Céu cor de Abelha

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não existe qualquer relação entre a sismologia e os fenómenos atmosfericos isso parece-me obvio

Em relação à Lua é parece-me possivel que esta tenha alguma influência na sismologia, é mais que sabido que a Lua é a principal força que causa as marés, será a Lua capaz de influenciar o magma do manto terrestre:unsure:? Se tal acontecer é possivel que a Lua tenha alguma influência pois o manto terrestre que se encontra num estado semi-liquido e que por isso se sofrer com a influência Lunar pode causar movimentos nas placas tectónicas instabilizando-as e originando sismos:unsure:.

Não me parece assim tão ridiculo que a Lua possa influênciar os sismos agora os condições atmosfericas é no mínimo ridiculo;)

O que disse em cima é apenas uma suposição não tem nenhuma base cientifica;)

Em teoria tudo o que fazemos pode ter influência, desde um simples mexer do braço num aperto de mão ao bater de asas de uma borboleta, pode hipoteticamente despoletar um sismo. A questão é conseguir compreender e relacionar directamente os efeitos das forças de umas coisas sobre outras.

Que a Lua provavelmente exerce uma pressão nada negligenciável sobre a Terra é evidente. Que isso possa ser traduzido numa relação causa-efeito já é muito mais difícil. Afinal há que não esquecer, que por um lado a Lua pode exercer pressão e por outro no mesmo ciclo lunar pode fazer o efeito inverso. E como sabes, sem se saber as outras forças todas em jogo, provavelmente muito mais complexas, poderosas ou influentes, não há forma de medir e relacionar forças menores.

Teoricamente até podes estar a submeter algo a uma enorme força e ela não ceder, e de seguida relaxares a força e ela partir-se por isso mesmo.

Na verdade ninguém conhece as estruturas e forças que estão em jogo em determinado momento, pelo que todas essas associações que se fazem por vezes são apenas pseudociência ou ciência não comprovada.

De qualquer forma, nem estava a falar exactamente disso, mas mais da "estória" da humidade ou do abafado.
 


LRamos

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
28
Local
Seixal
Não existe qualquer relação entre a sismologia e os fenómenos atmosfericos isso parece-me obvio

Em relação à Lua é parece-me possivel que esta tenha alguma influência na sismologia, é mais que sabido que a Lua é a principal força que causa as marés, será a Lua capaz de influenciar o magma do manto terrestre:unsure:? Se tal acontecer é possivel que a Lua tenha alguma influência pois o manto terrestre que se encontra num estado semi-liquido e que por isso se sofrer com a influência Lunar pode causar movimentos nas placas tectónicas instabilizando-as e originando sismos:unsure:.

Não me parece assim tão ridiculo que a Lua possa influênciar os sismos agora os condições atmosfericas é no mínimo ridiculo;)

O que disse em cima é apenas uma suposição não tem nenhuma base cientifica;)
__________________



Aos interessados sobre estas relações, deixo a sugestão de consulta a título de exemplo:

Atmospheric 'tides' trigger landslides at night :
http://www.newscientist.com/article/dn18092-atmospheric-tides-trigger-landslides-at-night.html

Earth's tides :
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/176156/Earth-tide

Lava lake oscillations and the magma reservoir beneath a volcano :
http://www.springerlink.com/content/c4651451p72v11w3/


Cumprimentos,
LRamos
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A Lua exerce efectivamente uma influência sobre a Terra e vice-versa! Essa influência estende-se desde a física até aos próprios ciclos biológicos dos seres vivos. A influência da Lua apesar de "infima" não pode ser negligênciada, numa posição a força gravitica k exerce sobre nós actua "subtraindo" uma dada % do nosso peso e tal condiciona outras propriedades como a densidade da matéria e pressão (não apenas a atmosférica). Por outro lado, quando na posição contrária, exerce o efeito contrário. Pode ainda esta influência/acção ser potenciada pela posição do sol que pela sua distância, contribui de forma mais infima. A dimensão desta influência lunar é proporcional ao tamanho do sistema k consideramos, ou seja, se por ex dissermos que reduz o peso da água em 0.001% dizemos que isso é nada, mas se considerarmos a profundidade média dos oceanos em 3km, facilmente verificamos k das alterações no peso, densidade, pressão resultam marés de até, sei lá, 2-5 metros! A proporção está lá, ex: 3m de maré para 3000m de profundidade média global, o que é quase nada, mas com efeitos não negligênciaveis! :) da mesma forma, considerando o magma como um fluido interno do planeta, podemos supor que a atração/repulsao gravitica lunar exerce efeitos semelhantes, talvez mais, no que toca à pressão do manto sob a crosta que age como tampão impedindo marés do magma, mas decerto talvez, influenciando o maior/menor fluxo de lava nos vulcões, é possível.. E dessa forma, talvez induza indirectamente na dinâmica dos sismos, através de variações de pressão do manto sob a crosta, acredito que sim! Tudo é possível num dado grau de acção, não negligênciavel.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Já alguém ouviu falar de "céu cor de abelha"?
Dizem-me que o céu tem de estar dessa "cor", e homogéneo...

Também já ouvi falar, não nessa expressão em si, outras expressões do tipo "estar com ares de neve" ou simplesmente nuvens de neve. Eu sou um ceptico, mas por dar o devido valor à sabedoria popular, procuro encontrar sempre alguma explicação mais científica e menos heuristica! :) Acredito que as nuvens tipo cor de abelha, com menos gradiente de cor, mais esbatidas, esbranquiçadas, aveludadas,..., tenham uma razão de ser: a visibilidade do fenômeno de vaporizacão dos flocos de neve desde a nuvem até à superfície! Se esta vaporizacão se torna visível, podemos percepçiona-lá como uma névoa de condensado que envolve a nuvem até à terra, dando uma aparência de céu cor de abelha! É esta a minha explicação, que vale o que vale, mas talvez faça sentido.. O que acham? :)