Bioluminescencia Portugal

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Evento presenciado ontem na praia da memória.
1e300084476c430fc11651dc5544fdd6.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Desculpa a minha ignorância mas isto não se trata de pirilampos isto é no mar.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Eu é que tenho de pedir desculpa, pois não li correctamente o título, que antecede á tua foto, ainda bem que me chamas-te á atenção.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Deve ser menos frequente cá por cima então; tanta vez que já estive na praia à noite e nunca vi nada.

É possível.
Por vezes, basta uma mudança na temperatura ou na direção do vento e da corrente, para o fenómeno deixar de ser expressivo.

Mas com sorte e atenção redobrada, por vezes, nas poças deixadas pela maré e mesmo até na areia molhada junto ao mar, se podem ver várias pequenas luzes a piscar.
Por vezes, basta um toque na água, para provocar uma reação luminosa.
Por vezes algumas luzes, mantêm-se acesas e poderão estar a ser produzidas por diferentes seres bioluminescentes.
Como tal acontece de forma menos concentrada, do que o fenómeno reportado pelo Charlie, nem sempre é fácil de detetar (pelo menos à primeira vista).

Junto a Carcavelos e à Parede (mesmo com alguma poluição luminosa da zona metropolitana de Lisboa), nas partes mais escuras de algumas praias, é possível de observar dinoflagelados, fitoplancton e alguns ofiurídeos a produzir luz. No ano passado, aconteceu o fenómeno da maré luminosa nesta região e estendeu-se mais partes da costa ocidental.
Claro que certamente, mais espécies deverão produzir luz nas zonas costeiras (e ainda muito mais, no alto mar), mas tal nem sempre está ao alcance das pessoas para poder ser observado.

Por vezes, as rias e as lagoas, oferecem boas condições para estes fenómenos (a nível de temperatura, correntes, salinidade e nutrientes).
Tem sido neste tipo de locais, que tenho observado regularmente este género de atividade.
Uma zona no Norte, que poderá ter alguma atividade mais regular destas espécies luminosas, é a Ria de Aveiro (mas sempre mais junto ao mar (normalmente nunca a mais de 5 kms)).
 
Última edição: