Caminhada na Sanabria - dia 4 de Abril de 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Estão oficialmente abertas as inscrições, até ao próximo dia 27 de Março, para a caminhada a levar a cabo no dia 4 de Abril (sábado), na Sanabria, ascenção ao pico da Peña Trevinca.

Trata-se de um trajecto para o dia todo, são cerca de 23 km, 8-9 horas, sendo a maior dificuldade o declive acentuado. Não envolve contudo a necessidade de escalada. Como se depreende, o programa exige uma boa condição física, desenrola-se em altitudes elevadas.

Pelo facto de ainda existir neve, torna-se obrigatório o uso de botas e calças impermeáveis, sobretudo as botas. Dado o frio previsível de manhã, um blusão quente e uma mochila para mantimentos recomendam-se.

Se as condições atmosféricas não o permitirem, teremos sempre uma alternativa ao passeio, quer na Sanabria ou em Montesinho.

O ideal será os inscritos chegarem na véspera, 6ª feira, para um primeiro contacto, e claro, o necessário repouso, já que partiremos de Bragança bem cedo. Podemos tratar de reservar a estadia.

No sábado à noite, o jantar de convívio será em Gimonde, em restaurante a definir, em função do número de inscritos.

No domingo de manhã, visita ao castelo de Bragança e à estação meteorológica.

Não se esqueçam da máquina fotográfica...

Ficamos a aguardar as vossas inscrições:thumbsup:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
AnDré - apresenta a sua inscrição! :D

Não quis deixar de ser o primeiro.

Ontem o Zoelae disse que tinha exame na 6F dia 3 de Abril.
Há um autocarro para Bragança da Rede Expressos que parte de Sete Rios às 18h e chega a Bragança às 00h40.
E outro às 19h que chega a Bragança às 02:25.

Eu estava a pensar ir nesse dia mas mais cedo. De qualquer forma, a minha ideia é ficar na pousada de juventude, por isso se for preciso, posso ir buscar-te "a pé" :p à central das camionetas e depois fazer-te companhia até à pousada. :)
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
AnDré - apresenta a sua inscrição! :D

Não quis deixar de ser o primeiro.

Ontem o Zoelae disse que tinha exame na 6F dia 3 de Abril.
Há um autocarro para Bragança da Rede Expressos que parte de Sete Rios às 18h e chega a Bragança às 00h40.
E outro às 19h que chega a Bragança às 02:25.

Eu estava a pensar ir nesse dia mas mais cedo. De qualquer forma, a minha ideia é ficar na pousada de juventude, por isso se for preciso, posso ir buscar-te "a pé" :p à central das camionetas e depois fazer-te companhia até à pousada. :)

Nem sei a que horas é o exame, talvez desse apanhando esses autucarros... Eh pá mas eu não percebo nada de equipamentos de neve. Acho que teria de fazer um bom investimento. Não tenho calças impermeaveis, não tenho botas (tenho umas botas em Vinhais, mas já não daria para passar por lá), nem blusão, isto aqui em Lisboa está sempre calor... alguém me dá umas dicas? vou ver se encontro algo em conta este fim-de-semana...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eh pá mas eu não percebo nada de equipamentos de neve. Acho que teria de fazer um bom investimento. Não tenho calças impermeaveis, não tenho botas (tenho umas botas em Vinhais, mas já não daria para passar por lá), nem blusão, isto aqui em Lisboa está sempre calor... alguém me dá umas dicas? vou ver se encontro algo em conta este fim-de-semana...


Pois, eu também como alfacinha que sou, não tenho nada disso.
Quando vou para a neve, normalmente levo é dois pares de calças vestidos. Na terra dos meus pais, ando sempre assim.

O que me preocupa mais é o calçado.
Já estive na neve (muita neve) de Vans, e não é assim lá muito agradável. :hehe:
De qualquer forma se o tempo se mantiver assim, talvez algo deste género: tennis berg, seja o suficiente.
Se não, também terei de arranjar um botins! :p

Quanto ao blusão, também temos de ter em conta que vamos caminhar. Logo não podemos ir muito enchoiriçados. Se não em vez de caminhar, rebulamos. :p
Como o Veterano dizia, o frio será mais previsível de manhã.

Se o tempo estiver como está por estes dias, nem será preciso assim grandes agasalhos.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Pois, eu também como alfacinha que sou, não tenho nada disso.
Quando vou para a neve, normalmente levo é dois pares de calças vestidos. Na terra dos meus pais, ando sempre assim.

O que me preocupa mais é o calçado.

