Caramulo e a neve!!!

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Um 3º factor pode ser também a sua grande proximidade com o Litoral encontrando directamente sobretudo pela frente Oeste as planuras que constituem boa parte do distrito de Aveiro; de sublinhar que dos seus pontos mais elevados se avista e muito bem (em dias razoavelmente limpos) toda a área costeira que abrange a linha de costa desde sensivelmente Ovar até à Figueira da Foz e que se sabe ser de grande exposição às massas de ar marítimo e uma das barreiras bem directas que este encontra é precisamente o Caramulo!

Outro fator que pode realmente fazer diferença aquando das situações limite é a quantidade de humidade no ar.
O fato de ter o mar próximo a Oeste não é só a única "fonte" de humidade!

Todo o vale do rio Dão e da bacia hidrográfica do Mondego pode ajudar num aumento de humidade naquela zona. Frequentes os dias no percurso Viseu - Tondela observo um aumento lógico e gradual da densidade do nevoeiro naquela zona, o vale de Campo de Besteiro, também chega por vezes a ter nevoeiro durante alguns dias seguidos quando as condições são propícias!
(Pode perfeitamente observar-se na imagem da satélite modificada que o André colocou aquilo a que me refiro)

Contacto pessoalmente todos os dias com pessoas daquela Serra que me dizem que desde a construção da barragem da Aguieira notaram um diminuição da queda de neve e da acumulação na zona. É conhecimento empírico, mas poderá ter por base alguns dados científicos.


Mas tudo isto põe nos a pensar... então e as histórias de antigamente, onde a neve no Caramulo alcançava os 50 cm de acumulação com facilidade?

E o episódio de 15 de Fevereiro de 2010? (Tópico Aqui)
 


iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
"Contacto pessoalmente todos os dias com pessoas daquela Serra que me dizem que desde a construção da barragem da Aguieira notaram um diminuição da queda de neve e da acumulação na zona. É conhecimento empírico, mas poderá ter por base alguns dados científicos."

Por aqui também sempre ouvi dizer os mais velhos que desde a construção da barragem do Açude (1981) os Invernos passaram a ser mais amenos.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Contacto pessoalmente todos os dias com pessoas daquela Serra que me dizem que desde a construção da barragem da Aguieira notaram um diminuição da queda de neve e da acumulação na zona. É conhecimento empírico, mas poderá ter por base alguns dados científicos.

Sim, toda a área inundada da Barragem da Aguieira, e não é tão pequena quanto isso, contribui para a moderação das temperaturas na região sobretudo pelos frequentes e intensos nevoeiros que ali se formam, mas será que podemos dizer com suficiente convicção que esse efeito seja extensível à faixa montanhosa do Caramulo quando esta se encontra para além de um raio de 10 Km desde por exemplo das imediações de Mortágua, ou seja, até onde existem áreas inundadas pela albufeira sendo as mais próximas da Serra? Obviamente não atribuo um raio de 10 Km como limite de coisa alguma, só acho que a distância é demasiada para que possamos defini-la como factor determinante ou impeditivo de se criarem condições favoráveis à queda de neve no Caramulo!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Apenas para podermos comparar, que razões podem existir para que na Serra da Lousã com os seus cerca de 1200m, a neve seja tão escassa e praticamente à mesma distância da zona costeira? Também há relatos de muita gente de que antigamente nevava com maior frequência nesta Serra!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sempre ouvi os mais velhos a dizerem, que antigamente nevava muito mais... Que desde a construção da barragem da Aguieira a queda de Neve diminuiu bastante!

Já várias pessoas da região me têm dito o mesmo, mas será essa a razão?
Tenho quase a certeza que não. E porquê? Ora, basta pensar que em Montemuro antigamente nevava muito, mas muito mais do que agora. A minha mãe conta que lá na freguesia, Várzea da Serra (~900-950m de altitude), chegava a nevar ao ponto de as pessoas terem de sair de casa pela janela do andar de cima, para com pás desenterrar as portas das lojas onde estavam os animais. (Isto nas décadas de 60-70).

Ora, lá não se construiu nenhuma barragem para agora nevar menos.

Nem lá, nem em muitos lugares por esse país onde todos se queixam que neva cada vez menos.

