Clima da vossa Terra

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Pois bem aqui fica o meu contributo; Desde já peço desculpa ao Rogério (de Rog :huh: acho eu hehehe) pela demora. Esta foi uma excelente ideia. ;)

No Mapa Alto Alentejo, distrito de Portalegre. A 12 Km da fronteira do Caia com Espanha.
Altitude entre os 200 e os 310 metros
Mar e Serra A 200 Km do mar e 54 Km da serra (S. de São Mamede 1025 metros)
Verão com temperaturas médias de 24 a 27ºC, com muito pouca chuva, é nesta estação em que pelo menos 3 meses são secos.
Inverno Invernos com temperaturas médias que variam entre os 7 e os 12ºC, sendo que nos dois últimos anos, 2005 e 2006, o Janeiro foi um pouco mais frio, com Tmed: 6,24ºC e 6,85ºC. É nesta estação que se concentram as chuvas, sendo que o mês de Outubro, na estação do Outono, é tradicionalmente muito chuvoso com precipitações acumuladas superiores a 120 mm.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante A onda de calor de 2003, com um record de 17 dias seguidos em que a temp. máxima superou os 40ºC, de 29/07 a 14/08 :hehe:. E o episódio de neve a 29/01/2006 onde quase não nevou em Elvas e aqui a apenas 15 Km nevava copiosamente :sad:.
Humidade Durante o Inverno uma média aproximada de 80%, nos meses de Verão não ultrapassa em média os 45%.
outros dados Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no Verão e um Outono e Inverno pluviosos, mas, como é evidente, não tão pluviosos como em certas regiões do nosso país, de superior altitude ou mais próximas da influência Oceânica. O grau de continentalidade é portanto, nesta região, um factor dominante, incidindo não só sob o regime pluviométrico, como também sob a variação térmica.
Deste modo, os Verões apresentam temperaturas bastante elevadas e em contrapartida, os Invernos são frios e com frequentes geadas, o que determina uma amplitude de variação térmica anual de cerca de 20º C.
Tem uma insolação média anual entre 3.000 e 3.100 horas e cuja radiação solar média anual regista os valores de 1851 a 1909 Kw/h/m2. QUOTE]

Aqui deixo 4 gráficos Termo-Pluviométricos dos últimos anos (incluindo o inacabado 2006)

2003bg3.jpg


2004jl1.jpg


2005zg5.jpg


2006qf4.jpg
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Bem outubro tem sido um excelente mês nos ultimos nos anos em Elvas bem tipico de outono, espero que o que aí vem seja parecido ou melhor ainda :thumbsup:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Pois bem aqui fica o meu contributo; Desde já peço desculpa ao Rogério (de Rog :huh: acho eu hehehe) pela demora. Esta foi uma excelente ideia. ;)

No Mapa Alto Alentejo, distrito de Portalegre. A 12 Km da fronteira do Caia com Espanha.
Altitude entre os 200 e os 310 metros
Mar e Serra A 200 Km do mar e 54 Km da serra (S. de São Mamede 1025 metros)
Verão com temperaturas médias de 24 a 27ºC, com muito pouca chuva, é nesta estação em que pelo menos 3 meses são secos.
Inverno Invernos com temperaturas médias que variam entre os 7 e os 12ºC, sendo que nos dois últimos anos, 2005 e 2006, o Janeiro foi um pouco mais frio, com Tmed: 6,24ºC e 6,85ºC. É nesta estação que se concentram as chuvas, sendo que o mês de Outubro, na estação do Outono, é tradicionalmente muito chuvoso com precipitações acumuladas superiores a 120 mm.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante A onda de calor de 2003, com um record de 17 dias seguidos em que a temp. máxima superou os 40ºC, de 29/07 a 14/08 :hehe:. E o episódio de neve a 29/01/2006 onde quase não nevou em Elvas e aqui a apenas 15 Km nevava copiosamente :sad:.
Humidade Durante o Inverno uma média aproximada de 80%, nos meses de Verão não ultrapassa em média os 45%.
outros dados Possui um clima marcadamente mediterrânico, caracterizado por uma estação seca bem acentuada no Verão e um Outono e Inverno pluviosos, mas, como é evidente, não tão pluviosos como em certas regiões do nosso país, de superior altitude ou mais próximas da influência Oceânica. O grau de continentalidade é portanto, nesta região, um factor dominante, incidindo não só sob o regime pluviométrico, como também sob a variação térmica.
Deste modo, os Verões apresentam temperaturas bastante elevadas e em contrapartida, os Invernos são frios e com frequentes geadas, o que determina uma amplitude de variação térmica anual de cerca de 20º C.
Tem uma insolação média anual entre 3.000 e 3.100 horas e cuja radiação solar média anual regista os valores de 1851 a 1909 Kw/h/m2. QUOTE]

Desde já agradeço o contributo. E sim, Rog é de Rogério:D .
Tirando os extremos de 40º e as nevadas e geadas, a temperatura média é muito idêntica à que eu registo por cá na Mad. tanto nas temperaturas de verão como de inverno, a precipitação por cá, é mais abundante. Achei bastante curioso essa diferença abismal na percipitação de Set. para Out. . Outubro por aí não dá descanço, é sempre a chover:rain:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas Rogério,
Como já descrito pelo Tozequio, as condições climáticas são semelhante, gostando apenas de carescentar que o extremo de frio foi em Fev de 1984 com doi dias de Neve:)
Saliento o facto de que a humidade média é acima dos 55%´.

