Chuva torrencial nas Canárias - Evento "Júlia"

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Alguns videos dos efeitos do mau tempo dos últimos nas Canárias 16 e 17 Nov.2009:











[ame="http://www.youtube.com/watch?v=gEYCZP0jP-E"]YouTube- Lluvias torrenciales en las palmas 2009/11/17. video 1/6[/ame]

20091116img200911162206.jpg


fonte http://www.cazatormentas.net
 
Editado por um moderador:
impressionante o que a mesma frente pode fazer em locais tao distintos!!!

sei, que grande parte das ilhas canarias estavam alguns meses, sem grabndes quantidades de precipitaçao, o que é "normal"....
mas esta veio em demasia!!!

:surprise:

que videos!!!!:shocking:
 
Existe um promenor, de que estão se a esquecer e que o veterano abordou de uma outra maneira, e que é: não tinha chovido antes, e os solos estavam secos duros como cimento, o que vai originar é que quando chove torrencialmente eles não consigam absorver agua, e que depois vai dar neste resultado.
 
No mínimo assustador. Tanto tempo sem chover, e depois quando chove é o que se vê. Eu quero chuva mas com esta brutalidade não.:disgust:
 
pois nao são conhecidas pelo chuva, no entanto na foto enviada pelo ROG, nota-se que o homem tambem faz das suas.....

os carros estavam estacionados , no BARRANCO de SAN Felipe o que traduz na falta de responsabilidade do mesmo.

sei que esse barranco, ja nao corria agua desde a decada de 60:shocking:

e com as construçoes desenfreadas quase em cima da linhas de agua, aqui estao as consequencias.

:confused::(
 
Como é óbvio qualquer um de nós adoraria visualizar um fenómeno destes "in loco"...agora nenhum de nós quer assistir a tragédias humanas (e animais), mesmo perdas de bens, como ali aconteceu.

Os desejos que muitas vezes manifestamos não são mórbidos como alguns pensarão. Gostar de fenómenos extremos, violentos, não é o mesmo que desejar a mal alheio ou regozijar-se com ele. É apenas querer participar nele, da mesma forma que a curiosidade nos traz aqui todos os dias.

As canárias são de há muito conhecidas pelos extremos climatológicos, principalmente nas ilhas de maior relevo. O outono é a estação privilegiada para assistir a estes.

A ilha da Gran Canária, na sua metade sul é praticamente desértica ou semi-desértica; as dunas de Maspalomas são dunas naturais próprias de zonas áridas ou semi-áridas e mesmo ali encostado a elas há um canal, um leito de rio que habitualmente está seco. Normalmente só tem água a passar no outono. Mas quando passa é normalmente com caudais repentinos e torrenciais, pelo que a sua ocupação é interdita. As águas que vem das montanhas ganham grandes velocidades e é isso que muitas vezes leva às tragédias - a população muitas vezes acostuma-se a ver na maior parte do tempo os leitos dos rios secos e depois quando as chuvas são fortes são apanhadas desprevenidas...