Clima da vossa Terra

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá a todos.
Acabei de me registar e desde já os meus parabéns por tão bela e interessante iniciativa. De facto não conhecia e tenho muito prazer em fazer parte desta comunidade.

Queria pedir, se fosse possível, se alguém me poderia informar onde posso encontrar uma descrição detalhada das características climáticas e geográficas de Elvas. Tenho encontrado, em diversos sites e publicações, mas sempre breves referências.

Muito obrigada!

Eu sou do Porto e já vi que vão colocar informação relativamente à "minha "cidade. No entanto, para também poder dar o meu contributo, posteriormente colocarei informações relativamente à cidade de nápoles, em Itália, que é onde me encontro desde Setembro.

Oi Hailana! Em primeiro lugar boas vindas!

Aproveitando a boleia deixo também a pergunta geral, de como encontrar a melhor informação climática, ou perfil do clima de determinada região, cidade ou localidade. Tenho por mim a ideia de que tal não é assim muito fácil! :(

Venham de lá esses dados de Nápoles! ;):D
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Chegou a vez de falar da minha cidade Olhão.

Diz-se que Olhão, terá derivado da palavra árabe, «AL-HAIN», que significa fonte nascente, e que sofrendo as modificações fonéticas e fonológicas, naturalmente terão levado ao aparecimento do termo «ALHAM», depois «OLHAM» e finalmente OLHÃO. Na versão popular e segundo velhos testemunhos, Olhão é o aumentativo do substantivo comum "olho", com origem num grande "Olho de Água" (fonte, nascente ou poço de grande caudal), já que na zona existiam abundantes olhos de água, o que originou a construção das primeiras "palhotas", feitas em cana e colmo.

Dados gerais: Área: 126,82 km² ; População: 42272 (2006); Dens. popul.: 322 hab./km (Fonte: Wikipedia)

No Mapa: 8 kms a este da Capital do Algarve (Faro)

Altitude: 8 metros

Mar e Serra: Banhada pela Ria Formosa e com uma serra a cerca de 12 kms (Serra de Monte Figo ou Cerro de São Miguel" 402 metros de altitude")

Clima: Com Verões secos e quentes, e Invernos suaves, com uma temperatura média anual de 18ºC, precipitação 500 mm a 600 mm principalmente ocorre no Outono e Inverno.

Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: As cheias ou inundações em Novembro de 2006 e o dia 25 de Agosto de 2007 que foi o mais chuvoso de sempre, e a passagem ao largo do Algarve o furacão Vince.

outras situações : Queda de neve a 2 de Fevereiro de 1954, as cheias de 13 de Outubro de 1989.
 

Hailana

Cirrus
Registo
5 Fev 2008
Mensagens
3
Local
Porto
Oi Hailana! Em primeiro lugar boas vindas!

Aproveitando a boleia deixo também a pergunta geral, de como encontrar a melhor informação climática, ou perfil do clima de determinada região, cidade ou localidade. Tenho por mim a ideia de que tal não é assim muito fácil! :(

Venham de lá esses dados de Nápoles! ;):D


Muito obrigada, Vitamos!:)

De facto eu AGRADECIA IMENSO, se alguém me pudesse facultar essa informaçao, pois preciso desses dados com urgencia e, tal como referi anteriormente, ainda nao consegui encontrar a informaçao detalhada de que necessito.Quer em termos climaticos, quer geograficos.
Por isso, se eventualmente alguém souber onde posso encontrar, desde ja o meu profundo agradecimento.

Fica entao prometido para breve, os dados sobre Napoles!:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Muito obrigada, Vitamos!:)

De facto eu AGRADECIA IMENSO, se alguém me pudesse facultar essa informaçao, pois preciso desses dados com urgencia e, tal como referi anteriormente, ainda nao consegui encontrar a informaçao detalhada de que necessito.Quer em termos climaticos, quer geograficos.
Por isso, se eventualmente alguém souber onde posso encontrar, desde ja o meu profundo agradecimento.

