Calor em outubro coincidiu com aumento da mortalidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Onda de calor em outubro coincidiu com aumento da mortalidade

Publicado hoje às 08:02

O mês de outubro registou uma mortalidade acima do esperado, sobretudo na região de Lisboa. A Direção-Geral de Saúde diz que oscilação não foi significativa mas promete estudar causas de morte.
Tudo indica que o calor anormal de outubro teve um impacto na mortalidade em Portugal, especialmente na região de Lisboa. Os números da Direção-Geral de Saude (DGS) mostram uma evolução «acima do esperado», num outubro que foi o mais quente desde que existem registos e com uma onda de calor que durou 10 dias. As autoridades prometem estudar melhor o que aconteceu.

O mês de outubro registou 8.567 mortes em Portugal continental, ou seja, mais 5,5% do que a mediana dos anos anteriores. O suficiente para os sistemas de monitorização referirem uma «evolução acima do esperado», numa evolução explicada essencialmente pelo que aconteceu na zona de Lisboa que teve um acréscimo de 10,6%, com mais 226 mortes do que é habitual (no global do país a diferença foi de +444).

À TSF, o Chefe da Divisão de Estatísticas de Saúde na DGS, Paulo Nogueira, defende que estamos perante uma «pequena oscilação» na mortalidade em outubro, «um sinal de que terá existido um aumento não anormal da mortalidade, porque esteve sempre dentro dos intervalos de confiança, mas que durante alguns dias andou na fronteira do que é esperado».

Os dias com mais mortalidade coincidiram com uma onda de calor que o antigo instituto de meteorologia (IPMA) registou entre 17 e 27 de outubro, a maior neste mês desde 1941. Este foi aliás o outubro mais quente desde que existem registos.

Paulo Nogueira diz que «parece claro que o que está aqui presente é uma interferência ambiental e sabemos que houve excesso de calor e partículas vindas do deserto o que gera pressão sobre a saúde, mas felizmente não existiu um excesso de mortalidade significativo».

Nuno Guedes

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4310785
 
  • Gosto
Reactions: belem e StormRic