Deixo aqui um os gráficos dos últimos 5 anos em termos de média temp. máximas e mínima, média precipitação/d e tendo em conta a média 61-90.
2001 na Estalção da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia 80m altura, compilados por mim num estudo recente:)
Reparem na tendência da precipitação, i.e. deixou de ser frequente nuns meses para passarem a ser noutros, sendo que Abril deixou de ser o que era, além da evolução da temperatura;) :rolleyes:


2002


2003


2004


2005


2001-2005
 

albertoisla

Cirrus
Registo
28 Set 2006
Mensagens
80
Local
San Fernando (7kms Cádiz capital)
No MapaSudoeste de Espanha
Altitude 28 metros
Mar e Serra Mar-1kms Serra 80kms (Serra de Cádiz) Altitude máxima de 1646m.
Verãocom temperaturas Máximas de 29-32º e das Mínimas de 19-21º com muito pouca chuva
Invernocom temperaturas máximas de 15-16º e das minimas de 6-8º É nesta estação que se concentram as chuvas, na estação do Outono, muito chuvoso com precipitações acumuladas superiores a 300 mm.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessanteepisódio de neve a 28/01/2006, por ejemplo
HumidadeDurante o Inverno uma média aproximada de 85%, nos meses de Verão não ultrapassa em média os 60%.
outros dadosPrecipitação: +- 600mm anuais
 
Registo
27 Set 2006
Mensagens
11
Local
Curitiba, estado do Paraná, Brasil
No Mapa: lugar nenhum, já que vivo no Brasil (e sou brasileiro), em Curitiba, no estado do Paraná (sul do Brasil) a uma latitude de 25,30 S (dois graus abaixo do trópico de capricórneo.
Clima: subtropical. Após o ano de 2001, me parece estar adquirindo características de transição entre o subtropical e o tropical de altitude, por causa do aquecimento.
Altitude 934 metros
Mar e Serra: serra a cerca de 40km; mar a cerca de 90km em linha reta
Verão com temperaturas médias de 20,5ºC antes de 1990, e de 21,5º C após 1990 - o recorde 35,4ºC (novembro de 1995); 34,8º C (janeiro de 2006): os meses de verão são os mais chuvosos do ano, com uma média de 190mm em janeiro.
Invernos com temperaturas médias mensais aproximadas de 12,5C em junho e julho (hemisfério sul) antes de 1990, e de 13,5C após 1990.
Mínimas de -6,3ºC em 1920; -5,2º C em 1955, 1970; -5,1ºC em 1975.
Nos últimos anos as mínimas absolutas foram:
-3,5º C (2000); 1,4º C (2001), 0,3ºC (2002), 0,4ºC (2003), -0,6ºC (2004), 2,9ºC (2005), 1,2º C (2006)
Os meses de inverno são os mais secos, com uma média de 90mm em julho e agosto.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: temperaturas médias anuais em torno de 17,9º C entre 2001 e 2006, quando o padrão histórico anterior a 1990, apontava para 16,5º C, tendo registrado uma média de 17,25º C na década de 90
Humidade Na maior parte do ano está acima de 70%.
Sobre a neve: significativa acumulação em 1928 e 1975. Quedas em 1942, 1955. Pequenas quedas sem acumulação em 1979 e 1987. A ocorrência de neve é raríssima em Curitiba e com o aquecimento dos últimos anos, é possível que nunca mais ocorra.
As geadas, entretanto, ocorrem todos os anos, nos meses de inverno, e, às vezes, no outono.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
No Mapa: lugar nenhum, já que vivo no Brasil (e sou brasileiro), em Curitiba, no estado do Paraná (sul do Brasil) a uma latitude de 25,30 S (dois graus abaixo do trópico de capricórneo.
Clima: subtropical. Após o ano de 2001, me parece estar adquirindo características de transição entre o subtropical e o tropical de altitude, por causa do aquecimento.
Altitude 934 metros
Mar e Serra: serra a cerca de 40km; mar a cerca de 90km em linha reta
Verão com temperaturas médias de 20,5ºC antes de 1990, e de 21,5º C após 1990 - o recorde 35,4ºC (novembro de 1995); 34,8º C (janeiro de 2006): os meses de verão são os mais chuvosos do ano, com uma média de 190mm em janeiro.
Invernos com temperaturas médias mensais aproximadas de 12,5C em junho e julho (hemisfério sul) antes de 1990, e de 13,5C após 1990.
Mínimas de -6,3ºC em 1920; -5,2º C em 1955, 1970; -5,1ºC em 1975.
Nos últimos anos as mínimas absolutas foram:
-3,5º C (2000); 1,4º C (2001), 0,3ºC (2002), 0,4ºC (2003), -0,6ºC (2004), 2,9ºC (2005), 1,2º C (2006)
Os meses de inverno são os mais secos, com uma média de 90mm em julho e agosto.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: temperaturas médias anuais em torno de 17,9º C entre 2001 e 2006, quando o padrão histórico anterior a 1990, apontava para 16,5º C, tendo registrado uma média de 17,25º C na década de 90
Humidade Na maior parte do ano está acima de 70%.
Sobre a neve: significativa acumulação em 1928 e 1975. Quedas em 1942, 1955. Pequenas quedas sem acumulação em 1979 e 1987. A ocorrência de neve é raríssima em Curitiba e com o aquecimento dos últimos anos, é possível que nunca mais ocorra.
As geadas, entretanto, ocorrem todos os anos, nos meses de inverno, e, às vezes, no outono.

