1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Cães e gatos

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Pixie 7 Jun 2010 às 11:42.

1. Shimmy

Shimmy
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    27 Mai 2010
    Local:
    Lisboa
    Falando por experiência própria e não por nada que tenha lido, antes de sismos maiores (nos Açores), os meus cães sempre pareceram anormalmente agitados (quando digo Anormalmente é porque agiram de facto de formas que NÃO agem quase nunca, não de forma simplesmente algo agitada e depois houve o sismo e eu digo - ah que giro, previram-no). Pelo menos os meus não ladram nem uivam nem nada que se pareça (isso eles fazem nem que seja por ser lua cheia), ficam é "malucos" a andar de um lado para o outro como baratas-tontas, tentando entrar dentro de casa quando nunca entram e saltar muros que nunca saltaram.

Já as vacas dos pastos à volta da casa onde vivia lá nunca dei por sinal nenhum. Só depois do sismo é que berram que se farta. Pássaros também nunca deram nenhum sinal antes do sismo, fazem é um estardalhaço uns segundos depois (mesmo que sejam 3h da manhã).

Quanto aos humanos, por mais que não possam "sentir" ou "pressentir", há algo em comum nos relatos dos grandes sismos dos Açores. Umas boas horas antes fica tudo estupidamente parado. Não corre uma aragem, até parece que o ar fica "pesado", e fica um silêncio de morte (incluindo as vacas, que eu saiba), e nada prevê que venha aí tamanha desgraça. Não sou estúpida e também não encontro relação nenhuma entre o tempo (o vento, etc..) e um movimento sísmico, mas os relatos por todo o mundo dizem a mesma coisa (eu pessoalmente nunca reparei).

Sinceramente, acho que os animais podem sentir os abalos premonitórios que antecedem um grande sismo. Mas não sei se os destinguem de outros pequenos sismos que acontecem a toda a hora.

PS - caro trepkos, os primeiros posts tiveram alguma piada... mas agora está a tornar-se repetitivo e não contribui em nada para o desenvolvimento do tópico.

PS2 - as vuvozelas deviam ser proibidas. De certeza que aquilo irrita os jogadores também.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Reacções de animais antes de sismos, embora estas reacções sejam pouco antes do sismo, e não horas ou dias antes...

Provavelmente estariam a sentir as vibrações pequenas iniciais, ou a ouvir o ruído surdo típico que antecede os sismos...

#32 Snifa, 9 Jun 2010 às 11:30
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  3. under

under
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Fev 2009
    Local:
    coimbra (130 metros)
  4. under

under
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Fev 2009
    Local:
    coimbra (130 metros)
    desculpa mas sao "evidencias anedoticas" como alguem escreveu aqui.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Pensa lá bem no assunto e verás quem é que tem visão periférica e quem é que tem uma ideia pré-concebida não questionando os pressupostos que lhe dão origem.

E são. Mas pelos vistos tu nem sequer leste os texto que te indiquei, senão saberias que de facto são evidências anedóticas. É mais fácil ficar chateado do que te dares ao trabalho de perceber do que estou a falar.

Pegando nos vídeos, quando é que eles deixariam de ser uma evidências anedótica? Por exemplo, um longo estudo de muitos meses ou anos, em que os animais fossem constantemente filmados, o seu comportamento registado, e os dados serem analisados estatisticamente. E não apenas um animal, como vários, e animais em circunstâncias e ambientes diferentes, e uns sujeitos a sismos e a outros não. Por aí fora.... Isso já é fazer ciência.

Assim já percebes o que é uma evidência anedótica e o que é uma evidência cientifica ? Repara que eu nunca pus em causa a validade dessa hipótese.

6. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    A posição do U.S. Geological Survey:

Ora é precisamente esta a minha convicção... Eu não acredito que alguns animais ADIVINHEM os sismos. O que acredito é que eles os possam sentir antes de nós. Quando se fala em sentir fala-se em SEGUNDOS de diferença.

Reparem no post do Snifa... No fundo este tipo de reacções documentadas batem certo com esta explicação científica (embora sendo casos isolados valem o que valem). Ou seja "pressentir" um sismo penso ser impossível para as capacidades de qualquer animal. Senti-lo com "timing's" diferentes isso sim.

7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    E no primeiro vídeo não foi só o cão a reagir, o homem também reagiu antes das coisas começarem a tremer violentamente, provavelmente sentiram uma vibração menor, ou algum som estranho ?, o cão naturalmente reagiu muito mais rápido que o homem que deve ter ficado um ou dois segundos a pensar no que seria. A cadeira do homem mexeu-se 4 segundos antes do abanão, e no abanão já estava ele a alguns metros da secretaria. Ambos sentiram algo antes do grande abalo, não foi apenas o cão.

8. under

under
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Fev 2009
    Local:
    coimbra (130 metros)
    Eu coloquei num post acima historias de caes, gatos e patos que pressentiram ate bombardeamentos. Epa, eu tento ver as coisas com mente aberta. Porque nao? Porque é que tem que ser sempre com provas cientificas? Ninguem viu Deus mas todos acreditam nele,no entanto, ha milhares de fotos e videos de OVNIS ( sejam la o que eles forem) e nesses ninguem acredita!!! eu tenho gatos a muitos anos e sei que eles tem certas capacidades sensorias.

9. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m) / Santander (ES)
    Em termos científicos, aquilo que se pode ver nos filmes é perfeitamente explicável.

