Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
muito bom também já pensei no mesmo mas acho que deve ser tarde, pois os polinizadores já estão em plena actividade e com ninhos estabelecidos, que pesquisa fez

Sim, é verdade eu sei que os polinizadores já estão a fazer os seus ninho, porque ainda hoje observei uma abelha solitária a sair aqui do ninho, dentro de uma porta minha de madeira, mas mesmo assim tentei a sorte, não perdi nada visto que o material que cá tinha em casa era sobras, não gastei dinheiro nenhum, e não a consegui fazer mais cedo, caso não seja habitada já este ano, espero pelo próximo ano.
 
  • Gosto
Reactions: camrov8


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Sim, é verdade eu sei que os polinizadores já estão a fazer os seus ninho, porque ainda hoje observei uma abelha solitária a sair aqui do ninho, dentro de uma porta minha de madeira, mas mesmo assim tentei a sorte, não perdi nada visto que o material que cá tinha em casa era sobras, não gastei dinheiro nenhum, e não a consegui fazer mais cedo, caso não seja habitada já este ano, espero pelo próximo ano.
gostava de perguntar se fez pesquisa sobre qual os melhores materiais e da melhor maneira de atrair para o local
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
gostava de perguntar se fez pesquisa sobre qual os melhores materiais e da melhor maneira de atrair para o local

Sim pesquisei algum conteúdo na internet, mas ainda existe pouco material acerca do assunto, o local onde coloquei a caixa-ninho está próxima da minha horta e árvores de fruto, onde tem andado muito abelhões, entre outros polinizadores.
Actualmente estou com a minha quinta em conversão para agricultura biológica e estou agora a tentar criar todas as condições ideias para os insectos auxiliares.
Pelo que participo em alguns grupos no facebook, só agora algumas pessoas estão a fazer os mesmo ninhos.
E vou agora breve também fazer alguns ninhos para melros, bem como para outras aves.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Alguém me pode dizer que espécie de vespa é esta?

ed3a839e021f2412ef7b48246e6f8391.jpg
497b433bb3e66855fa30f921b2e63ca9.jpg

Vespa velutina... Vulgarmente designada por vespa asiática, sem margem para duvidas. :(
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Em apenas 15 minutos, 30 voluntários recolheram 4212 beatas numa praia de Setúbal
As pontas de cigarro são o resíduo mais abundante em todo o mundo. Calcula-se que em Portugal sejam deitadas fora 7 mil beatas por minuto.

1131011


O rio Sado e os seus golfinhos, bem como o território envolvente, continuam a ser um factor determinante para o aparecimento de grupos de voluntários que se mobilizam para desencadear de acções de limpeza em praias e outros espaços públicos numa tentativa de preservar a biodiversidade dos mais variados focos poluentes. Em poucos dias, combateu-se o plástico das embalagens de sal e as beatas. E as quantidades recolhidas são impressionantes.

As embalagens de plástico com sal de cozinha que os mariscadores utilizam na apanha do lingueirão, foram vistas como um dos primeiros alertas para a carga poluente que se tornou comum no estuário do Sado e que a Ocean Alive considera uma “maternidade de vida marinha” por oferecer abrigo e alimentação a muitas aves. Vânia Silva, uma das quatro co-fundadoras do grupo Feel4Planet, que se dedica a “combater e amenizar o impacte ambiental da produção de resíduos urbanos e não urbanos”, explicou ao PÚBLICO que tomou consciência do impacto que as beatas de cigarro causavam quando participou nas campanhas de recolha de embalagens de sal. “Constatei a enorme quantidade de pontas de cigarro que os frequentadores deitam para o areal das praias”. Acabou por concluir que, afinal, para além das embalagens de sal, havia um problema muito mais grave: as beatas dos cigarros.~

https://www.publico.pt/2017/05/12/l...rem-4212-beatas-numa-praia-de-setubal-1771911

Cabe a todos os fumadores terem um pouco de consciência, evitar que todas estas beatas acabem por chegar aos rios e mares. Em algumas cidade europeias e já vai aparecendo em algumas cá em Portugal, um caixote próprio para depositarem as beatas, para posterior encaminhamento que ainda se está a estudar, qual o seu futuro depois de recicladas.
Eu como não-fumador acho uma das coisas mais feias de ver na natureza depois do lixo, são mesmo as beatas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No minha quinta junto a Óbidos, após começar a agricultura biológica (desde que me mudei para lá, já há alguns anos), conseguem-se ver lagartos de água e sardões (estágio juvenil), a viverem praticamente no mesmo sítio.
Desconhecia que os lagartos de água fossem tão grandes, pelo menos os que eu vi eram (claro que os sardões adultos são ainda maiores...) e que podiam partilhar o mesmo local com sardões (não só devido a competição mas também devido a outros requerimentos).

Lagarto de água

30bcmcz.jpg


Sardão juvenil:

691is9.jpg


Será que ambas as espécies têm território fixo por ali? Penso que só nos próximos tempos, é que terei uma resposta.

PS: Num lago que existe a 100 metros deste local, existem tanto relas arboricolas europeias como relas meridionais (além de vários outros anfíbios, que ocasionalmente também aparecem dentro da quinta). Pode ser que seja uma zona de transição.
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No minha quinta junto a Óbidos, após começar a agricultura biológica (desde que me mudei para lá, já há alguns anos), conseguem-se ver lagartos de água e sardões (estágio juvenil), a viverem praticamente no mesmo sítio.
Desconhecia que os lagartos de água fossem tão grandes, pelo menos os que eu vi eram (claro que os sardões adultos são ainda maiores...) e que podiam partilhar o mesmo local com sardões (não só devido a competição mas também devido a outros requerimentos).

