Ciência e ensino em Portugal

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
É de facto um tema interessante.
A ciência deve-se focar no conhecimento e na busca, um processo de aquisição de sabedoria e competência de uma forma ativa.
Não basta ensinar, não basta ler, é preciso praticar, descobrir.
O gosto pela ciência não só deve ser adquirido mas também cultivado continuamente.
Os locais\espaços de debate, escolas, praça pública, cafés, etc., as revistas, publicações, livros, escolas, tudo deve ser uma porta aberta para a mente, para a discussão de ideias.

O mal é transversal à sociedade.

Alguém em tempos saiu-se com esta (cerca dos 30 anos de idade): "Não sei como é que gostas de meteorologia! Tão pouca gente a ligar a isso. Podias gostar de algo com mais gente a participar...No "X-box live" somos milhões em todo o mundo a inter-agir, isso é que é um gosto decente; e aí sois quantos mil?"

Isto pode ajudar a explicar um pouco o que sucede; cursos e mais cursos superiores, canudos e mais canudos...e depois é confrangedor assistir a certos comentários.
Esta é a tal cultura que temos de abandonar. O mais importante não é termos muitos licenciados, mestrados, doutorados e afins, mas termos as pessoas certas nos lugares certos e naquilo que realmente gostam.
E o ensino deve mudar: para perceber matemática mais importante do que saber que ao somar 1+1=2, é preciso saber para que serve e servirá a matemática durante toda a vida. Para perceber a ciência é preciso explicar devidamente (até aos governantes) que ela é a base da nossa coexistência com o mundo; se queremos conhecer o mundo e progredir temos de saber conviver com a ciência nas nossas vidas.

P.S.: são muitas palavras. Sempre senti necessidade de olhar à minha volta e perceber o que me rodeia. Sempre me interroguei e se achasse pertinente procurava a resposta. Mesmo que não a encontrasse sabia que não era o único com essas dúvidas. Mas de facto por vezes neste país sinto um bocado de solidão quando tenho estes pensamentos...:(

Faço minhas as tuas palavras, até mesmo dentro do meu curso (Geografia) há gente que está cá só por estar e para se ter uma licenciatura so porque é bonito.... Ter uma licenciatura não é bonito se não for funcional, e falas-te muito bem quando disseste que o importante é ter as pessoas certas nos sítios certos!! Pois é essa a lógica, pois não te vai adiantar trabalhar em algo que não gostas, não é motivante a ninguém logo não vai ser produtivo!!
O que me custa muito sinceramente é quando se vê esse espírito nas pessoas, é realmente de nos sentirmos sozinhos e pensarmos se somos nós ou elas que não estão no sitio certo, e realmente chego a conclusão que eu estou no sitio certo, pois faço aquilo que gosto e vejo que isso é motivante e espero que um dia próximo seja produtivo, se é que já não é...

Tal como isso que falas-te da "Meteorologia vs X-Box Live" vejo o mesmo exactamente comigo, este verão ao trabalhar num quiosque de praia no Algarve fui confrontado por uma cliente que me perguntou o que fazia eu para alem daquilo, ao qual eu respondi que estava a estudar para ser Geógrafo, a senhora muito admira disse de imediato que eu só tinha como opção e que a Geografia só era dar aulas... Daqui denota-se uma grande falta de cultura, a Geografia não é só ser professor e dar aulas, não é só saber as capitais como a senhora me disse, pois isso para mim é cultura geral, geográfica claro, mas cultura geral!!!!

Penso que neste fórum todos saibam minimamente que a Geografia está em todo a lado e não é só isto, é das ciências mais vastas, atravessando diagonalmente todas as outras...

Depois de eu explicar o que fazia a senhora chegou ao ponto de me pedir desculpa pelo seu pouco conhecimento...

São estas situações que me deixam triste, para não falar de tantas mas tantas mais, de tantas e tantas áreas...

Tenho dito....