Não digo que a albufeira da Aguieira não tenha mudado o clima da região envolvente. Mais humidade, mais nevoeiro... Mas isso quanto muito diminuiria a frequência da neve nos arredores da albufeira onde o nevoeiro se tornou mais frequente. E não a cotas superiores a 400m de altura.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Concordo, o nevar menos toda a gente diz de todo o lado, situação penso que invertida desde 2006, onde houve um regresso de neve a cotas baixas em Portugal que estavam ausentes há bastantes anos.

A Aguieira ou melhor, todo o sistema de barragens e açudes do Mondego, certamente tem alguma influência no clima das regiões envolventes, mas influir na neve da serra do Caramulo acho mais difícil.

Curiosamente penso que já não há um nevão em zonas como Santa Comba Dão, Mortágua, Luso, Penacova, Souselas, Coimbra, etc, desde 1982 e 1983, que deve ter sido precisamente a altura em que a barragem encheu pela primeira vez. Mas pode ser mera coincidência, em 2006 penso que foi por falta de precipitação que não nevou em Coimbra e nevava bem próximo, em Montemor e Figueira. E antes de 1982 e 1983, penso que já não nevava nalgumas dessas zonas também há umas décadas, talvez anos sessenta. Talvez 1967 ? Refiro-me a nevões significativos e não a queda residual de neve que essa certamente aconteceu mais vezes.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Lembrei de um pormenor que talvez sirva para incrementar um pouco mais esta indefinição, tenho um amigo que mora em Viseu, mais propriamente em Ranhados, que até há 2 anos dava aulas na Escola Secundária de Tondela e segundo ele pôde observar por várias vezes em dias de probabilidade de queda de neve, quando saía de casa ainda que boa parte das vezes com pouca acumulação de neve, ao deslocar-se para a escola, ao sair da área urbana de Viseu, à medida que descia a zona planáltica às portas da cidade, a neve ia rareando à medida que se aproximava de Tondela e quando lá chegava nem no Caramulo que fica logo em frente a encontrava!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguns dados que compilei.
Não são directamente comparáveis, além das altitudes e intervalo temporal diferentes, também sempre fui um pouco céptico em relação a estas observações de antigamente, por exemplo reparem nos dias de neve da Freita para Janeiro, não fazem sentido em relação ao resto.
De qualquer forma fica aí a informação que existe.

nevep.gif
 

caramulo

Cumulus
Registo
19 Dez 2009
Mensagens
107
Local
Caramulo - 800 metros
Alguns dados que compilei.
Não são directamente comparáveis, além das altitudes e intervalo temporal diferentes, também sempre fui um pouco céptico em relação a estas observações de antigamente, por exemplo reparem nos dias de neve da Freita para Janeiro, não fazem sentido em relação ao resto.
De qualquer forma fica aí a informação que existe.

Estes dados não se podem comparar... Mais de 200 metros de desnivel em Portugal é muita coisa em termos de cota de neve...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Também tudo depende que orientações que têm as serras, se for uma serra orientada pra norte sul é mais complicado acumular neve, possivelmente só na costa norte, o Caramulo por exemplo tá SW pra NE o que torna complicado ter alguma neve. Na Peneda é o facto de estar tão a norte que proporciona que neve, embora seja com pouca frequência.

embora seja com pouca frequência??!!! Peço desculpa mas os episodios de neve na serra Peneda-Gerês é tudo menos de pequena frequência,alias os episodios de neve na serra Peneda-Gerês(Lamas Mouro-Soejo-Vila do Geres-Senhora da Peneda,etc) são aliás de uma grande regularidade frequencia e constancia ao longo dos anos, mais que em muitas outras regiões do território português, aliás no dia de hoje que é um dia sem qualquer fenomeno metereologico extraordinario um dia perfeitamente normal a temperatura na Senhora da Peneda é de 3º graus e ocorrencia de chuva/agua neve, ou seja, num dia como hoje pode Nevar em algumas zonas do Gerês/Peneda o que é de facto de salientar.
Julgo que os episodios de neve na serra Peneda/Gerês são tudo menos raros... alias são frequentes em todos os Invernos...mas por algum motivo que me escapa são pouco referenciados enunciados pela Comunicação Social.


cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Qual a altitude desse local?

960m mas não é essa a questão eu apenas disse que na serra Peneda-Gerês os episodios de neve são frequentes constantes ao longo de todos os Invernos e sem excepção contraiando a ideia que seriam episodios pouco frequentes como foi enunciado por Mário Barros o qual discordo totalmente alias penso que este sistema Montanhoso deve ser das regiões onde neva com maior frequencia com maior regularidade em todo o territorio nacional tambem derivada aos seus valores elevados de percipitação.