A Temporada começa a 1 de Novembro de 2016 e termina a 30 de Abril de 2017. Portais úteis: - Imagens de Satélite: http://ds.data.jma.go.jp/mscweb/data/himawari/index.html http://satview.bom.gov.au/ http://www.ssd.noaa.gov/PS/TROP/floaters.html - Instituto de Meteorologia Australiano: http://www.bom.gov.au/?ref=logo - Instituto de Meteorologia de Fiji http://www.met.gov.fj/index.php - MeteoFrance da Nova Caledónia: http://www.meteo.nc/ --- Quer o IM australiano quer o IM de Fiji ainda não publicaram a previsão da atividade ciclónica nas ilhas do Pacífico Sul. Isto deverá ocorrer nos próximos dias. O nome da tempestade dependerá da zona onde o ciclone surgir. A lista compreensiva está aqui. A temporada passada foi marcada pelo ciclone Winston, o mais forte de sempre no Pacífico Sul. Matou 44 e deixou um rasto de destruição (aqui e aqui). O acompanhamento (irregular) da tempestade pode ser revisitado aqui.
Nos últimos dias a ilha de Fiji tem sido afetada por uma depressão tropical com um movimento muito lento. No início os modelos sugeriam uma intensificação para a categoria 1. Atualmente, a probabilidade de intensificação é baixa: Têm ocorrido chuvas intensas e trovoadas. O primeiro ciclone da temporada poderá aparecer perto da Austrália. Não há ainda consenso no trajeto. BOM - 19:03h UTC JTWC - 21h UTC A ainda depressão é muito pequena e passará por terras com baixa densidade populacional.
A depressão tropical afasta-se lentamente de Fiji. Há pessoas que consideram estas cheias as piores dos últimos 15 anos. --- Persistem as diferenças entre o BOM e o JTWC no que concerne à depressão tropical no noroeste da Austrália. Em relação ao futuro ciclone Yvette...
Seguimento aqui https://twitter.com/hashtag/CycloneYvette?src=hash e/ou aqui https://twitter.com/hashtag/Yvette?src=hash (não sei qual será o hashtag dominante). Agora é altura da monção na costa norte da Austrália. Muita chuva tem caído: O ciclone Yvette está inserido numa região depressionária maior. O núcleo depressionário associado (a oeste/sudoeste) neste momento está a afetar o noroeste da Austrália (onde não há muitas estações meterológicas nem radares) e deverá causar nos próximos dias acumulados bastante significativos:
O JTWC já teve um aviso para a formação de um ciclone tropical mas o mesmo já foi retirado. Variações bruscas na previsão não é algo propriamente novo nesta região do mundo. Por sua vez, os australianos continuam a modelar um desenvolvimento agressivo: Pelas previsões iniciais há muito que o ciclone se tinha formado:
Ciclone com pouca esperança de vida. Não aparece no JTWC porque os australianos têm uma escala com limites muito mais baixos: Para além do vento, cujas rajadas podem chegar aos 100/110 km/h, há ainda a chuva que pode chegar aos 200 mms em 24 horas.
Na costa norte da Austrália assiste-se a época das chuvas. Uma estação meteorológica próxima da tempestade já registou mais de 260 milímetros em 2 dias. Noutra o acumulado em 48 horas excede os 370 milímetros.