Bem-vindo Michel do Lago! No mapa o Brasil também existe;) . é um clima temperado esse aí.
 
Registo
27 Set 2006
Mensagens
11
Local
Curitiba, estado do Paraná, Brasil
Bem-vindo Michel do Lago! No mapa o Brasil também existe;) . é um clima temperado esse aí.

Obrigado!
Infelizmente, eu já não reconheço mais o clima da minha região, de tão alterado que está! As estiagens no Brasil estão cada vez mais freqüentes. No extremo sul do país, houve estivais fortíssimos em dois verões consecutivos. Em minha cidade, ficamos com chuvas abaixo da média por dez meses seguidos, e no interior do meu estado, os agricultores sofreram com uma seca que perdurou desde o verão passado, continuando por todo o outono e inverno, e só acabando agora na primavera.
No começo deste ano tivemos uma seca muito severa na Amazônia, região de clima equatorial, e, normalmente muito chuvosa, sem estação seca.
As previsões atinentes ao aquecimento global é que, em 2100, 30% da Terra será deserto. Isto será um desastre para o Brasil, e, nós já estamos sentindo na pele os efeitos do aquecimento global e da destruição da Amazônia!
Acho que daqui a trinta anos, a minha cidade, que era subtropical (quase temperada) e úmida, vai ter um clima tropical e seco!
Na minha infância, tínhamos invernos frios e verões agradáveis. Hoje, já temos invernos amenos e verões escaldantes!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Obrigado!
Infelizmente, eu já não reconheço mais o clima da minha região, de tão alterado que está! As estiagens no Brasil estão cada vez mais freqüentes. No extremo sul do país, houve estivais fortíssimos em dois verões consecutivos. Em minha cidade, ficamos com chuvas abaixo da média por dez meses seguidos, e no interior do meu estado, os agricultores sofreram com uma seca que perdurou desde o verão passado, continuando por todo o outono e inverno, e só acabando agora na primavera.
No começo deste ano tivemos uma seca muito severa na Amazônia, região de clima equatorial, e, normalmente muito chuvosa, sem estação seca.
As previsões atinentes ao aquecimento global é que, em 2100, 30% da Terra será deserto. Isto será um desastre para o Brasil, e, nós já estamos sentindo na pele os efeitos do aquecimento global e da destruição da Amazônia!
Acho que daqui a trinta anos, a minha cidade, que era subtropical (quase temperada) e úmida, vai ter um clima tropical e seco!
Na minha infância, tínhamos invernos frios e verões agradáveis. Hoje, já temos invernos amenos e verões escaldantes!


O caso da Amazónia é crítico e não se sabe se o desmatamento que por lá está a ocorrer não terá um peso decisivo nessa mudança de clima. Li hoje na Folha de São Paulo que cerca de 37,3% da área reservada da Amazónia está a ser desmatada o que é muito preocupante.:(
 
Registo
27 Set 2006
Mensagens
11
Local
Curitiba, estado do Paraná, Brasil
Veja, o mês de outubro é um mês ainda fresco por aqui. Normalmente a média para o mês seria de 16,5º C, mas neste ano de 2006, estamos com clima típico de verão, embora ainda seja início de primavera. E esta tendência ao aquecimento tem ficado cada vez mais forte e evidente a medida em que os anos passam!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
há alguns meses lancei este desafio, que o recupero para os que não tiveram oportunidade de o ler, falar um pouco sobre o clima da vossa terra:
Será uma forma interessante de conhecer melhor a vossa realidade climática e compreender alguns dados que por vezes surgem no "seguimento".
Recupero os meus dados como exemplo:

No Mapa Norte da Madeira
Altitude 538 metros
Mar e Serra A menos de 10 Km tanto do mar como da serra (Pico Ruivo 1862 metros)
Verão com temperaturas médias de 20 a 25ºC - o recorde 37,4ºC (em 2006) Em 20 a 40% dos dias de verão chove
Inverno Invernos com temperaturas médias que variam entre os 10 e os 14ºC recorde 7,1ºC (2005) talvez em mais de 50% dos dias chove
Últimos 5 anos situação extrema ou interessante Talvez a passagem perto do furacão Vince e tempestade tropical Delta
Humidade Na maior parte do ano está acima de 70%.
outros dados Não há registo de ter caido neve por cá apenas granizo (neve só no Pico Ruivo e Areeiro.) Com alguns casos esporádicos de tempestade, as trovoadas por aqui não são tão comuns como em portugal Continental..
 

xicovsky

Cirrus
Registo
11 Mar 2007
Mensagens
40
Local
Viseu
No mapa: Viseu
Altitude: 518 metros
Verão:A média é entre 19ºC a 24ºC, os dias são bastante quentes, record da máxima foi de 38.6, a 8 de Agosto de 2003.
Inverno:A média do Inverno é entre 4ºC e 8ºC, com minimas abaixo do zero durante 25-30 dias. Record da minima foi de -7ºC em 1 de Março de 2005.
Tem uma precipitação anual de mais de 1300 mm.
A neve é muito rara. às vezes ocorre um fenómeno, no Inverno, o Sincelo, que nao deixa as temperauras máximas subirem além dos 3ºC,4ºC.


Extremos em 2007:

Máxima: 26ºC :hehe:
Mínima: -4,2ºC :cold:
 

Hailana

Cirrus
Registo
5 Fev 2008
Mensagens
3
Local
Porto
Olá a todos.
Acabei de me registar e desde já os meus parabéns por tão bela e interessante iniciativa. De facto não conhecia e tenho muito prazer em fazer parte desta comunidade.

Queria pedir, se fosse possível, se alguém me poderia informar onde posso encontrar uma descrição detalhada das características climáticas e geográficas de Elvas. Tenho encontrado, em diversos sites e publicações, mas sempre breves referências.

Muito obrigada!

Eu sou do Porto e já vi que vão colocar informação relativamente à "minha "cidade. No entanto, para também poder dar o meu contributo, posteriormente colocarei informações relativamente à cidade de nápoles, em Itália, que é onde me encontro desde Setembro.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas:
Poderia falar de Lisboa (Terra Natal) ou Coimbra (Actual morada). Mas entendi que embora tenha poucos dados disponíveis seria mais interessante dar a conhecer a terra onde nasceram os meus pais e onde passei muito da minha juventude, não só por ser uma terra que me diz muito, mas também por ser certamente menos conhecida pelos membros do Fórum. Assim ficam os dados possíveis da aldeia de CABEÇUDO, freguesia pertencente ao concelho da Sertã (Distrito de Castelo Branco)

Dados Gerais Área 9,95 km², 1037 habitantes (2006). Densidade: 100,4 hab/km². (Dados: Wikipédia)

No Mapa Centro de Portugal (cerca de 15 km a norte do centro Geodésico)
Altitude 375 metros
Mar e Serra A cerca de 75km em linha recta do oceano atlântico. A serra mais próxima dista pouco mais de 15 km a nordeste e é a de Alvéolos (1084 metros).
Clima Não possuo registos que o permitam caracterizar. No entanto o perfil climatérico encontra-se provavelmente entre Santarém e Castelo Branco, sedes de Distrito relativamente equidistantes. A área onde se insere (vale entre montanhas com floresta relativamente densa), não costuma ser propícia a temperaturas extremas.
Últimos 5 anos situação extrema ou interessanteQueda de precipitação intensa do dia 24 de Novembro de 2006 (situação acompanhada pelo MeteoPT). Soube através da família que choveu intensamente durante várias horas. A 6 km na Vila da Sertã a ribeira transbordou inundando toda a zona ribeirinha e algumas casas, ficando algumas familias desalojadas.

outras situações Queda de neve rara. Em alguns invernos tenho a memória de alguma água neve esporádica. O último nevão ocorreu no início da década de 80 (peço desculpa por não saber precisar o ano).

Curiosidade Todo o concelho da Sertã foi nos últimos anos assolado por inúmeros incêndios. A Freguesia do Cabeçudo escapou a essa tragédia, permancendo a única mancha verde intacta das redondezas (afirmam alguns que se trata de um milagre).