Vamos, então, começar por um tema algo polémico e que, particularmente, me suscita algum interesse: a possível construção de uma central nuclear em Portugal! Passo a citar alguns artigos recentemente publicados relativos a esta questão! in Diário de Notícias, 19 de Maio de 2006 in Diário de Notícias, 22 de Maio de 2006 in Diário de Notícias, 22 de Maio de 2006 Alguém se atreve a adiantar uma opinião relativa a esta hipotética construção de uma central nuclear no território nacional?
Uma coisa é certa temos de ter uma alternativa viável aos combustíveis fósseis e agora existem tecnologias fiáveis, contudo não se esqueçam que 71% da nossa energia provém de combustíveis fosseis dos quais o estado fica com 65%! Portanto, politicamente é inviável tendo em conta o modelo de financiamento do estado Portugês, pq desses 65% é imposto directo e dinheiro fresquinho, pelo que não existirá alternativa a longo prazo a não ser q haja vontade politica e bloqueio de interesses.
Sim, mas esses impostos continuam garantidos porque incidem nos combustíveis que afectam principalmente os transportes. Muita da energia eléctrica é produzida com recurso ao carvão, gás natural e fuelóleo mas não sei se a componente de impostos é assim tão elevada como no sector dos transportes. A localização é um outro grande problema. Pouca gente estará disposta a aceitar ficar com uma central nuclear no seu quintal.
Quando se fala em nuclear penso que todos ou quase estaremos mais ou menos de acordo nas suas adversidades, no entanto e tendo em conta a situação presente quer estejamos a favor ou contra nada nos adiantará, é que existem várias centrais nucleares aqui ao lado...logo e por inerencia as consequências também serão nossas.
boas que tal energia alternativa nao e por os outros terem que nos tb teremos de ter, ja vimos se ha uma falha e uma situacao complicada, por isso vamos e investir no alternativo. temos sol, vento e mar. quanto a espanha espero que nunca haja nada para bem de todos nos abraco meteo
Pois mas por enquanto as alternativas não interessam pq o que é da natureza não pode ser cobrado ou pelo menos não deve, a água já é temos ene de serras que arderam recentemente com parques eólicos, sem as populações locais tenham beneficio... E a energia solar é mais importante do que a eólica e existiam vário projectos internacionais para implementarem áreas com plataformas de células fotovoltaicas, mas como não existe grande vontade de comercializar ou disponibilizar uma energia alternativa que toda a gente pode ter no quintal e ficar auto-suficiente Em Espenaha qq edificação tem de ter obrigatoriamente o aquecimento da água através de paineis solares, parece que não é um passo de gigantes..
Pois... isso é q é um passo decidido... essas e outras medidas semelhantes teriam de ser impostas obrigatoriamente. Por exemplo: todos os novos edificios deveriam fazer tratamento de águas residuais e reaproveitamento das próprias. Falta a Gestão dos Recursos em Portugal!!! e n me digam que é por falta de dinheiro... é falta de consciencia, é falta de vontade e falta de visão a longo prazo... Bem a propósito das energias renováveis, é muito recente, mas foi instalada uma infraestrutura em portugal para o aproveitamento da energia das ondas e marés! Bravo Vamos aproveitar a nossa costa!!!
Eu concordo com o nuclear em Portugal...Acho que já é uma energia bastante segura quando comparado com a 20 anos!! Em relação à energia eolica, qualquer dia temos o pais cheio de geradores, o problema, é que comparado com outros paises da EU, especialmente os nordicos, temos uma "grande falta" de vento. Quanto a energia solar, concordo com o Seringador Penso que todos os edificios novos deviam "ter obrigatoriamente o aquecimento da água através de paineis solares" No entanto aproveitar a energia sola para produzir electricidade em larga escala, neste momento não seja muito rentável, nem viavel!! Bruno...retirar energia às ondas é bastante complicado!! É que o mar tem um grande poder destrutivo em qualquer estrutura que lhe apareça a frente!! Mas antes de tudo acho que devemos:
Bem a propósito da energia das ondas. Portugal vai ter a Primeira plataforma de produção de energia a partir das ondas. e é na Póvoa do Varzim. Repara na imagem! a estrura é montada perpendicularmente ao sentido das ondas. http://fisica.ist.utl.pt/~left/2003-2004/Apresentacoes/MiguelAngelo.pdf http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/2709
Espero que não seja neste Outono Quanto à energia solar o grande problema é que o custo de produção dos paineis já não desce algum tempo devido à escassez de sílicio
escassez de silicio???? N me parece q seja por esse motivo. Mas ainda nesse assunto, há outros problemas! Os acumuladores de energia solar são recicláveis??? não são construidos com materiais poluidores??? É preciso pensar nisso tb...
"Central fotovoltaica "nasce" hoje A construção da maior central fotovoltaica do mundo arranca hoje em Serpa, devendo a infra-estrutura entrar em funcionamento em Janeiro de 2006, anunciou o responsável da empresa gestora do projecto. Piero dal Maso, da Catavento, empresa portuguesa de renováveis, adiantou à Lusa que a construção decorre até Outubro, quando a central começa a produzir energia de modo experimental, entrando em pleno funcionamento em Janeiro de 2007. Com 52 mil painéis fotovoltaicos espalhados por 32 hectares, a Central Solar Fotovoltaica de Serpa terá uma potência de 11 MW, quase o dobro da actual maior central, situada na Alemanha. A central vai produzir electricidade suficiente para alimentar oito mil habitações e poupar mais de 30 mil toneladas em emissões de gases de efeito de estufa face a uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis. Além da Catavento, a construção da central, um investimento total de cerca de 61 milhões de euros, envolve a GE Energy, subsidiária da General Electrics, e a Powerlight, fornecedora de sistemas de energia solar. A GE Energy, financiadora do projecto, será a proprietária da unidade e a Powerlight vai operar e manter a central. " JN http://jn.sapo.pt/2006/06/06/economia_e_trabalho/central_fotovoltaica_nasce_hoje.html é de louvar estas iniciativas... vamos aproveitar os nossos recursos!!! a energia solar no alentejo deve ser mais rentável que a agricultura que está a degradar cada vez mais os nossos solos!
Esses 11MW é por dia ou por ano??? Ainda não consegui perceber... Aqui fica a press release : http://www.catavento.pt/PT/Press/SerpaPressRelease_PT.pdf
Na minha opinião devíamos encher a nossa zona costeira de eólicas k aí não encomodavam nenhum olho mais sensível, e não haveria grande perigo de extinguir as gaivotas. Qto aos painéis fotovoltaicos, cada casa devia ter o seu, até os prédios deviam por, nem k fosse lá no alto, e tb não era má ideia po-los nas bermas das auto-estradas e aproveitar aqueles nós de entrada e saída, isto seria para matar 2 coelhos com uma cajadada e minimizar o impacto ambiental.
Os problemas que os combustíveis nos têm trazido à economia nos últimos anos já deveriamos estar a investir mais nestas energias renováveis, e também na investigação. Estes painéis são pouco eficientes, não me recordo bem mas anda há volta de 10 a 15% de eficiência, é muito pouco e são caríssimos. As lâmpadas falam na revolução dos leds mas estes ainda têm muito que brilhar, as florescentes compactas anunciam 20w = 100W mas esta eficiência anda nos 20W= 60w e... se lá chega. Não sei se seria uma boa ideia colocar em toda a costa e tudo qto era lugar paineis e eólicas... mas em muitos locais é muito bem aproveitado. Há um ano atrás ainda pensei em colocar painéis por casa, mas os custos são astronómicos e o rendimento.... podia ser muito melhor.