Está prevista uma intensificação rápida do ciclone Gita. Os trajetos dos ciclones nesta região são de difícil previsão. Niue e Tonga poderão ser afetados diretamente. Fiji ficará na expectativa.
Amanhã a principal ilha do arquipélago de Tonga deverá ser atingida diretamente pela Gita. Estima-se um vento a rondar os 100 nós (cat. 3; nomenclatura SS).
Chegou mais intenso do que se esperava. Antes de chegar às ilhas o olho perdeu alguma consistência devido ao cisalhamento. Às 9h UTC o JTWC estimou um olho com um diâmetro de 28 kms.
Ciclone Gita a passar a sul de Fiji. Não está previsto que venha a afetar diretamente mais zonas habitadas.
O JTWC prevê que o ciclone Marcus atinja 140 nós (cat. 5; escala SS) na madrugada do dia 21. Imagens a cores aqui http://satview.bom.gov.au/ O olho está atualmente encoberto mas a referida agência há pouco estimava um olho com 10 milhas náuticas de extensão (+-18.5 kms). Às 21:55z havia convecção muito intensa na parede do olho.