Fica entao prometido para breve, os dados sobre Napoles!:)

Eu tenho a ideia de que a média de Janeiro é 9 e a média de Julho é 23 (lembro-me há uns anos de ver isso no Petit Larousse).
O clima é mediterrânico.
Mas certamente precisas de mais dados...
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Olá ;)

Aqui vão as "Normais" para Elvas , período 1931/60 , que é o único de que disponho . Já dá para teres uma ideia correcta do clima de Elvas .

A informação nas colunas é a seguinte :

Temperatura média do mês
Média das máximas
Média das mínimas
Máxima absoluta
Mínima absoluta
Precipitação média mensal
Precipitação máxima diária

elvas193160oy0.jpg


Além disto :

Dias de neve - 0
" " granizo - 1
" " trovoada - 9
" " nevoeiro - 9
" " orvalho - 23
" " geada - 29

Humidade relativa do ar :

Média anual às 09 h. - 69 % , com um máx. de 82 % em Dezembro e mín. de 55% em Julho e Agosto .

Média anual às18 h. - 55 % , com um máx. de 80 % em Dezembro e mín. de 27 % em Julho .

Insolação :

Anual - 3030,5 horas de Sol ( 67 % ) , com um máx. de 393,3 horas em Julho e mín. de 153,9 horas em Dezembro .

Nebulosidade :

Nebulosidade maior ou igual a 8 - 77 dias , com um máx. de 11 dias em Março e mín. de 0 dias em Julho .

Nebulosidade menor ou igual a 2 - 153 dias , com um máx. de 23 dias em Julho e mín. de 7 dias em Março .

Temperatura do ar :

Mínimas < 0ºC - 19
Máximas > 25,0ºC - 138
Mínimas > 20,0ºC - 8

Vento :

Dias de velocidade média > 36 Km/h - 7
" " " " > 55 Km/h - 0

Velocidade média ( Km/h ) para cada rumo :

N - 9,2
NE - 7,7
E - 7,9
SE - 6,4
S - 8,4
SW - 11,4
W - 12,5
NW - 12,1
Dias de calmaria anuais - 41,8

Evaporação :

Anual - 1800,1 mm. , com um máx. de 305,4 mm. em Agosto e mín. de 53,2 mm. em Dezembro .

Pronto , é tudo .
Espero que sirva para o que queres .
Cumprimentos ;)
 

Hailana

Cirrus
Registo
5 Fev 2008
Mensagens
3
Local
Porto
Belém,muito obrigada pela ajuda e colaboração.:thumbsup:
GranNevada, o meu IMENSO, IMENSO AGRADECIMENTO!!! É mesmo esta a informação de que necessito e com enorme urgência!Veio mesmo em tempo!
Fico muito agradecida pela disponibilidade em colocar toda essa informação.



Os meus maiores cumprimentos.


Ana
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Moita - Margem Sul (0 msnm a 30 msnm)

Embora a apenas 20 km da capital tem um clima completamente diferente.

Em situações de Baixa Pressão o comportamento é parecido a Lisboa com temperaturas e precipitação semelhantes.

Nas Altas Pressões o cenário muda completamente. Humidade muito elevada que leva à recolha de precipitação quase todas as noites nos meses de Inverno. A temperatura minima nos meses de Inverno é em média inferior em 5ºC em relação à estação de Gago Coutinho em Lisboa. No Inverno 2007/2008 já ocorreram aproximadamente 3 situações em que teve a temperatura minima no País. Temperaturas máximas também mais elevadas em média 2ºC comparando com Gago Coutinho.

No Verão o cenário também não é muito diferente. Noites mais frescas que levam a que as minimas tropicais >20ºC sejam apenas um terço das registadas em Lisboa.

