Estou interessado nestes dois vales, há dados de temperatura aí? Que temperaturas podem atingir? Horta da Vilariça Vale perto de Castelo Branco
A que vale se refere? Relativamente a Castelo Branco, a cidade situa-se entre 3 vales/depressões, nomeadamente: - Rio Ponsul (8 km a este), com desnível de 250m em relação ao plano da cidade; - Rio Ocreza (8 km a oeste), com desnível de 200m em relação ao plano da cidade; - Rio Tejo (20 km a sul), com desnível de 300m em relação ao plano da cidade; De todas as EMAS e RUEMAS do Instituto de Meteorologia, não encontro nenhuma que se localize "in situ" nesses vales. As mais próximas são estações automáticas (Ministério da Agricultura) seguintes: - Ródão (Perais, V.V.Ródão) situada entre o rio Ponsul e o rio Tejo - Chão do Galego (Montes da Senhora, Proença-a-Nova) próxima do rio Ocreza Listagem de estações automáticas do distrito em: http://www.drapc.min-agricultura.pt/drapc/estacao_avisos_castelo_branco.htm
Obrigado. A minha curiosidade é porque acho que esse vales tao fechados e interiores podem ter temperaturas muito elevadas, das mais elevadas da peninsula ibérica.
Eu conheço quem faça trabalho de campo no Vale do Sabor e no Vale do Côa. Lá também fazem medições de temperatura. Tendo em conta o tipo de valores, que por vezes me é apresentado ( bastante elevados), não acho que seja o momento nem o sítio adequado, para revelar valores. A altura certa, eventualmente, poderá surgir. Mas pelo menos, deve parecer óbvio, que 40ºc, nestas zonas específicas é muito mais frequente, do que muita gente imagina. Mesmo neste forum, onde supostamente, as pessoas conhecem melhor a meteorologia. Relativamente ao Vale do Tejo, Vale do Douro ( visão mais abrangente) e Vale do Guadiana, acho que as zonas mais quentes, já estão mais ou menos identificadas neste tópico: «Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ? » Em dias como o de hoje, seria interessante, ver algum corajoso, fazer medições nestas zonas. Eu vou tentar para o ano que vem, ainda que viva longe.
São regiões bastante quentes. Poderão não apresentar valores extremos tão elevados como outros locais do país, mas o calor deve ser mais constante. É possível que tenham valores médios da máxima bem elevados.