Lagarto de água

30bcmcz.jpg


Sardão juvenil:

691is9.jpg


Será que ambas as espécies têm território fixo por ali? Penso que só nos próximos tempos, é que terei uma resposta.

Eu actualmente estou com a minha quinta ainda em conversão para agricultura biológica, e realmente é lindo de ver que quer a fauna e a flora tem aumentado a olhos vistos.
A nivel de aves cada vez mais passam por aqui, fazem os seus ninhos, e aproveitam também para beber água e se refrescarem nos seus vários pontos de água que tenho disponíveis.
Agora estou também a tentar plantar árvores, arbustos e outras plantas melíferas para atrair todo o tipo de polinizadores, e visto que me estou agora a iniciar também no ramo da apicultura.

Aproveita bem essa preciosa ajuda desses dois belos exemplares, que são uns óptimos auxiliares na AB.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MSantos e belem

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Certos sardões, são lagartos bastante impressionantes:

ocellated-lizard-ocellated-green-lizard-eyed-lizard-jewelled-lizard-DADCW0.jpg



9-macho-nevadensis.jpg



a_Timon_lepidus_nevadensis_01.jpg



18422815_alKzA.jpeg

Já lá vai uns 15 anos quando ainda se via, aqui pelo meu terreno durante o verão, alguns lagartos, porque o terreno esteve abandonado durante muitos anos e eles chegaram a fazer muita criação dentro da casa que agora habito antes de ser reconstruída.
Agora hoje em dia se alguma cobra me fizer uma visita por aqui já fico bem feliz, ainda esta semana quase que pisava uma.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu actualmente estou com a minha quinta ainda em conversão para agricultura biológica, e realmente é lindo de ver que quer a fauna e a flora tem aumentado a olhos vistos.
A nivel de aves cada vez mais passam por aqui, fazem os seus ninhos, e aproveitam também para beber água e se refrescarem nos seus vários pontos de água que tenho disponíveis.
Agora estou também a tentar plantar árvores, arbustos e outras plantas melíferas para atrair todo o tipo de polinizadores, e visto que me estou agora a iniciar também no ramo da apicultura.

Aproveita bem essa preciosa ajuda desses dois belos exemplares, que são uns óptimos auxiliares na AB.

Já lá vai uns 15 anos quando ainda se via, aqui pelo meu terreno durante o verão, alguns lagartos, porque o terreno esteve abandonado durante muitos anos e eles chegaram a fazer muita criação dentro da casa que agora habito antes de ser reconstruída.
Agora hoje em dia se alguma cobra me fizer uma visita por aqui já fico bem feliz, ainda esta semana quase que pisava uma.

Muito interessante, o que me contas!

Cobras no meu terreno, existem, mas só as vi umas 2 vezes...

Uma sei que era uma cobra-rateira, pois tive tempo de a ver claramente, enquanto ela tentava fazer uma emboscada a uma lagartixa-de-carbonell. ahaha
A cobra era bastante grande em relação à lagartixa, mas ainda assim tentou capturá-la, ainda que sem qualquer sucesso. Assim que me viu, fugiu logo...

A outra não tive tempo de a ver bem, para conseguir fazer alguma identificação.

Fico contente por saber que muita fauna está de regresso ao teu terreno!

Se calhar, os sardões ainda andam por aí, tu é que não os vês...
No meu terreno, já cheguei a encontrar um sardão a hibernar debaixo de um vaso.
Mas eles gostam muito é de sebes e de algumas rochas, para caçar, aquecer-se e abrigar.
Uma das presas favoritas dos sardões são os caracóis, que chegam a parti-los com as suas mandíbulas (até as caracoletas mais rijas). Já vi um a fazer isso, perto da Ericeira!
Por causa deste hábito, costumam de deixar pilhas de conchas de caracóis partidas, por onde quer que passem.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Muito interessante, o que me contas!

Cobras no meu terreno, existem, mas só as vi umas 2 vezes...

Uma sei que era uma cobra-rateira, pois tive tempo de a ver claramente, enquanto ela tentava fazer uma emboscada a uma lagartixa-de-carbonell. ahaha
A cobra era bastante grande em relação à lagartixa, mas ainda assim tentou capturá-la, ainda que sem qualquer sucesso. Assim que me viu, fugiu logo...

A outra não tive tempo de a ver bem, para que conseguir fazer alguma identificação.

Fico contente por saber que muita fauna está de regresso ao teu terreno!

Se calhar, os sardões ainda andam por aí, tu é que não os vês...
No meu terreno, já cheguei a encontrar um sardão a hibernar debaixo de um vaso.
Mas eles gostam é muito de sebes e de algumas rochas, para caçar, aquecer e abrigar.
Uma das presas favoritas dos sardões são os caracóis, que chegam a parti-los com as suas mandíbulas (até as caracoletas mais rijas). Já vi um a fazer isso, perto da Ericeira!
Por causa deste hábito, costumam de deixar pilhas de conchas de caracóis partidas, por onde quer que passem.

Olha que jeitão que esses ajudantes me davam por aqui, tenho aqui caracóis aos montes, nem a pata que tenho tem capacidade para comer tantos.
Tenho deixado agora também algumas pilhas de lenha, paus para servir de abrigo, foi mesmo onde vi a cobra se esconder.
 
  • Gosto
Reactions: belem e MSantos