e faz uma compota excelente. Também se pode fazer licor! :D

Estamos sempre a aprender então, as que eu conheço pelo menos nunca as vi darem frutos, mesmo dando muita flor.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Quando comecei a reparar mais nestas árvores não presumi que fossem Ameixoeiras, pensei até que fossem Cerejeiras. Só me dei conta de que era realmente esta árvore quando fiz uma pesquisa e vi que as flores da Cerejeira são cor de rosa e as pétalas um pouco maiores. Estas Ameixoeiras dão um tipo de Ameixa que se confundem facilmente com as suas folhas precisamente da mesma cor. Aqui em Almada são pequeninas mas uma maravilha!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Quando comecei a reparar mais nestas árvores não presumi que fossem Ameixoeiras, pensei até que fossem Cerejeiras. Só me dei conta de que era realmente esta árvore quando fiz uma pesquisa e vi que as flores da Cerejeira são cor de rosa e as pétalas um pouco maiores. Estas Ameixoeiras dão um tipo de Ameixa que se confundem facilmente com as suas folhas precisamente da mesma cor. Aqui em Almada são pequeninas mas uma maravilha!
Pois, as que tenho aqui perto não dão folhas dessa cor, apenas verde escuro. Por isso ainda não sei o que são.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Pois, as que tenho aqui perto não dão folhas dessa cor, apenas verde escuro. Por isso ainda não sei o que são.

estão sempre carregadas de flores brancas para depois as folhas serem vermelhas escuras

Tens aqui a resposta à tua dúvida :), tenho uma mesmo em frente à minha casa que mais dia menos dia vai começar a dar as tais folhas escuras. O que me tenho apercebido é que cada vez crescem mais cedo assim como o fruto.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
CIENTISTAS ALERTAM PARA MORTE EM MASSA DE ANFÍBIOS DA SERRA DA ESTRELA

Várias espécies de anfíbios que vivem nas lagoas da Serra da Estrela, como o sapo-parteiro e o tritão-marmoreado, estão a morrer por causa de uma nova estirpe de vírus, alertou nesta semana um estudo publicado na revista Scientific Reports.

Desde 2011 que estes pequenos animais estão a ser afectados por uma nova estirpe do vírus do género Ranavirus, que afecta outras regiões da Europa. Como o tritão-de-ventre-laranja (Lissotriton boscai). Antes do primeiro surto, em 2011, foram encontrados num charco cerca de 230 animais; em 2014, apenas restavam seis.


“Esta nova estirpe tem sido responsável pela morte anual em massa de várias espécies de anfíbios, semelhante ao que foi registado no Norte de Espanha”, explica em comunicado Gonçalo M. Rosa, biólogo que lidera o trabalho de monitorização dos anfíbios da Serra da Estrela, a decorrer desde 2009.

http://www.wilder.pt/historias/cien...rte-em-massa-de-anfibios-da-serra-da-estrela/