Embora ainda não tenha valores de alguns anos que possam comprovar estes cenários, com o tempo lá os terei.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Moscavide -> 38,7766 N / 9,1045 W -> 22 metros de altitude


Num local onde a altitude é bastante mais baixa que na cidade de Lisboa, situa-se Moscavide. As temperaturas são, de uma forma geral, mais extremas que em Lisboa, com temperaturas mínimas quase sempre mais baixas e máximas quase sempre mais altas que as que ocorrem em Lisboa.
No Inverno, o arrefecimento é mais acentuado e, no Verão, o aquecimento é mais acentuado que em Lisboa, mesmo assim com temperaturas bem menos extremas que em grande parte da Margem Sul ocorrem.


GranNevada, será que tens as normais climatológicas de alguma localidade próxima da minha ?
Quando digo próxima, defino-o como estando num raio de 15 km da minha localização.
A minha localização é: 38,7766 N / 9,1045 W.

Obrigado ! :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É a minha vez de caracterizar o clima da minha terra!:lol:
Moro num dos milhentos cogumelos que rodeiam o norte da cidade de Lisboa. Mais propriamente no extremo nordeste da freguesia de Odivelas. 10metros a oeste começa a freguesia de Famões, e 50metros a norte começa a freguesia da Ramada.

Segundo o Google Earth, este lugar situa-se mais ou menos a 136m de altitude, e está ladeado a norte e noroeste por duas serras: a Serra de Casal de Cambra (250m de altitude) e a Serra da Amoreira (315m de altitude). A zona circundante de oeste a nordeste encontra-se completamente livre, pelo que daqui consigo ter uma óptima visão sobre a Amadora, Benfica, Monsanto, Alvalade, Aeroporto, e até mesmo nos pontos mais altos da Serra da Arrábida. Do telhado, 2 andares a cima, a vista é muito maior.


Quanto ao clima, e uma vez que só este ano comprei um pluviómetro e um termómetro, não tenho registos de comparação.:(
De qualquer maneira, e a nível de temperatura, penso que aqui a mínima seja ligeiramente inferior à de Lisboa e a máxima andará ela por ela. No Inverno há alguns dias em que Lisboa se cobre de nevoeiro e aqui isso raramente se verifica, sendo que nesses dias existe uma maior diferença entre as temperaturas aqui verificadas e as registadas em Lisboa.
Por sua vez, e para contrabalançar o sistema, esta zona (Ah! Ainda não disse, mas chama-se Arroja, e vem de Arrojado, ventoso), é um lugar extremamente ventoso, daí haver ruínas de moinhos de vento mesmo aqui ao lado da minha casa. Vai daí, em Verões, como o de 2008, e devido às nortadas, a temperatura máxima acaba por não subir tanto como na capital. No entanto, em dias em que o vento sopra de Leste/Sudeste, (como aconteceu a 22 de Janeiro deste ano em que tive uma máxima de 23,4ºC), este lugar quase torra!

Para melhor caracterizar a minha terra, localizei a Arroja no Google earth e depois de forma "quase exacta" (penso eu), nuns mapas cedidos pelo IM.

Tive a fazer alguns cálculos pela tonalidade dos pixeis do mapa, e segundo este, a precipitação média anual anda à volta dos 860mm e a temperatura máxima média anual é de 20,3ºC. (Tenho de ver se arranjo os mapas com a temperatura mínima média anual, e da temperatura média anual).

De salientar ainda que Caneças, a 5km de minha casa, tem uma precipitação anual de cerca de 950mm enquanto em Lisboa é de 751mm.