Quanto ao blusão, também temos de ter em conta que vamos caminhar. Logo não podemos ir muito enchoiriçados. Se não em vez de caminhar, rebulamos. :p
Como o Veterano dizia, o frio será mais previsível de manhã.

Se o tempo estiver como está por estes dias, nem será preciso assim grandes agasalhos.

Numa caminhada, o maior inimigo não é o frio, porque, depois de 15 minutos de marcha a bom ritmo, o corpo já libertou tanta energia, que começamos a suar. O problema é a água, quer no estado líquido (poças, pequenos ribeiros, lama), quer no estado sólido.É fundamental um calçado com Gore-Tex, isto é, impermeável. Talvez a melhor relação qualidade-preço seja a marca Berg, da Sport Zone.

Quanto às calças, não serão necessários dois pares, basta um par relativamente quente. Aqui o problema prende-se com o facto de que quando há neve fofa, nos enterrámos, começando a molhar a parte inferior das calças, por vezes até perto dos joelhos e até nas botas ela começa a entrar. Para o evitar, existem calças com um sistema de impermealização na parte baixa. Em alternativa, usar calças normais com uma protecção impermeável em baixo, comprada à parte.;)

Também dão jeito dois bastões para ajudar a manter o equilíbrio.

Tudo isto representa algum investimento, mas evita o desconforto e protege-nos. Não nos podemos esquecer que a caminhada não é propriamente à beira-mar.:D

Para o tronco, pouca roupa será necessária em andamento, vão ver. Convém levar na mochila um blusão quente, para as paragens e eventual agravamento do tempo.

Com sol, fundamental óculos escuros e um barrete/gorro.

Na Sport Zone (passe a publicidade), como já mencionei, os preços das marcas próprias são muito em conta. E já ficam equipados para outras aventuras, este material acaba por ter pouco desgaste.:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Com sol, fundamental óculos escuros e um barrete/gorro.

Protector solar! E não estou a brincar. :p

Nos dos passeios que fiz à Serra da Estrela, também em Abril e com neve, torrei o pescoço e a cara.

Não vale a pena explicar porquê...:hehe:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Faltam uns 15 dias, mas a cobertura de neve ainda é considerável.

Dia 20


Hoje
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boas,

O limite para as inscrições é mesmo o dia 27?
Eu gostava muito de ir mas por questões profissionais só irei ter a certeza se posso bem mais próximo do fim-de-semana escolhido.

Fica ainda outra pergunta, a visita á estação do IM é total ou será uma simples visita sem direito a entrar na referida estação?


Abraço
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Boas,

O limite para as inscrições é mesmo o dia 27?
Eu gostava muito de ir mas por questões profissionais só irei ter a certeza se posso bem mais próximo do fim-de-semana escolhido.

Fica ainda outra pergunta, a visita á estação do IM é total ou será uma simples visita sem direito a entrar na referida estação?

Abraço

O objectivo de se ter estipulado a data de 27 de Março como limite foi o aspecto logístico de dar mais tempo para organizar certos pormenores, em função do número de inscritos.

Como é evidente, não se vão à partida recusar inscrições efectuadas mais tarde, apenas pedimos que, para quem pode e quer ir, se inscreva o mais depressa possível.

Quanto à questão da visita à estação do IM, o Dan poderá responder melhor do que eu:thumbsup:
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Boas,

Eu já tinha manifestado a minha intenção de me juntar a vocês, mas só na próxima 4ª feira saberei se posso, pois vou ser operado nas férias da Páscoa, e ainda não sei quando entro.
Mas que era uma despedida em beleza antes de ficar imobilizado uns tempos, lá isso era...;)
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Por motivos familiares não poderei estar convosco durante a caminhada de sábado...:( mas de qualquer forma tenho muita vontade de participar pelo menos no jantar de Gimonde, onde nos podemos finalmente conhecer uns aos outros;)

Quero aqui também deixar a minha disponibilidade para auxiliar no que seja necessário durante a vossa estadia aqui na cidade de Bragança. :thumbsup:




z z z z z z z z z z z z
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por motivos familiares não poderei estar convosco durante a caminhada de sábado...:( mas de qualquer forma tenho muita vontade de participar pelo menos no jantar de Gimonde, onde nos podemos finalmente conhecer uns aos outros;)

Quero aqui também deixar a minha disponibilidade para auxiliar no que seja necessário durante a vossa estadia aqui na cidade de Bragança. :thumbsup:

Muito obrigado Z13 :)


Ontem andava a ver algumas informações sobre a Sanábria e encontrei este testemunho de uma caminhada feita lá:

Um par de botas - Peña Trevinca

:D:D

Falta pouco mais de uma semana... ;)