Num sismo, existem vários tipos de ondas. Neste contexto, podemos apenas debruçar-nos para as ondas P e S. Também designadas por ondas Primárias e ondas Secundárias, ou ondas Longitudinais e ondas Transversais. Existe uma distância temporal entre a chegada das ondas P e S a um local. As ondas P são as primeiras a atingir o local, dado que têm uma velocidade de propagação maior. São também mais fracas que as ondas S, que se lhes seguem. Estas, embora possuam uma velocidade de propagação mais baixa, são mais fortes, e são as que, antecedendo directamente as ondas superficiais, causam mais estragos, aquando de um sismo.

Podemos então concluir que, nos filmes em questão, os animais sentiram as ondas P, mais fracas, que o ser humano não detectou ou detectou posteriormente. É sabido que os animais têm uma maior sensibilidade, detectando muitas das coisas que um ser humano não consegue detectar.

Num simples esquema, o que acontece é isto:

O intervalo temporal entre as ondas P e S varia, consoante a distância do local em que o sismo é sentido, ao epicentro.

10. trepkos

trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    10 Out 2008
    Local:
    Eborae
    As ondas P provocam o chamado rugido da terra, que é som alto e pesado que se ouve uns segundos antes da chegada do sismo propriamente dito, o homem no video provavelmente ouviu esse som e começou a sair, o cão ouviu esse mesmo som mas reagiu mais rapidamente.

No ultimo grande sismo que ocorreu em Portugal, o tal dos 6.0 de magnitude, esse rugido da terra foi audível, era um som bastante alto e pesado ( quanto maior é o sismo maior é o rugido ) e passados cerca de 5 segundos de se começar a ouvir o rugido a terra começou a tremer.

Esse rugido pode salvar vidas, se a pessoa se aperceber que se trata de um sismo tem cerca de 5/6 segundos para procurar abrigo.

11. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    A sensibilidade "extra" dos animais não será apenas ao movimento, mas também ao já referido som.

As ondas P propagam-se para o ar, sob a forma de som.
    Portanto geralmente, um sismo terá som antes dele, com maior separação do abanão, quanto mais longe for o epicentro. Num sismo muito próximo pouca diferença temporal haverá entre o som e o abanão.

A questão é que embora quase sempre se propaguem para o ar, sob forma de ondas sonoras (portanto está lá o som do sismo), na maior parte dos sismos, a frequência deste som é abaixo dos 20Hz, ou seja, inaudível para nós humanos, mas possivelmente audível para outros animais (?)..
    Apenas numa parte dos sismos, essas ondas para o ar estarão numa gama audível para nós, que dependerá do sismo em si, e da natureza do solo, etc etc.

Portanto, claro que é aceitável e compreensível a "premonição" dos animais, uns segundos ou no máximo minutos antes (embora isto já muito no limite, em minutos....).
    Ninguém disse que não, e faz todo o sentido, os vídeos, embora sejam exemplos isolados, e não inequívocos, até porque como o Vince disse, o homem também se mexe antes de agitar a coisa, são ainda assim interessantes e possivelmente ilustrativos disso!

Agora dizer que somos "negacionistas" e que "toda a gente acredita em Deus sem o ver" e por aí fora, para sem argumentos lógicos acreditar em premonições de sismos de véspera, por animais, ou porque está calor, ou porque a lua brilhou mais que nos outros dias..
    Por favor, há que ser realista!
    :)

PS: Ainda assim, há uma certa dúvida nisto do som, pois penso que o nosso limiar de frequências de sons, vai mais grave que o dos cães p.ex, o que contraria um pouco a história de um cão ouvir o sismo antes de nós, antes pelo contrário, deveríamos nós ouvir e ele não! Por isso é muito discutível.. O que me leva a pensar: "Cães e gatos? Só se sentirem mesmo o tremor mais do que nós, e sentirem vibrações pequenas que nos passam despercebidas na fase inicial.."

PS2: Talvez os morcegos levantem vôo antes dum sismo.. :p Que ouvem de frequências bem mais baixas.
    E penso que os pássaros a partir dos 1Hz, portanto estes certamente terão frequentemente comportamentos estranhos em sismos que não sentimos, ou em instantes antes.. Mas claro, tudo numa escala de tempo curta, lógica.. Razoável! Nada de "profecias"....

12. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    A questão do 1º video prende-se mais com uma das leis de newton... O homem reage à surpresa pelo comportamento do cão e levanta-se a correr para ver o que se tinha passado... assim como eu acordei com o barulho dos estores no sismo de dezembro de 2009 e levantei-me para ver o que era antes mesmo de perceber que se tratava de um sismo...

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    É uma possibilidade, mas sinceramente a cara assustada do homem e a velocidade com que corre não me parece nada que tenha sido para ver o que se passou com o cão, e aparentemente nem corre na direcção do cão.

Temos falado das ondas P e S, mas dependendo da intensidade de tudo isso, também podemos no vídeo estar perante uma onda S fraca e uma onda de superfície.

Neste outro vídeo há uma situação meio caricata, de um barmen que foge a correr e um cliente fica ainda imenso tempo a olhar para ontem. Aos 44 segundos. Nitidamente há um tremor inicial mais fraco mas suficiente para o barmen fugir, e só alguns segundos depois houve um abanão mais violento.

#43 Vince, 9 Jun 2010 às 15:50
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  14. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Mesmo assim é discutível. Sempre podemos afirmar que o barman estava num estado normal e o cliente num estado ébrio...

Já estive numa situação em que de entre 3 pessoas numa divisão da casa só eu me apercebi de um tremor de terra pelo simples facto de estar a olhar para a televisão que estava afixada com um daqueles suportes de parede. Digamos que a distracção também serve de argumento...

15. under

under
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Fev 2009
    Local:
    coimbra (130 metros)

Partilhar esta Página