Localização:



Temperatura máxima média anual:+-20,3ºC



Precipitação média anual:+-860mm




Mais tarde tentarei fazer o mesmo para a terra das minhas raízes, Várzea da Serra, Tarouca.:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Bom post andré!:thumbsup:

Eu não tenho dados sobre a região onde moro, mas posso-me guiar pelas medições feitas pela estação meteorológica localizada na Tapada de Ajuda.
Não tenho agora aqui os dados, mas lembro-me que Julho tem mínima de 18 e máxima de 30.Vou pedir ao ISA os dados.
Posso é salientar que esta região tem um microclima mais ameno que a generalidade do distrito, pois por exemplo, neve nunca a vi ( mesmo durante aquela ocorrência em 2006 em alguns pontos do país, inclusive em algumas partes de Lisboa).
Vivo perto do jardim tropical ultramarino perto dos Jerónimos e numerosas plantas tropicais crescem ao ar livre sem qualquer problema. Algumas frutificam facilmente: os maracujás banana dão fruta 2 vezes por ano, por exemplo. Papaieiras, mangueiras, sumaúmas, canas-sacarinas, abacateiros e bananeiras crescem bem nos jardins expostos a sul.
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
No Mapa: Noroeste de portugal - Viana do Castelo

Altitude: 2-40 metros (na cidade) 4metros centro historico

Mar e Serra: bem, do centro historico ao mar sao 1.71km, do mesmo a serra de santa luzia são 700m, e é banhada pelo Rio Lima

Clima: No inverno a tº média é de 7ºC e no verão de 22 ºC 25ºC.
Há em média 7 dias ao ano com tºmin abaixo do 0º e 5 dias em que a tºmin é maior que 20º. 25 dias por ano a tº máxima supera os 30ºC
precipitação 1500 mm aprox principalmente ocorre no Outono e Inverno.

Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: Não me ocorre nada:hehe:
outras situações : houve neve para aí há 35 anos, mas essa eu so vi em fotos:p


NORMAL CLIMATOLÓGICA: http://geonetwork3.fao.org/aglw/climate6.php?xcoord=-8.833333%C2%B0&ycoord=41.7%C2%B0&dddms=dd Período 1961-1990
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No Mapa: Noroeste de portugal - Viana do Castelo

Altitude: 2-40 metros (na cidade) 4metros centro historico

Mar e Serra: bem, do centro historico ao mar sao 1.71km, do mesmo a serra de santa luzia são 700m, e é banhada pelo Rio Lima

Clima: No inverno a tº média é de 7ºC e no verão de 25ºC.
Há em média 7 dias ao ano com tºmin abaixo do 0º e 5 dias em que a tºmin é maior que 20º. 25 dias por ano a tº máxima supera os 30ºC
precipitação 1500 mm aprox principalmente ocorre no Outono e Inverno.

Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: Não me ocorre nada:hehe:
outras situações : houve neve para aí há 35 anos, mas essa eu so vi em fotos:p


NORMAL CLIMATOLÓGICA: http://geonetwork3.fao.org/aglw/climate6.php?xcoord=-8.833333%C2%B0&ycoord=41.7%C2%B0&dddms=dd Período 1961-1990

Essa média de verão é em relação à média das máximas? Talvez seja um pouco mais, não tenho a certeza.Penso que talvez seja um pouco superior. Já a média deverá andar em torno dos 20,21,certo?
Tendo em conta sua localização serra e mar, a sua vegetação luxuriante, vives numa região espectacular!
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Essa média de verão é em relação à média das máximas? Talvez seja um pouco mais, não tenho a certeza.Penso que talvez seja um pouco superior. Já a média deverá andar em torno dos 20,21,certo?
Tendo em conta sua localização serra e mar, a sua vegetação luxuriante, vives numa região espectacular!

talvez nao seja tao alto, guiei-me pelos mapas do im (são 22-22.5º) um erro das cores (e meu:hehe:) vegetação (só eucaliptos e queimados em 2005/2006), agora em recuperação.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
talvez nao seja tao alto, guiei-me pelos mapas do im (são 22-22.5º) um erro das cores (e meu:hehe:) vegetação (só eucaliptos e queimados em 2005/2006), agora em recuperação.

Esses 22-22.5 são média ou média das máximas?
Eu referia-me à vegetação em geral: jardins, serras, etc...
Mas os eucaliptos e os incêndios realmente são uma pena...:(